Quero deixar registrado aqui, neste influente Tijolaço, cuja visitação diária já bate em centenas de milhares de pageviews, minha solidariedade para com o blogueiro Eduardo Guimarães, que afirma ter sofrido uma ameaça de morte neste domingo.
Naturalmente, sempre preferimos acreditar que são manifestações de desequilíbrio emocional de indivíduos perturbados. O próprio Eduardo Guimarães explica que recebe regularmente uma quantidade imensa de ameaças; desta vez, porém, ele sentiu o baque, até porque a ameaça não veio pela internet.
Estou começando a ficar preocupado com a desenvoltura com que blogueiros vem sendo agredidos, não apenas verbalmente, e não apenas por figuras anônimas de internet, mas inclusive por gente poderosa. E preocupado igualmente pela pouca repercussão que esse tipo de violência, quando a vítima é apenas “um blogueiro”, causa na imprensa em geral e nos poderes constituídos.
Recentemente, por exemplo, o presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, o deputado Arnaldo Melo (PMDB) manifestou, na frente de vários colegas parlamentares, a intenção de matar o blogueiro Luis Pablo, que dirige um dos blogs mais acessados da região.
O deputado afirmou que pouco se importava com o resultado do episódio: “não estou nem um pouco preocupado com isso, vou matar esse sujeito”. As ameaças teriam sido originadas após o blogueiro denunciar o uso de veículos de forma irregular pela mulher do parlamentar.
Ainda no Maranhão, um blogueiro foi assassinado, Décio Sá, em circunstâncias até hoje não esclarecidas. O assassino foi preso, mas ainda não se sabe quem foi o mandante.
O Brasil viveu, não faz muito tempo, um período sombrio de truculência, apoiado e sustentado pelos grandes meios de comunicação. É bom lembrar que quem pagou o pato, quem foi torturado, morto ou exilado, foram indivíduos que divergiam da ideologia defendida pelos grandes jornais. Já os grandes jornais ganharam muito dinheiro com seu chapa-branquismo covarde. A Globo só é a Globo porque defendeu a ditadura.
Hoje, mais uma vez, temos os grandes meios de comunicação alinhados a ideologias conservadoras. E temos indivíduos que divergem dessas ideologias ameaçados por aqueles que se alinham aos meios de comunicação.
Os gorilas estão de volta, carregando os mesmos jornais embaixo do braço.
Uma ameaça de morte, por si, constitui um grave crime contra a liberdade do cidadão. Não pode ficar impune.
Com a palavra, a Polícia Federal, o Ministério Público, e o Judiciário!
View Comments (14)
Infelizmente não são apenas os blogueiros que recebem ameaças. Mutos que são contra a grande mídia e as elites brasileira são ameaçados, mesmo que veladamente. Viva os blogs "sujos", força amigos blogueiros continuem nos trazendo informações importante, que grande mídia esconde.
...Devo muito a este blog,Ele me orienta e instrue. Le-lo e remete-lo a amigoss, e´, como nos meus 79 anos, estivesse nas ruas llultando contra esta direita destruidora,
É preocupante, Fernando. E nem chegamos a 2014. Grato pela solidariedade. Abraço, Edu
Mesmo fora de pauta, o que observei nos recentes episódios de assalto seguido de morte, aonde as vítimas eram alguns bolivianos que residem em São Paulo, é o fato de boa parte dos bandidos presos que efetuaram esses crimes, coincidentemente ou não, foram encontrados mortos. Seria interessante que se fosse esclarecido esses casos.
Enquanto o FHC e sua gant (cerra, globo, veja, estadão, foia) aqui chamada de PIG - um bando de entreguistas, que tinham planos para vender o resto do Brasil, sucatearam a nossa indústria, quebraram o país duas vezes e ajoelharam pro FMI.
Tirando a limpo o TST!
O que houve com o coração de nossos médicos? Os sentimentos? Foram trocados por cartões de crédito?
Fiquei arrepiada!! São os verdadeiros profissionais humanistas!
O Prof. JOSÉ AFONSO da SILVA é o MAIOR CONSTITUCIONALISTA BRASILEIRO.
Não sou fã de Lula nem Dilma, mas essa decisão de trazer os médicos cubanos pra o brasil eu achei excelente... Ora... se os brasileiros só querem trabalhar nos grandes centros ou em cidades de porte médio, então que venham os cubanos, que trabalham em qualquer lugar...