Os juízes esqueceram da velha regra: respeitar a vontade do eleitor

Nas primeiras campanhas eleitorais de que participei, o voto era em papel e a maioria dos eleitores escrevia mesmo o nome e não o número (então, uma novidade) de seu escolhido. E, nas mesas de apuração, não era raro o juiz ser chamado para ajudar a decifrar ou confirmar a decifração do mesário sobre a letra garranchuda, trêmula ou espalhada, do votante mais humilde, que apenas garatujava.

A “ordem” dos juízes eleitorais – muito sábia, mas que hoje anda escassíssima – era uma só: “aproveitar o máximo a vontade do eleitor”, o que significava que só se anularia aquele voto realmente impossível de decifrar.

Nesta pequena frase, simplória até, está a chave da democracia eleitoral: é a vontade do eleitor que impera sobre todas as coisas. Ou, ao menos, assim deveria ser.

Porque o que se vê, e com cada vez mais força, é a tentativa do sistema jurídico-midiático de, sob pretextos mil, atirar fora a vontade do eleitor e substituí-la pela sua.

Iniciada a partir da “onda moralizadora” da Lei da Ficha Limpa, suas excelências e suas “midiacências” foram e vão alargando seu poder de usurpar o direito de escolha do eleitor: sendo impossível dizer em quem deve votar, proibi-lo de votar em quem ele deseja, vetando candidaturas. E quem disser o contrário, claro, está defendendo a corrupção.

Hoje, na Folha, o senhor Luiz Fux deita falação – sempre “em tese”, claro, embora todos saibam de quem ele está falando – sobre mais uma inovação legal: a de que a mera denúncia deva ser suficiente para proibir alguém de candidatar-se. Como a prisão preventiva banalizou-se pelas mãos de Sérgio Moro, agora o Sr. Fux, “à luz dos valores republicanos (e) do princípio da moralidade ” quer instituir a “cassação preventiva”.

Gravíssimo é isso vir da  boca de alguém que, no ano que vem, presidirá o Tribunal Superior Eleitoral.

“À luz dos valores republicanos” é de se perguntar ao Sr. Fux o que se vê diante da indicação de sua filha, que nem juíza era,  para ser desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro? Ou, frente ao princípio da moralidade, o que ele acha de ter concedido e ampliado o auxílio-moradia imoralmente pago a juízes e promotores, mesmo quando vivem na cidade em que trabalham, com liberdade de gastá-lo como quiserem, com isenção total de impostos?

A pregação da moralidade, como sempre, vale para o vizinho, não para a casa do moralista.

No fundo, desprezam a população, a quem consideram um bando de iletrados e ignorantes, a quem eles,  devem conduzir com sua sábia arrogância. Somos crianças e eles sabem o que é melhor para nós.

O Judiciário, o poder menos legitimado pela vontade popular, agora chega aos píncaros da usurpação daquilo que era um regra simples e clara: aproveitar ao máximo a vontade do eleitor. O que deve prevalecer é a deles, escolhidos por governantes que ajudam a derrubar e sacramentados pelo parlamento a que querem dominar.

São, antes da cátedra,  doces, cândidas, dóceis criaturas, que garantem a seus instituidores “matar no peito” o que vier. Depois, com a toga e a vitaliciedade garantidas (e estendidas pela PEC da Bengala) cumprem o dever de comprovar o velho ditado português: “Queres conhecer o vilão? Põe-lhe na mão o bastão”.

Fux, Fachin, Barroso e outros estão aí, a mostrar que a sabedoria popular, aquela que desprezam, costuma ter muita razão.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Não é "sábia arrogância", é só arrogância, pura, bruta e dura. A toga e a pena são instrumentos postos a serviço das oligarquias do dinheiro que as compram mas não as pagam com seus próprios fundos, ao contrário, usam os recursos de todos, os fundos públicos, para pagar o serviço de milícia politica que a toga e a pena lhes prestam. Com isso toga e pena garantem os seus próprios e injustificados privilégios, e por isso cada vez mais os membros destas duas corporação tomam o formato de uma casta. Se congregam todos na crença antidemocrática que têm por seus méritos o divino direito de governar a todos. E pensar que a Revolução francesa ocorreu em 1789! Como diria o poeta "uma nova idade média situada no futuro",

  • Que absurda essa postagem! Só porque a Lei da Ficha Limpa alcançará o iluminado, o dileto blogueiro escreve esse absurdo e a considera um retrocesso? Eu já vi paixão, Fernandinho, mas igual a essa que você tem por Lula, nessa intensidade, nunca!

