“Padrão Fifa”, uma conversa. Dilma vai de Magalhães na canela de Walcke

Ao participar hoje do  ato em que recebeu o apoio do PP à sua pré-candidatura, a Presidenta Dilma Rousseff “entrou  na canela” da história do “padrão Fifa” e, indiretamente, na própria Fifa, ao citar o artigo escrito pelo jornalista Mário Magalhães, em seu blog, que mostra que o “padrão Fifa”  é algo que – deus me livre, pé de pato, mangalô três vezes –  é  reúne quase tudo de ruim, o que não desejamos para o Brasil.

Com muito mais elegância do que a grosseira frase sobre “chute no traseiro” com que o secretário da Fifa, Jerôme Walcke, quis agredir o Brasil,  a presidenta, ao citar o texto, devolveu com juros a arrogância dos fifeiros.

Veja só o artigo de Magalhães:

Se tivesse ‘padrão Fifa’, o Brasil seria muito pior

Mário Magalhães

A palavra de ordem se disseminou com intenção generosa: o Brasil padrão Fifa seria melhor.

No Google, aparecem 460 mil registros quando se digita “padrão Fifa” entre aspas.

Os serviços públicos, a começar por educação e saúde, teriam mais qualidade, se mimetizassem o alto nível da dona do futebol _é a ladainha que ouvimos desde junho de 2013.

Com o perdão dos que adotaram a divisa, eu acho que o padrão Fifa é uma balela ou significa o avesso do lugar-comum que se fixou no imaginário nacional.

O país seria muitíssimo pior caso se espelhasse nos valores, métodos e obra de Sepp Blatter e seus bons companheiros.

Na saúde, o padrão Fifa seria o contrário de cuidar da vida dos brasileiros, o que se faz (ou deveria ser feito) com bons hospitais e pronto-socorros, profissionais qualificados e bem remunerados, prevenção acurada, saneamento para todos, alimentação decente e outras providências.

Seria o contrário porque a Fifa secundariza a saúde dos jogadores de futebol e prioriza o caixa.

Na Copa de 94, a entidade, ainda conduzida por João Havelange, impôs jogos ao meio-dia no escaldante verão californiano.

Já na gestão de Joseph Blatter, entregou de modo suspeito o Mundial de 2022 ao Catar, onde o calor torturante ataca na época do ano que a tradição reserva ao torneio.

Isso é se preocupar com a saúde?

A educação inspirada no padrão Fifa não seria dos sonhos, e sim o oposto.

Ao abordar o racismo, em vez de ensinar a repulsa, os professores pregariam tolerância com a segregação.

Por todo o planeta, acumulam-se episódios de preconceito. Em vez de punir as agremiações que acolhem torcedores racistas, a Fifa somente obriga seleções a entrarem em campo com faixas cujos dizeres, embora justos, estão longe de proporcionar o efeito de castigos exemplares.

E as lições de democracia?

O que há de se aprender com a política elitista de preços escorchantes dos ingressos?

Mesmo dentro das ditas arenas, camarotes chiquérrimos documentam e celebram a desigualdade obscena.

Uma federação que interdita a alternância de governo e eterniza seus capi sugere democracia? Por mais de 20 anos, Havelange não largou o osso. Seu sucessor mantém idêntico apetite.

De acordo com o padrão Fifa, ditaduras não são ruins e ditadores são todos boa gente, desde que se prestem aos propósitos dos poderosos chefões encastelados na Suíça. Já havia sido assim na Copa de 78, na Argentina do genocida Videla, e continua hoje, quando os tiranos mais sinistros são bem-vindos na entidade.

O que a Fifa diria sobre controle rigoroso de negócios em geral e operações financeiras em particular?

Dificilmente apresentaria como case o esquema que resultou na escolha do Catar.

Muito menos o que permite que amigos da cartolagem lucrem com ingressos da Copa, fazendo decolar a preços ainda mais exorbitantes pacotes que já são para poucos.

É essa a gestão que queremos como padrão?

O padrão Fifa subverte o ensinamento franciscano do “é dando que se recebe”, a considerar tantas denúncias de propinas.

O que o padrão Fifa propõe para quem é flagrado em impedimento, senão a impunidade? Que punição houve para Havelange e Ricardo Teixeira?

É essa a Justiça ideal, o padrão Fifa de combate à corrupção?

Em que o Brasil prosperaria se imitasse o comportamento do secretário-geral Jérôme Valcke?

Ele é o mesmo executivo que embolsou, na condição de lobista, dinheiro da candidatura brasileira ao Mundial e mais tarde, na pele de cartola, sugeriu um pontapé no nosso traseiro.

Do seu papel no lobby só se soube graças a furo do repórter Sérgio Rangel.

Almejamos a transparência padrão Fifa, que escondia o frila do francês?

Em matéria de inovação e evolução, será que o caminho é o da Fifa, que resiste até ao controle eletrônico para saber se a bola entrou no gol?

