Os governadores tomaram o poder de Bolsonaro

O Brasil é, ainda que bem distorcida, uma federação de Estados.

Quebrados, falidos, pendurados no governo federal e, nos últimos tempos, endividados até a raiz dos cabelos com a União.

O que terá feito, então, os governadores de máquinas assim capengas levantarem-se em bloco – até o reacionaríssimo Ronaldo Caiado diz que rompeu com ele – contra o Presidente da República?

Sim, é óbvio que há preocupação com as medidas emergenciais frente ao novo coronavírus e pressão da sociedade para que se as adote.

Mas eles perceberam – a maioria e o resto vai “no embalo” – que Jair Bolsonaro enfraqueceu-se e, enfraquecer-se, na política, é ser dominado ou defenestrado.

Todos os governadores sabem que a União terá de entregar-lhes verbas e alguns já estão conseguindo que as que deveriam pagar, emprestadas em outros tempos, lhes serão garantidas pelo Judiciário.

Mais delas virão, diante do argumento irretorquível de hospitais em pandemônio e filas de corpos.

Alguns deles, além disso, já contam com a perspectiva de que Bolsonaro, isolado, terá de deixar o governo e seu vice, o general Mourão, não tem densidade política para governar – ainda que provisória e precariamente – sem uma composição com eles.

Já Bolsonaro, a meu ver tolamente, acha que sua atitude fará cair sobre os governadores o desgaste do desemprego em massa. Isso não acontecerá, porque emprego é um tema essencialmente federal, de política econômica, justamente a que nos mais falta.

Ou alguém acha que existe política econômica num governo que baixa uma MP suspendendo salários, revoga-se dizendo que “houve um erro de redação” e, quatro dias depois ainda não conseguiu lançar outra sem o tal “errinho”?

Os governadores se mexem porque sentem que Jair Bolsonaro apodrece na sala.

 

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • Soube agora pelo DCM que Crivella twittou sobre reabrir o comércio na sexta.

    • Guanabara parece o que o governador já desautorizou a reabertura do comércio.

    • Já postei lá..."""O crivellinha, libera os cultos...PORRA...Eu to preso dentro de casa...Não tenho a quem dar o meu dízimo..."""...

  • Se fez de morto com a afirmação do haitiano ("Você não é mais presidente"), se fez de desentendido e agora vê sua profecia sendo realizada ...
    E leve junto todos os bandidos que reuniu nesse Planalto ...
    #FORABOLSONARO #FORACONJE #FORADD #FORAHELENO #FORAMANDETTA

  • E como fede! Apodreceu, virou zumbi! Até quando nos atormentará?

  • Brito, emprego é tema essencialmente federal, mas como voto vencido - e destituído, tudo indica - na condução da pandemia, ele joga sujo ao propor o 'liberou geral', que não ocorrerá. Assim desassocia seu nome das medidas impopulares e da anunciadíssima tragédia no emprego e na economia em geral. E mesmo que ele caia, ainda vamos ter de ouvir ele urrando: "eu avisei sobre isso daí".

  • Sei não, delas de eleger alguém como Bolsonaro, pode-se esperar qualquer coisa do brasileiro. Inclusive acreditar que os governadores são culpados.

  • Bolsonaro cairá. Observe que não se trata mais de briga de direita contra esquerda. Há uma Roma toda incendiando e precisando derrubar o Nero com sua harpa, antes que as coisas não possam se consertar.

  • Eu acho ilusório dizer q o bozo já era.
    Ele tem:
    1. As chaves do cofre, os estados e municípios precisam da união;
    2. 20% do eleitorado q segue ele como gado. É muita coisa;
    3. Muita gente quer apoiar ele, inclusive o pessoal da alta grana; só precisam de uma desculpa prá voltar pro barco;
    4.. O tempo está a favor dele. As medidas q ele critica podem ter efeito. Se a pandemia refluir, ele vai dizer q era "só histeria";
    5. Os problemas econômicos vão sim ficar na conta dos governadores. Vc acha q o gado raciocina?!

    A luta é pesada. Não dá prá raciocinar c lógica e c base em princípios e esperar q todos sejam assim.

    • Acho que ninguém aqui tem essa "ilusão".
      TODOS nós estamos torcendo pra ELE se FODER.
      Simples.

  • APODRECE NA SALA! O PAVAO/ESPERTO DO BOLSODORIA JA PERCEBEU ISTO!!!!!

  • Me fez lembrar de um velho ditado ultrapassado de quando ainda era tenente o que se acha comandante: "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Hoje, manda quem tem juízo e obedece quem tem amor à vida.

  • Desculpe mas acho de mau gosto repetir que teremos "pilhas de corpos". Está sendo feito aquilo que pode ser feito, num paisinho atrasado e com um povo imbecil que elege um Bolsonaro. Então melhor aguardar os fatos.

    • A rica e orgulhosa Itália do Norte convive com a tragédia das pilhas de corpos.Não se trata de mau ou bom gosto ,é uma realidade que nos aguarda logo aí.Sobre estar sendo feito todo o que pode ser feito,discordo.Carecemos de uma estrutura sanitária como a espanhola ,e esta já não dá conta da pandemía,assim toda e qualquer medida paralela ,rígida ,ciente, e acompanhada de medidas coercitivas contra as que não as cumpram,são bem-vindas.Arrancamos tarde e sem a energía e o convencimento de que era o correto a ser feito. Ainda temos um DELINQUENTE com poder ,que joga contra.

    • Dentro do que pode ser feito, mesmo na margem limite do ótimo, ter pilhas de corpos é sensato, previsível. Benvindo à realidade.

Related Post