    Obs: mesmo na era do voto impresso, já existiam as causas de inelegibilidade. A LC 135/2010 as tornou mais duras para impedir corruptos e criminosos de se candidatar. Seu ídolo é corrupto ou criminoso?

    • A questão que se impõe aqui é saber se a tal medida de Fux atingiria todos os políticos envolvidos em denúncias como ele diz. Aécio Neves teria sua futura candidatura à deputado embargada pela Justiça eleitoral em face da lama que o cerca? O possível candidato Huck seria impedido de concorrer em vista do processo que responde por crime ambiental? Ou a determinação de Fux só atingiria Lula? Os candidatos pró-mercado não seriam incomodados? Somente os progressistas? Da mesma maneira que só foram incomodados os magistrados que se colocaram publicamente contra o golpe de 2016? Os que se manifestaram a favor só fizeram uso de sua liberdade de expressão...

    • A Lei da Ficha Suja sempre foi um retrocesso. Mas a proposta enganou muita gente que assinou aquelas fichas de apoio. Hoje se vê aí Maluf livre, leve e solto, pra provar que o que está por trás dessas propostas é apenas o interesse de perseguir adversários com acusações infundadas endossadas pela ditadura togada.

    • É bom o pessoal do mbl/rl trabalhar em final de semana e fazer hora extra mesmo, vão ter de gastar muito com advogado.
      tic tac tic tac
      e quando descobrirem que esse trabalho sujo não serve para nada
      tic tac tic tac
      o golpe se fez e se faz com as instituições, vocês não servem para nada
      tic tac tic tac
      a ração do Doria vai acabar

    • Varinha
      Sua mãe taí ? E sua mulherzinha?
      As duas vagabundas !
      Pode ser uma metidinha básica, também.
      Mande-as aqui pra me fazerem um boquete..
      CORNO CONFORMADO !

  • Antes de dizer que a crise é das nossas instituições e eu cantei essa pedra aqui, no primeiro governo do famigerado FHC, quando ele nomeou ministros a dedo prá desmontar o estado brasileiro, porque ali tinha muita coisa mal cheirosa, vejam se é possível, um grupo de pessoas se juntarem e comprarem uma empresa exemplo eu dei cem reais o outro deu quinhentos e aquele que deu dez reais é quem manda e ainda com direito a fazer empréstimo no BNDES , estou falando da vale. Resultado. Uma empresa estratégica para o país aliás as empresas que envolvem o estado se deveria criar uma esmpresa para cuidar só da mineração outra da energia afora BB e CAiXA. Imaginem os senhores existe um grupo de advogados que estudam a criação de uma nova entidade para representa-los porque a OAB já não defende seus interesses e sim os interesses de empresários.

    • Sua visão está correta e como advogado também acho que a OAB é uma caixa preta em todos os estados e precisa ser aberta e não atua em benefício da classe mad em conluio com a casta de juízes e promotores.

  • Não sei porque tanto medo !!

    Lula nada de braçadas nas pesquisas e se não poder concorrer, ganha quem ele indicar, até uma vassoura, como ja foi aventado por aqui !!

    Calma, ano que vem teremos diretas já !!

    • Fernandinho queria que aqui fosse uma Venezuela, pra se poder mudar as regras e Lula poder concorrer, Bronco. Que bom que nosso país não se tornou bolivariano...

      • Bom mesmo é esse golpe de Estado colocando a sua quadrilha predileta no poder (Aécio, Temer, Cunha, Geddel, Angorá...) para destruir o Brasil e roubar à vontade, né?

