Os urubus da economia têm fome de notícia ruim

O desemprego no Brasil, segundo o IBGE, igualou, em setembro, a menor taxa já alcançada em toda a história para igual mês: 5,4%

O número é oficial e os jornais receberam os comentários do IBGE sobre a pesquisa com o mesmo gráfico que reproduzo aí do lado, onde o que salta aos olhos de qualquer um é a espetacular queda do desemprego em uma década.

Um variação de 0,1% em qualquer pesquisa é o que é, estatisticamente: nada.

Não é outra coisa o que diz a análise do próprio IBGE:

“A taxa de desocupação em setembro de 2013, foi estimada em 5,4% para o conjunto das seis regiões metropolitanas investigadas. Na comparação com agosto (5,3%), a taxa ficou estável. Frente a setembro do ano passado (5,4%), esse indicador também se manteve estável”

Mas uma variação de um, dois, três ou quatro por cento, sim, é muito significativa.

E foi isso o que aconteceu, na mesma pesquisa, com a apuração do rendimento médio (real, descontada a inflação) do trabalhador.

Subiu 1% em relação a agosto e 2,2% em relação a setembro de 2012.

Crescimento real, repito, considerada a inflação.

Está aí ao lado o gráfico do IBGE.

Isso, uma boa notícia, não foi para nenhuma das manchetes, que colecionei na ilustração acima.

O Brasil, um país ainda pobre e carente, está cheio de más notícias.

Não é preciso “arranjar” desgraça.

Salvo para injetar na cabeça de quem só lê o título que as coisas vão mal, mal e piorando.

Bem, ao menos no nível do jornalismo de economia vão piorando mesmo.

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Além do mais, a sazonalidade do nível de desemprego deste ano está com um comportamento muito parecido com o do ano passado.

    Em 2012, os índices de agosto e setembro também foram, respectivamente: 5,3 e 5,4%.

    Absolutamente nenhuma surpresa.

  • Se e pra dar noticia ruim (pra eles) entao vamos la: "a quantidade de empregos gerada pelo pre-sal deve melhorar o salario dos trabalhadores em geral".

  • No Yahoo, (Estadão): Taxa de desemprego no Brasil avança para 5,4%
    " Avança ???"

  • POdemos fazer,sim. Eu, por exemplo, comprei um bloquinho na papelaria e estou preenchendo as páginas com uma lista de blogs para distribuir entre as pessoas, sobretudo aquelas com quem puxo conversa e demonstram não má fé, mas desconhcimento sobre os assunto mais importantes. Ontem, eu e meu filho, indo de táxi para uma festa, conversamos muito com o motorista, que entrou na conversa que fingi entabular com meu filho sobre a Libra. Ele ele foi acatando as nossas explicações, pena que eu ainda não tinha o tal bloquinho em mão. É um trabalho de formiguinha que faço em todas as campanhas eleitorais e que vale a pena, me sinto de alma lavada por estar dando um mínimo de contribuição nessa guerra difícil contra a desinformação.

    • Sem exagero, ja percebeu que sua credibilidade e maior que qualquer jornal desse Pais. E o outro lado da moeda. Parabens.

      • Claro, marineiro, entre dois pontos de vista opostos é que a realidade mora. Quem é você para falar, se você vem aqui defender a marina, não enxergando sequer suas contradições políticas!!

      • Ou voce nao sabe ler, ou esta completamente, biruta. Vai procurar um psiquiatra. Bobalhao.

  • Fernando, estes caras parecem o FMI, e seus dados.
    A Espanha entra em colapso quando o PIB é - 0,1%,
    e salva-se quando o PIB sobe + 0,1%. E a Globo fala
    isto com um sorriso na cara.
    Dá um "nervoso" na gente!

  • Caro Fernando,
    Faço uma sugestão para seu comentário: no dia 16.10.13 a FSP publicou: "Banco público sobe mais juro que privado", mas na mesma matéria tem uma tabela com as taxa cobradas no cheque especial, e está lá, só como um exemplo: Taxa CEF 4,15% a.m., Bradesco 8,12% a.m.
    Então veja só: em vez de dar como manchete "Banco privado cobra o dobro de banco público", que é a leitura correta dos números acima, eles se detiveram na subida das taxas nos últimos meses, na faixa das frações! Olha só a tremenda cara de pau!
    Um forte abraço.

    • Não é cara de pau, eles são pagos para defender os interesses de seus patrocinadores.
      Folha: um jornal a serviço do Brasil!!... já tem algum banco privado chamado Brasil?

  • O resultado de toda essa vergonha em que se transformou o¨jornalismo¨brasileiro, taí; Dilma no primeiro turno!

  • Resposta ao Francisco Cavalcante Souto: Pode. Basta não ver,ouvir ou lê qualquer noticia do PIG. Deixe eles falando sozinhos

  • 211 mil empregos gerados em setembro com o mundo mergulhado na maior crise dos últimos 89 anos que atingiu o coração do capitalismo e os cafajestes ainda acham pouca coisa.