O Globo entrevista hoje um “professor” de “MMA” – seja lá o que isso queira dizer – dizendo que um grupo de 100 fortões está pronto para vestir camisas pretas e se espalhar pela Zona Sul.
Diz que a “tropa de choque” vai procurar o delegado do bairro para comunicar que está atuando como milícia contra aqueles que eles acharem que são “maus-elementos” e que tem de “ir em cana e apanhar também.”
Oferecem-se para “amarrá-los na rua até chegar o camburão”.
Nada diferente daquela receita da Rachel Sheherazade para o negro que foi acorrentado ao poste por uns valentões que, descobriu-se depois, eram traficantes de drogas.
Obvio que devem ser tomadas providências para minimizar os problemas causados por arrastões – ou simples arruaças – em qualquer lugar da cidade, sobretudo nas praias superlotadas deste verão no inverno. Tudo isso se faz sem dificuldade e com planejamento, porque podem ser definidos pontos de revista civilizados, inclusive com a presença de funcionários do Juizado de Menores.
É, aliás, seu dever constitucional, o de “colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão” (art. 277) , inclusive a de não poderem por falta de documento de identificação e meio de regresso à casa paterna, ficar na rua. É só fazer um acordo com as empresas de ônibus e embarcar, em sentido contrário, quem não tiver um dos dois, ou ambos.
Simples bom-senso, sem histerias, como gostaríamos que fizessem a nossos filhos se eles fossem andar sem eira nem beira pela cidade, em meio a confusões. Sem prisão, sem humilhação, sem “porrada”. E sem, sobretudo, alimentar pela omissão a ânsia de violência de uma turma de desajustados sociais, loucos para terem legitimidade para sair “baixando o cacete” por aí.
Mas alguém tem que dizer que a “marombícia” planejada por estes valentões é crime: art. 288 do Código Penal (“constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos neste código“, inclusive o “fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima” do art. 345). Dizer e agir.
Mas o que se faz é justamente o contrário.
A mídia os incita com a histeria do “arrastão”, quando não vai além, promovendo estes rufiões que, como se vê na foto da Folha, foram os primeiros a quebrar os vidros de um ônibus e arrancar de lá de dentro os tais “maus-elementos”, nas barbas da PM, sem que contra eles, arruaceiros e baderneiros, se tenha feito nada.
Ou será que baderneiro e arruaceiro é só quem é pobre e preto?
View Comments (19)
Essa é a direita fascista gerada ou acordada pela mídia nos últimos anos.
Lamentavelmente essa é a visão da elite e da direita burra daqui e do mundo...é a tal da meritocracia...enquanto as oportunidades e ações sociais contempladas em leis e dos bons costumes sociais são nevados aos negros e pobres...lamentavelmente
Os policiais inertes que aparecem na foto devem ser imediatamente identificados e indiciados por prevaricação, crime tipificado no artigo 319 do Código Penal:
Art. 319: "Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena: Detenção, de três meses a um ano, e multa."[2]
Wladimir, fora da foto outros rapazes davam cobertura à ação dos dois que aparecem na foto. O policial fatalmente iria apanhar. Fazer policiamento não está nada fácil hoje em dia.
Não seria o caso de pedir reforço como fazem nos morros.
Sugestão: Uns dias de descanso numa cela dessas bem lotadas para esses valentões virarem moças dóceis.
Essa direita fascista cresceu por omissão da presidente e do que chamam de ministro da justiça, este um inútil desde que foi vereador em São Paulo.
A presidente errou e erra ao considerar essas manifestações como democráticas que de democracia nada tem. É fascismo puro!
Acho que já chega!
A presidente ganhou a eleição e desde então age como perdedora.
Hoje fomos brindados com a notícia que o ministério da saúde será entregue ao PMDB.
Do que adianta ser presidente se não governa nem pode aplicar seu plano e cumprir suas promessas?
Dilma já era, será mantida no cargo até que o Cunha aprove as mudanças e perda de direitos, então será defenestrada pelo próprio PMDB.
Michel Temer já foi picado pela mosca azul e não vê a hora de exibir seu troféu como primeira dama.
E a suprema ironia será o sepultamento da CLT em um governo petista.
Isso acontecendo será implantada definitivamente no país a Canalhocracia.
Peço apenas que tomando o poder decretem imediatamente o voto facultativo, não quero mais ir votar para eleger ninguém, muito menos o governador geral do entreposto como se referiu ao Brasil, Gustavo Franco então presidente do BC.
Dois são os culpados.
Lula que quando podia mandar fazer chover para cima, não fez Lei de Médios, Reforma Política e Reforma Tributária e Fiscal.
Dilma pela omissão e covardia como presidente reeleita.
Já chega, estamos há um ano nessa lenga-lenga que não leva a nada exceto aumentar os ganhos daqueles que ganham sempre.
Basta!
Estes são os eleitores de Aécio prestando um "belo" serviço à paz da família carioca...Vamos pro buraco, se já não estamos, infelizmente!
Eitaaaa...tomara que estes coxinhas da zona sul do Rio façam o que prometem mas, torço para que desça um bonde das favelas para dar um "jeitinho" nestes covardes que não trabalham e ficam se engalfinhando com outros homens o dia todo...é só presuntar uma meia duzia de valentões que a coisa se acalma.
As SS da Mídia em ação.
Exatamente! SS e Juventude Hitlerista. Foi assim que começou. Quando perdeu-se o controle e os "herois" de Hitler começaram a incomodar mais do que deveriam, pediram ao próprio dono da matilha pra dar cabo dos cães e ele o fez, prendendo a rapaziada que lutava em nome da causa e dando fim em quase todo mundo. Em troca, lhe deram plenos poderes e deu no que deu.
Se há uma liderança política por trás dos coxinhas eu não sei. Mas, é bom acabar com a festa antes que esta apareça.
"Se há uma liderança política por trás dos coxinhas eu não sei."
Caro Edgar, você está sendo irônico né? Tá na cara que esses trogloditas lobotomizados são os rapazes do bolsonaro.
O Estado é responsável por garantir a ordem, é ele quem controla a violência através da garantia de direitos semelhantes entre os povos. Os governantes locais não tem realizado o seu papel, e geram ausência do Estado instalando assim a desordem.
Em O Príncipe de Maquiavel isso é muito claro. Há uma quase que total ausência do Estado com o objetivo claro de reduzir as desigualdades garantindo oportunidades semelhantes a estes indivíduos, neste caso, há um investimento ineficiente por parte dos Governos Locais em educação e pouco interesse em eliminar os "arrastões", logo não haverá esforço para impedir a ação da população de agirem no sentido inverso.
É muito difícil dizer se é uma atitude fascista, mas no geral, os governantes locais tem colaborado em muito para o aumento da "guerra de classes" no país. Esta nunca será extinta, mas é possível mante-la a níveis aceitáveis e atualmente está fora de controle.
Enquanto os governantes das esferas, municipais, estaduais e federal não tiverem o objetivo de tornar seus governos eficientes, com o objetivo de promover o bem comum entre os povos, não haverá ordem.
Abraços,
Além da arbitrariedade flagrante pretendida pelos pseudo policiais tem outro perigo;
- amanhã ou depois se arvorarão em juízes da conduta de qualquer pessoa que não lhes seja simpática.
Será mais um monstro afora o, segundo o próprio criador, MPF.