      • nunca chegou a ser uma democracia, não passa da oligarquia corrupta que os meninos di mbl/rl gostam e tiram seu sustento
        tic tac tic tac

      • Varinha
        Sua mãe taí ? E sua mulherzinha?
        As duas vagabundas !
        Pode ser uma metidinha básica, também.
        Mande-as aqui pra me fazerem um boquete..
        CORNO CONFORMADO !

      • ... Tudo leva a crer!
        Sobretudo em função da passividade bovina do povo!
        E da esquerda que a direitona adora!

    • Capiau
      Venha chupar o meu pau .
      Se estiver indisposto, mande sua mãe ou sua mulherzinha.
      Duas PUTAS !
      CORNÃO !

  • STF agindo como Maria Antonieta.
    Não me surpreenderia o povo acordar e tirar esse bando de pavões inúteis de lá à força.

  • Brito, a gente é muito inocente. Se os Ministro do STF são filtrados , indicados, escolhidos , sabatinados e aprovados por um sistema corrompido de cabo a rabo, como poderíamos imaginar que sairiam coisa melhor?
    Os ministros do STF são mais um produto da corrupção,, são produtos talhados para manter e dar suporte aos que existiu desde o descobrimento . Nada mais nada menos.

  • ... Este "supremo do STFede" deveria se preocupar com a filha dele, nomeada só o Diabo sabe para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
    Este "cabeleira de galo assanhado" será o próximo entrevistado por gerson Cama(ar)rotti da máfia Global!
    Ou por outro MERDAL 'pena amestrada' qualquer!
    Ou seja, estas desgraças estão querendo provocar uma guerra civil!...

    • Bom dia, Messias,

      Eles so entrevistam gente dessa estirpe ai, como entrevistaram a pouco tempo o " judge" moro. Por que não entrevistam Eugênio Aragão, Lenio Streck, Maria Lúcia Fatorelli?! Por que vai abrir os olhos e a mente do povão...

      E caso tenha a guerra civil, que duvido muito com esse povo brasileiro apatico e anestesiado, estarei ao lado das trincheiras de Leningrado!

      • Bom dia, Gilberto!
        Quando a gente pensa que vai ter um domingo com menos desgraças, aparece este "supremo infeliz" das catacumbas do STFede jogando para o PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)!...

  • Quem da golpe parlamentar não respeita a população e muito menos eleitor. São corsários, sabujos, nefastos entreguistas a dividir o Butim.

  • EXCELENTÍSSIMA FUX - Como a filha do ministro do STF se tornou desembargadora

    Nas conversas que teve para abrir o caminho da filha rumo ao TJ, Luiz Fux dizia: "É o sonho dela."

    Por jornalista Malu Gaspar - no Rio
    EDIÇÃO 115 | ABRIL DE 2016

    “Eu não me sinto confortável”, disse a desembargadora Marianna Fux, entre sorrisos constrangidos, na sessão de uma das câmaras especializadas em direito do consumidor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Era a sua vez de votar, mas Fux, novata na corte, estava insegura. “Acho que vou pedir vistas”, disse aos colegas, longe do microfone.
    Tratava-se do caso de uma senhora cega que pedia indenização de uma instituição de ensino por não ter conseguido fazer o vestibular para o curso de direito (...)
    (...)
    Entre a nomeação e a homenagem da Assembleia, Luiz Fux esteve no centro de um almoço regado a vinhos no restaurante Antiquarius, no Leblon, que adentrou a tarde de sexta-feira. Um dos comensais era Zveiter, que logo ao chegar deixou claro o motivo da comemoração: “Aí está o pai da desembargadora!” Recebeu de volta um carinhoso abraço.

    FONTE: http://piaui.folha.uol.com.br/materia/excelentissima-fux/

  • Bom dia Fernando Brito,

    Os juízes também tão esquecendo é de respeitar a Lei e a Constituição Brasileira, por que a dos EUA o moro sabe seguir e ser devoto..

Related Post