De todas as expressões do farisaísmo do padrão Fifa, duas se destacam.

A primeira, quando a entidade fala em legado disso e daquilo para o Brasil. Ela está interessada em multiplicar sua fortuna. E só.

E quando alardeia sua devoção pelo futebol. A Fifa mercantilizou a níveis jamais vistos a mais genuína paixão dos brasileiros. Apropriou-se até de nomes consagrados, como “Copa do Mundo”.

Por sorte, pelo menos isso não conseguiram nos roubar, a paixão que constitui a essência do futebol.

A despeito de todas as mazelas que vigoram no país que figura entre os campeões da desigualdade, o Brasil no padrão Fifa seria ainda mais egoísta, hipócrita, inescrupuloso, obscuro e desigual.”

Padrão Fifa é exigir do outro o que não se faz _faça o que eu digo, e não o que eu faço.

A Fifa já nos fez muito mal. Fará mais ainda se o seu famigerado padrão se tornar o nosso modelo.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (16)

  • copiando ,com muito prazer,Costa Gravas no filme O Capital:

    A FIFA é a Robin Hood moderna (se quiser ,inclua o PSDB e a Mídia Global),tirando dos pobres para dar aos ricos!

  • O FUTURO DO BRASIL CHEGOU, DIZ DOMENICO DE MASI

    Para o autor do recente livro 'O futuro chegou', que participou nesta terça-feira 27 de audiência pública no Senado, o momento do Brasil é este; segundo o sociólogo italiano, o País pode oferecer a um "mundo desorientado" um novo e pouco conhecido modelo de vida

    27 DE MAIO DE 2014 ÀS 17:44

    Marcos Magalhães, da Agência Senado - Nem o clima tenso que antecede a Copa do Mundo nem a perspectiva de reedição de grandes manifestações populares conseguem obscurecer o otimismo do sociólogo italiano Domenico de Masi. Para o autor do recente livro O futuro chegou, que participou nesta terça-feira (27) de audiência pública no Senado, o momento do Brasil é este. E o país pode oferecer a um "mundo desorientado" um novo e pouco conhecido modelo de vida.
    (...)
    O sociólogo concordou com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), para quem programas de renda básica deverão integrar o "futuro que está chegando". Ele criticou ainda os ricos que não aceitam compartilhar sua riqueza com as parcelas mais pobres da sociedade.
    – Conheci muitos ricos no Brasil que viviam cercados de seguranças. Perguntei a eles por que eles não pagavam impostos maiores, para que eles não precisassem de seguranças. Na Itália também existem ricos, mas os perigos são mínimos – comparou.

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/141385/O-futuro-do-Brasil-chegou-diz-Domenico-de-Masi.htm

  • A FIFA é a QUADRILHA TUCANALHA ENGRAVATADA do Futebol.

    “ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF DE 4 PARA A GLOBO !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU DEUS 'MERCADO' & TODOS OS SEUS LACAIOS & ASSECLAS CORRUPTOS INIMPUTÁVEIS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

  • Interessante notar que todos os dias, na ESPN Brasil, TV que se beneficia da Copa do Mundo, alguns de seus comentaristas insuflam sistematicamente a população a se manifestar contra o governo. Parece até que fazem campanha aberta para a oposição brasileira, o que não surpreende pela origem da emissora.

    • A espn faz parte do PIG. Quando tem x games no Brasil nenhum dos seus comentaristas criticam as prefeituras que os patrocinam.

  • Padrao Fifa é a falta de vergonha do Ronaldo apoiar o Aecim usando métodos excusos

    José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

  • É, mais dia menos dia o Padrão Brasil vai afugentando o padrão fifa. Dilma 13 agora, em outubro e por mais quatro anos.

  • O Brasil padrão FIFA era o da tucanagem. Foi derrotada em 2002 e espero que pelos próximos cinqüenta anos......nunca houve como agora tanto dinheiro, em obras, empregos, investimentos em estradas, agricultura, casas, ferrovias, transposicoes, saneamento...etc.....e ainda falam que estamos em crise. Me respondam os que dizem isto, o que faziam os tucanos quando governaram oito anos e o Brasil nao tinha dinheiro nem para pagar aposentado......

  • Parabéns Mario Magalhães pelo excelente texto. Como é bom ler um texto de um Jornalista que não alugou o cérebro para o PIG.

  • Bom é o PADRÃO PT com programas inteligentes que ajudam os brasileiros, tais como: Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, ProUni, Mobilidade Urbana, Cotas Raciais, etc, além das Hidrovias, Transposição do Rio São Francisco, Ferrovia Norte-Sul, Portos, Aeroportos, Eólicas, Hidrelétricas, duplicação de rodovias, valorização da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, aviões, navios, etc.

    Padrão Só Desamor aos Brasileiros-PSDB nem pensar!

  • O "Padrão-Fifa" é o mesmo "Padrão PSDB". É isso que está por traz dessa palavra de ordem.

Related Post