Os fascistas que foram agredir Teori em casa prestaram um serviço à democracia

A manifestação de uma dúzia de loucos furiosos, ontem , diante da casa do Ministro Teori Zavascki, embora sejam um retrato dos tempos deprimentes que estamos vivendo, pode provocar, finalmente, alguma reação de brio restante nos membros de nossa Suprema Corte.

Não porque ministros do Supremo Tribunal Federal não tenham experimentado, por um motivo ou outro, oposição às suas decisões.

Nem porque não saibam conviver ou vão se intimidar diante disso.

Mas porque evidencia-se mesmo para os mais cegos a que ponto os incitadores de matilha que estão na mídia podem chegar.

Não há, até agora, uma nota nos jornais sobre o episódio, mas há manifestações de jornalistas, como Diego Escosteguy, mal disfarçando a incitação às manifestações de um juiz que agiu com ponderação e autoridade e só o que fez foi chamar os autos a exame, para separar – se é que ainda é possível – o que pertence à primeira instância daquilo que é competência exclusiva da suprema corte brasileira.

Tão evidente que, tirando alguns ensandecidos, até seus seguidores no twitter cuidaram de repelir.

Mesmo com o boicote da mídia à divulgação do fato, é certo que haverá manifestações de desagravo a Teori, hoje, por parte dos demais ministros.

E o sentimento de que as loucuras que estão sendo feitas os vão engolfar, querendo ou não, mesmo à primeira manifestação que contrarie o ânimo linchador da mídia e dos zumbis que ela despertou de suas até então vidas vazias.

Isso não está acontecendo sem razão.

É o fruto de um contínuo trabalho de atiçamento, diariamente realizado pela mídia e, muito especialmente, por seus yuppies como Escosteguy.

Que, aliás, consideram-se, eles, os juízes supremos do que é bom, do que é honesto e do que devem ser as opiniões das pessoas, até mesmo a dos juízes.

No julgamento dos embargos de declaração, a Veja tentou fazer isso com o ministro Celso de Mello.

Agora, com Teori, chega-se às vias de fato.

Falta o que para chegar-se à agressão física, deles ou de seus familiares?

Os ministros podem ter muitos defeitos, mas tolos não são.

Sabem que a “cabeça de ponte” da intolerância está instalada ali dentro, na figura de Gilmar Mendes, que a cada dia se expressa com mais violência e menos respeito pessoal dentro daquela Casa.

Aliás, 10% desta violência, se fossem contra ele, estaria nas manchetes, provocando indignação. Justa, aliás, porque não deve em nenhuma hipótese ocorrer.

Conhecem, também, o que um regime autoritário faz aos magistrados dos quais arrancou a toga, mas não a dignidade: Evandro Lins e Silva , Hermes Lima e Victor Nunes Leal, cassados do Supremo pelo regime militar.

Se há brios no STF, eles despertarão hoje.

A não ser que eles queiram se bronzear na praia enquanto seus pares são lançados à fogueira do fanatismo.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Falando em Odebrecht e aquelas oitenta construtoras que Hadad pegou com as maos no cofre da Prefeitura? Alguem informa sobre os processos?

  • Dilma deveria avaliar que dispositivo legal existe na constituição que permitiria à presidência convocar as forças armadas para enviar soldados em proteção aos ministros do stf, seus parentes e demais autoridades que corram risco de serem atacadas pela massa acéfala controlada pela mídia fascista. Não se pode confiar que a PF ou PM s locais executem esta função.

      • Lei de Segurança Nacional, parece-me esta. Mesmo sendo lá dos tempos da Ditadura, ela é prerrogativa da Presidência. E o STF é -em tese- o "guardião" da Constituição e se seus "soldados Jurídico -exceção do Gilmau-" são ameaçados, as Forças Armadas têm de protegê-los. Mas claro alguém versado e Direito pode nos esclarecer mais.

  • A Mídia e antigamente os Coronéis não podem ter seus interesses contrariados, pois afinal Deus lhe deu em cartório o Brasil, suas riquezas, e o seu povo, tudo aqui lhes pertence por delegação divina.
    Os coxinha,que já nascem com o controle remoto na cabeça sintonizado na Globo e sua única leitura é a Veja, são herdeiros de suas tradições e pensamento. No seu DNA estão o tradicionalismo, machismo, racismo e fascismo. Não aceitam o contraditório e não tem argumentos civilizatórios a não ser a violência pois sempre foi assim que trataram os negros e os pobres nesse país. Quando vão aos USA tiram o sapato e as calças no aeroporto e acham tudo uma maravilha.

  • Está na hora de começar a enquadrar esses fascistas. Em primeiro lugar, nesses casos, é necessário fotografar cada um, identificando-os. A seguir, é preciso processar um por um (por intimidação, ou no mínimo por perturbação do sossêgo), aproveitando para verificar que os está pagando, para quem trabalha, QUAL É A ONG, se recebe recursos estrangeiros ou, não é de duvidar, até do governo! Se não enquadrarem os fascistas, eles ficam mais ousados.

  • NOSSO APOIO AO MINISTRO DR TEORI! cade a policia para espantar ops facistas!?

  • A Globo está indo a falência, por isso o desespero. Falta de ética, falta de dignidade desse jornalista. Deveria ser preso por incitar a violência. Aliás, espero que seja. Aí a Globo vai gritar que estão acabando com a "liberdade de expressão".
    Se aguentarmos até 2018, a Globo quebra e o Brasil melhora.

  • Este bandido do stoquegui devia ser preso, é claro.
    Mas até dá para entender sua tentativa de aparecer: ele sabe que ninguem, mas ninguem mesmo , lê a revista dele. Zero.

  • FB, acho que o ministro deve falar sobre este tipo de incitação velada...Aguardemos

  • Protocole um pedido de vistas no cartório e leia os processos. Eu não sou advogada das partes. Soube pela mídia.

Related Post