Nas asas dos tucanos, Cunha pode perder cargo e conservar mandato

Da coluna de Ilimar Franco, em O Globo,  que me fugiu nestes dias de Natal embrulhados com defeitos na conexão de internet:

“Derrotada no STF, a oposição ficou na incômoda situação de defender o rito do processo de impeachment estabelecido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O PSDB abandonou a palavra de ordem “Fora, Cunha”, e seu líder na Câmara, Carlos Sampaio, acompanhado de Mendonça Filho, do DEM, reuniu-se com Cunha para debater a reação à decisão do Supremo.”

Embora óbvia, a articulação é discreta e não desperta o apetite de nossa reportagem política.

Firmes na estratégia de fingir que “Cunha nada tem a ver com o impeachment”, enunciada duas semanas atrás pelo principal porta-voz midiático dos tucanos, Merval Pereira,  a parcela do PSDB aliada a Aécio Neves vai cultivando a hipocrisia e mantendo o essencial: sem o Presidente da Câmara não há chance para o  impeachment.

Assim, vai empurrando com o bico a situação de chantagem que Cunha já praticou com o Governo e que, agora, só resta a praticar com os tucanos.

O objetivo, agora, é que, vendo insustentável sua situação, Cunha concorde em deixar a presidência da Casa em torca de uma nova composição que preserve seu poder.

Isto fica claro pela leitura da matéria de hoje da Folha, que dá conta que os ” partidos de oposição ao governo Dilma” – leia-se, tirando o eufemismo da mídia: PSDB – concordam com a tese de que o simples afastamento de Cunha da Presidência, sem a cassação de seu mandato, deixaria o “cunhismo” no controle da Casa, através do deputado Waldir Maranhão, seu fidelíssimo aliado.

Maranhão, que tem três inquéritos no Supremo – Lava-Jato e outros dois  em que é acusado de crimes de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos ou valores – seria o intermediário de Cunha e o simples afastamento, sem cassação – evitaria uma nova eleição para a presidência da Casa.

Falta combinar com a opinião pública que Cunha pode ser um ladrão-deputado se deixar de ser um ladrão-presidente da Câmara.

Mas isso não vem ao caso.

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • Só uma forma do Cunha sair impune, preservando o Mandato e não ser mais alvo de nenhuma investigação incluindo sua família, além de nunca mais ser citado na Mídia por falcatruas e ter o privilégio de continuar roubando a rodo. Para isso terá que se filiar ao PSDB.

  • Esse LADRÃO não terá escapatória. Qualquer outro comparsa igualmente ladrão não terá futuro. Os quadrilheiros, pode tardar como irá acontecer, mas irão para a cadeia. E, seus apoiadores UDN( das facções psdb, dem, pps e rebotalhos), irão igualmente para a cadeia e a para lata do lixo.

  • Cunha pense bem nas vantagens de se transferir para o partido do seu apoiador Aécio. Você poderá concorrer por SP onde terá grande votação. Poderá passear no helicóptero do Zé Parrela amigão do seu apoiador. Visitará fazendas pousando em aeroportos exclusivos, conhecerá praias magníficas (Buzios, Ipanema, Florianópolis), poderá se hospedar em Paris de graça na casa do ex-presidente, e poderá por o seu dinheirinho em Furnas, ou na da Alston nunca mais serás rastreado e ainda terás uma legião de coxinhas para te aclamar e brigar por ti e a imprensa fará uma campanha pela tua absolvição.

  • o castrolar... nao notou que os TUCANOS abandonaram o ladrao Cunha, depois reataram, depois novamente condenaram, sete vezes na gangorra.(Sete usado aqui como nº biblico) Associavam-se de manha para fazer teatro de abandono a tarde.

  • "O objetivo, agora, é que, vendo insustentável sua situação, Cunha concorde em deixar a presidência da Casa em torca de uma nova composição que preserve seu poder." Bem, os exemplos estão no noticiário de todos os dias. De dentro das penitenciárias os chefões continuam comandando suas quadrilhas.

  • É absurda a idéia de cunha ficar fora da cadeia. Pelo menos nos tempos de hoje! Tem político do PT na cadeia. Tem empresários do alto escalão na cadeia. Se Cunha e demais políticos implicados na lava jato não forem presos, nada vai mudar! O Brasil não vai vencer a corrupção!

    A população vai se contentando com as prisões já feitas (só de petistas e empresas ligadas à obras do PT), e vai esquecendo o resto.

  • Todas as políticas econômicas, sociais, como, bolsa família, prouni, criação de inúmeras universidades e centros universitários, minha casa minha vida, fiés e todo acesso a educação a nível superior, são programas de governo do PT e seu fiel aliado, PC do B. Os outros, que compuseram a base de apoio para viabilizar esses projetos apenas ajudaram, devido o PT e PC do B não possuírem maioria para aprovar esses projetos. O PT tem agido assim compõe uma aliança, mas os projetos são dele. Na disputa para a prefeitura de São Paulo, foi assim, o PT fez uma composição com o PP, com o propósito de lhe dar tempo na TV. Haddad ganhou, quem governa é Ele, com o programa do PT. Então não vamos confundir alhos com bugalhos. O fato de Dilma conversar com Renan, não significa que Ela tenha a mesma ideia Dele. Ela precisa ter boas relações com o Renan, pois Ele representa um poder e foi eleito para tal. Isto significa civilidade. Qualquer pessoa que fizer uma análise sobre a presidenta, chega a conclusão que Ela é uma pessoa séria e não muito afeita a questões políticas, seu perfil é mais técnico.

  • Faço um desafio a Fernando Brito: para cada matéria sobre o bandido do Cunha, faça uma matéria sobre o bandido do Renan. Se você for um jornalista livre, o fará. Se for estatizado, defenderá, com o silêncio, Renan enquanto o mesmo estiver protegendo o mandato de Dilma.

Related Post