Padura: “Simpatizo com Lula por tudo que ele fez pelo país”

A pauta política está ficando pesada demais e receio que os leitores do blog, muito dos quais fogem da imprensa convencional justamente por não suportarem o baixo astral de lá, comecem a fugir daqui também.

Depois de meditar sobre isso, cheguei à seguinte conclusão. Nossa postura tem de permanecer serena, bem humorada e altiva.

A partir do momento que eles apelarem para algum tipo de tapetão judicial, terão cometido um terrível erro, que manchará sua história por muito tempo.

Uma eventual vitória política baseada em manipulação midiática, tapetão judicial, campanha do ódio, delações forjadas, será uma vitória suja.

Ou seja, será uma derrota moral. E, consequentemente, uma vitória nossa.

Imagine que cena sombria: Eduardo Cunha ou Aécio subindo o Palácio do Planalto, sem antes terem vencido um processo eleitoral limpo e justo?

Sem contar que a caixa de Pandora estará aberta, mas nem quero pensar nisso agora.

Apesar dos prognósticos sombrios do blog, eu prefiro me manter otimista e acreditar que a democracia superará mais essa série de golpes.

A direita sofre com uma ingenuidade básica: ela acha que, se dar um golpe e assumir o poder, a esquerda sumirá do mapa.

Não sumirá. Emergirá muito mais forte. Continuaremos aqui, desta vez com uma pauta muito mais unificada. E teremos a oportunidade de aposentar todos os medíocres, incompetentes e covardes.

Diferentemente do passado, eles não poderão decretar a censura, nem nos reprimir por “crimes de opinião”. No máximo, recrudescerá um pouco a estratégia da censura judicial, como praticam Gilmar Mendes, Aécio Neves e Ali Kamel.

Mas os processados se tornarão, mais que nunca, celebridades.

Não poderão proibir manifestações populares, nem encontros, nem seminários, nem os milhares de eventos que organizaremos para discutir política.

Vamos falar de literatura, de Leonardo Padura, que é um tema que me agrada especialmente, porque estou lendo o romance El hombre que amava a los perros.

Padura, para mim, é a prova viva da vitória da revolução cubana.

É o momento em que a revolução adquire tanta confiança em si mesma, que se permite dar a Padura, um escritor crítico ao regime cubano, o seu maior prêmio: o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba.

O sucesso de crítica e público de Padura em Cuba revela que o regime cubano se sofisticou, se abriu, se modernizou.

Padura vive em Cuba com sua família e, em entrevista ao El País, diz que não pensa em sair de lá.

Na mesma entrevista, Padura dá um tapa com luva de pelica nos coxinhas que o exaltam, achando que se trata de outra Yoani Sanchez .

Não é. Yoani rodou o Brasil ao lado de Aécio e Ronaldo Caiado.

Padura é autor lido e apreciado por Dilma e veio ao Brasil encontrar Lula.

Trecho da entrevista de Padura:

P. A presidenta Dilma Rousseff leu e recomendou publicamente O homem que amava os cachorros. O que isso significou para você?

R. Fiquei lisonjeado, claro. Ela o recomendou ao Lula também e, por conta disso, encontrei com ele em São Paulo há alguns dias. Fui recebido no Instituto Lula como uma estrela de cinema… Um amigo me perguntou: “Mas como você conseguiu se encontrar com o Lula?”. Eu lhe disse que, se fosse brasileiro, talvez não conseguisse, mas o fato é que fiquei feliz. Simpatizo com ele por sua história de vida e por tudo o que fez pelo país.

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • " A direita sofre com uma ingenuidade básica: ela acha que, se dar um golpe e assumir o poder, a esquerda sumirá do mapa.
    Não sumirá. Emergirá muito mais forte. Continuaremos aqui, desta vez com uma pauta muito mais unificada."
    Caro Miguel, a gente anda meio pra baixo, sim. Principalmente porque parece que não há como lutar contra estas forças unidas: judiciário, câmara e mídia. E não é fácil mesmo!
    Sabemos que você e Brito precisam dizer o que pensam. Não podemos viver de poesia somente. ;)
    Mas esta parte de seu texto, que ressaltei, mostra que somos muitos mais fortes do que todos pensam. E não nos entregaremos.
    Com tristeza, com alegria, com golpe, com mídia, com loucos, com saúde ou não estaremos prontos. Porque é assim que somos. Não fomos acostumados à bela vida. Fomos e somos acostumados à luta. E lutaremos.
    Meu abraço aos dois jornalistas. Vocês estão combatendo o bom combate.

