Os pés do pavão

Quando Caetano escreveu, nos versos de sua música “Vaca Profana” que “de perto, ninguém é normal” certamente não previa que o juiz Marcelo Bretas, a quem – certamente com as melhores intenções – foi dar apoio, fosse também um dos que estivesse a mamar gotas de leite bom da Justiça, dona das divinas e assombrosas tetas.

Pois o episódio abriu as cortinas para aquilo que, em poucos dias, enlameou os juízes – sejam ou não beneficiários do tal auxílio-moradia – diante da mesma opinião pública carente e ressentida com que, em nome da Justiça, a tantos se enlameou.

É o gosto amargo  que volta, o travo que sobe à garganta de quem quis proclamar-se juiz não apenas da lei – ou até contra ela -, mas da moral pública.

Hoje, a Folha segue na exposição das entranhas do Judiciário, mostrando a potência imobiliária dos juízes paulistas, entre eles um desembargador que recebe o auxílio moradia e é proprietário de 60 (!!!!) imóveis.

Desafio qualquer um a ir ao boteco da esquina sustentar que  isso “pode não ser moral, mas é legal”.

E que essa vergonha – assim como se fez com a generalização de que na política só há corruptos – não acabe por  atingir a toda a magistratura.

Ou será que os vizinhos do prédio onde mora juiz XYZ, ao vê-lo passar pela portaria e não vão pensar que ele recebe o “sarucutaco” imobiliário, como diria João Antônio, cantarolando por dentro: “vai, malandro!”

Injusto? Para muitos, sim, com certeza. Mas isso não vem ao caso, não é?

Afinal, a omissão diante dos fatos, ainda que legais,  é elemento que ajuda a formar culpa, como se diz o juiz Sérgio Moro na sentença ” tecnicamente irreparável”, quando reclama que Lula poderia ter promovido, “por emenda constitucional” ou “agido para tentar reverter a jurisprudência do STF” e tornar legal a prisão já na segunda instância?

(aqui, um parêntese necessário: Moro considera que seria necessário emendar a Constituição para mudar a prisão apenas com o trânsito em julgado. Portanto, reverter por jurisprudência é, mutatis mutandis, o mesmo que conceder um auxílio moradia generalizado por decisão judicial, sem lei a amparar)

O fato é que a Justiça brasileira, no auge de sua pavonesca exibição, deixou de fora os pés do pavão e justo nas figuras do “deus” Moro e de seu arcanjo armado Bretas.

 

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Lucifer E Belzebu!!! Os anjos caídos na cantilena do auxílio moradia!!na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e fariseus.

  • Com 60 imóveis em São Paulo, o desembargador José Antonio de Paula Santos Neto, do Tribunal de Justiça, afirma considerar inadequado receber o auxílio-moradia, mas defende valorização salarial para os magistrados.
    "Eu acho que não é o ideal, deveria haver, isso sim, um salário condigno, proporcional à responsabilidade do magistrado e que pudesse então remunerar sem essas denominações que acabam gerando dúvidas na população, que pensa: se a pessoa tem imóveis, por que receber um auxílio-moradia?", diz o desembargador.
    Para ele, o auxílio é o penduricalho usado para driblar a falta de reajuste salarial aos juízes".Qualificar tudo de imoral ou ilegal não é nosso propósito. Na verdade isso é um escárnio. Acontece quem paga essa conta é o povo.Principalmente, aqueles que não têm nem sequer um imóvel para morar.Dizer que é uma aberração jurídica é mentira. Na verdade é uma apropriação indébita.Não há lei estabelecendo essa generalização do pagamento a todos os magistrados.Fizeram da exceção o uso geral. A interpretação foi feita de forma corporativista, dentro do monologo fascista: quem julga os julgadores?Ninguém.Então a lei somos nós...

    • Considerando que no mercado imobiliário não se consegue um imóvel por menos de 400 mil e Seu patrimônio inclui apartamentos em bairros valorizados da capital paulista, como Bela Vista, Perdizes, Pacaembu, Cerqueira Cesar, Higienópolis e Morumbi ele possui um patrimônio de no mínimo 24 bilhões de reais , ganhando em torno de 30 mil por mês e solicita e considera moral receber auxílio moradia de mais de 4.000,00 , enquanto mais de 90% da população não recebe salário equivalente a esse auxílio. Uma justiça como temos no Brasil só poderia existir em um país escravizado, mas nem mesmo em colonias Africanas subsariana isto é tolerado.

    • Então, quer dizer que uma remuneração média de 42 mil não é condigna, considerando que o salário mínimo que é a remuneração de milhões sofreu corte.

  • Não exageremos o papel dessas figuras arrivistas e medíocres, por isso mesmo escolhidos para papéis de destaque, desta farsa de trama picaresca e diabólica montada para criminalizar não apenas o PT e seus seus eleitores, mas ao próprio processo democrático. O problema são os autores da trama: mercado, máfias políticas e jurídicas e a grande imprensa, artífices e beneficiários do golpe contra o Estado Democrático de Direito, mesmo esse nosso franzino e Severino.

  • Uma justiça composta de pessoal dessa qualidade não traz progresso a nenhum país que a tenha. Essa gente não tem dignidade para julgar ninguém, pois se comporta de forma idêntica aos mais vis canalhas que habitam a face da terra. É preciso que, com a devida rapidez, demos um jeito nessa deformidade para não continuarmos sendo explorados por esse bando de chupins maus caráter e maus brasileiros.

    • Prezado Moacyr em relação a justiça que temos no Brasil ela é profundamente fascista e esse pensamento só cresce e prolifera ( como diz a escritora Marcia Tiburi) em ambiente de muito pouca REFLEXÃO Moral e Ética como é a caso de muitos magistrados ( não a maioria) como estamos assistindo atualmente.

  • CAETANO NÃO ACERTA UMA EM SEUS APOIOS,VAI SER BURRO ASSIM LA NA IPIRANGA COM A SÃO JOÃO.EU É QUEM NÃO QUERO CAETANO OU MICO JAGGER NA MINHA CASA ÁREA.

  • Lendo vários comentários sensatos fóruns afora... Tive de me render às dúvidas deixadas por alguns: que quer a imprensa PIG com isso? Vejam que foi o mesmo papel que esse tipo de mídia desempenhou para pressionar Temer e Aécio com as promessas do golpe: as reformas... Agora elas estão chantageando o judiciário para continuar a caçada contra Lula, por mais que isso esteja acabando com a própria função judiciária, devido a tantas aberrações e criações jurídicas descabidas. Acho mesmo que a ANS denunciada por Snowden deve ter pegado muita gente no pulo, fazendo coisas erradas... E agora não falta escândalo para chantagea-los até o fim de seus dias...

Related Post