O Brasil é, ainda que bem distorcida, uma federação de Estados.
Quebrados, falidos, pendurados no governo federal e, nos últimos tempos, endividados até a raiz dos cabelos com a União.
O que terá feito, então, os governadores de máquinas assim capengas levantarem-se em bloco – até o reacionaríssimo Ronaldo Caiado diz que rompeu com ele – contra o Presidente da República?
Sim, é óbvio que há preocupação com as medidas emergenciais frente ao novo coronavírus e pressão da sociedade para que se as adote.
Mas eles perceberam – a maioria e o resto vai “no embalo” – que Jair Bolsonaro enfraqueceu-se e, enfraquecer-se, na política, é ser dominado ou defenestrado.
Todos os governadores sabem que a União terá de entregar-lhes verbas e alguns já estão conseguindo que as que deveriam pagar, emprestadas em outros tempos, lhes serão garantidas pelo Judiciário.
Mais delas virão, diante do argumento irretorquível de hospitais em pandemônio e filas de corpos.
Alguns deles, além disso, já contam com a perspectiva de que Bolsonaro, isolado, terá de deixar o governo e seu vice, o general Mourão, não tem densidade política para governar – ainda que provisória e precariamente – sem uma composição com eles.
Já Bolsonaro, a meu ver tolamente, acha que sua atitude fará cair sobre os governadores o desgaste do desemprego em massa. Isso não acontecerá, porque emprego é um tema essencialmente federal, de política econômica, justamente a que nos mais falta.
Ou alguém acha que existe política econômica num governo que baixa uma MP suspendendo salários, revoga-se dizendo que “houve um erro de redação” e, quatro dias depois ainda não conseguiu lançar outra sem o tal “errinho”?
Os governadores se mexem porque sentem que Jair Bolsonaro apodrece na sala.
View Comments (33)
Soube agora pelo DCM que Crivella twittou sobre reabrir o comércio na sexta.
Guanabara parece o que o governador já desautorizou a reabertura do comércio.
Já postei lá..."""O crivellinha, libera os cultos...PORRA...Eu to preso dentro de casa...Não tenho a quem dar o meu dízimo..."""...
Se fez de morto com a afirmação do haitiano ("Você não é mais presidente"), se fez de desentendido e agora vê sua profecia sendo realizada ...
E leve junto todos os bandidos que reuniu nesse Planalto ...
#FORABOLSONARO #FORACONJE #FORADD #FORAHELENO #FORAMANDETTA
E como fede! Apodreceu, virou zumbi! Até quando nos atormentará?
Virasse Zumbi seria ótimo!
Brito, emprego é tema essencialmente federal, mas como voto vencido - e destituído, tudo indica - na condução da pandemia, ele joga sujo ao propor o 'liberou geral', que não ocorrerá. Assim desassocia seu nome das medidas impopulares e da anunciadíssima tragédia no emprego e na economia em geral. E mesmo que ele caia, ainda vamos ter de ouvir ele urrando: "eu avisei sobre isso daí".
Sei não, delas de eleger alguém como Bolsonaro, pode-se esperar qualquer coisa do brasileiro. Inclusive acreditar que os governadores são culpados.
Ja foram culpados no caso do icms sobre combustivel
Bolsonaro cairá. Observe que não se trata mais de briga de direita contra esquerda. Há uma Roma toda incendiando e precisando derrubar o Nero com sua harpa, antes que as coisas não possam se consertar.
Eu acho ilusório dizer q o bozo já era.
Ele tem:
1. As chaves do cofre, os estados e municípios precisam da união;
2. 20% do eleitorado q segue ele como gado. É muita coisa;
3. Muita gente quer apoiar ele, inclusive o pessoal da alta grana; só precisam de uma desculpa prá voltar pro barco;
4.. O tempo está a favor dele. As medidas q ele critica podem ter efeito. Se a pandemia refluir, ele vai dizer q era "só histeria";
5. Os problemas econômicos vão sim ficar na conta dos governadores. Vc acha q o gado raciocina?!
A luta é pesada. Não dá prá raciocinar c lógica e c base em princípios e esperar q todos sejam assim.
Fossem 20% estaria feliz. O gesso conta 35,% da população.
Acho que ninguém aqui tem essa "ilusão".
TODOS nós estamos torcendo pra ELE se FODER.
Simples.
APODRECE NA SALA! O PAVAO/ESPERTO DO BOLSODORIA JA PERCEBEU ISTO!!!!!
Hienas e abutres têm os melhores faros.
Me fez lembrar de um velho ditado ultrapassado de quando ainda era tenente o que se acha comandante: "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Hoje, manda quem tem juízo e obedece quem tem amor à vida.
Desculpe mas acho de mau gosto repetir que teremos "pilhas de corpos". Está sendo feito aquilo que pode ser feito, num paisinho atrasado e com um povo imbecil que elege um Bolsonaro. Então melhor aguardar os fatos.
A rica e orgulhosa Itália do Norte convive com a tragédia das pilhas de corpos.Não se trata de mau ou bom gosto ,é uma realidade que nos aguarda logo aí.Sobre estar sendo feito todo o que pode ser feito,discordo.Carecemos de uma estrutura sanitária como a espanhola ,e esta já não dá conta da pandemía,assim toda e qualquer medida paralela ,rígida ,ciente, e acompanhada de medidas coercitivas contra as que não as cumpram,são bem-vindas.Arrancamos tarde e sem a energía e o convencimento de que era o correto a ser feito. Ainda temos um DELINQUENTE com poder ,que joga contra.
Dentro do que pode ser feito, mesmo na margem limite do ótimo, ter pilhas de corpos é sensato, previsível. Benvindo à realidade.