  • Bingo,é preciso aliviar a carga com humor critico ou cínico, não importa, como dizem alguns amigos, estamos tendo a oportunidade única de ver de perto os dinossauros da guerra fria ao vivo,com toda sua mala cheia de iconsesequencias e cretinices,bom material para uma tese :) .

    Tem gente que enxerga um país altivo e grande,outros golpistas o enxergam como uma republiqueta de 5.a, eles são realmente o os homens ideais para governar uma republiqueta, tá no nível deles.

    Abraços.

  • Miguel e Fernando,
    o momento é grave, sem dúvida; mas nada parecido com o momento vivido nos anos de chumbo da ditadura ou nos anos de humilhação nacional do (des)governo do FHC. Sobrevivemos!!! Ou melhor, emergimos como embrião de nação, afinal!
    Naturalmente, ficamos apreensivos, nós, os que temos consciência da beleza e da pujança dessa emergência.
    Mas, e por isso mesmo, o desespero é deles. Os inimigos do Brasil, internacional ou nacionalmente falando, é que tem que encontrar uma solução para que seu projeto de destruição vingue. Eles que se virem, eu é que não vou colaborar sentindo medo ou desesperança.
    Aliás, a esperança é nossa.
    Por isso, gosto de ler sobre o que o governo está fazendo, sobre o que as organizações progressistas estão fazendo. Sim, porque existe toda uma vida, todo um país fora dos movimentos golpistas (claro que também devemos ser informados sobre esses movimentos).
    Um exemplo, existe um dossiê da defesa de João Vaccari circulando na net e um abaixo assinado pedindo sua liberdade, para que RESPONDA O PROCESSO EM LIBERDADE

  • É exatamente isso que eles querem: Discutir impeachment; falar sobre impeachment; falar sobre renuncia; falar sobre fim de mandato; todo dia. Pra que as pessoas já se acostumarem com isso.

    Só que, isso pode virar contra o feiticeiro: de tanto falar sobre isso, tem gente que nem mais lê à respeito.

  • Somos dois.
    Eu também simpatizo com o Lula por tudo o que ele fez pelo país :)

  • O contra-ponto,as denúncias, o embate ideológico e as proposições são essenciais e devem ser difundidos também . Os blogues foram fundamentais nos últimos anos da nossa jovem democracia. Foi essencial no caso da bolinha de papel. É essencial nas denúncias de irregularidades na Lava Jato e das mentiras estampadas no PIG. É essencial na defesa da democracia e dos avanços sociais.
    Mas também para contrapor ao destilado de ódio que alimentam os senhores feudais das instituições estatais e os antipatizantes das causas sociais, temos que destilar e distribuir os antídotos.

  • Tem muito tempo que eu não comento aqui. Mas vou dizer para vocês, que eu como bibliotecário escolar, li o livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, que é uma obra espírita. Pelo que o Chico Xavier deixou claro, o Brasil tem um papel a desempenhar no mundo. E isto me deixou convicto que por mais que eles tentem desestabilizar o Brasil não vão conseguir. Estou tranquilo, porque eu entreguei a Presidenta Dilma nas mãos de Deus Nosso Senhor. E sei que Deus a protegerá, como protegeu quando ela esteve sob as guardas dos militares. Na Consagração a Nossa Senhora Aparecida eu pedi que ela tomasse a Presidenta Dilma sob sua proteção.

    O que se passa hoje no Brasil é o confronto entre as forças da luz e as forças das trevas. As mesmas forças que proclamaram a República por causa da abolição da escravatura.
    Fiquem certos de uma coisa: NADA CONSTRUÍDO COM BASE NO ÓDIO PROSPERA.
    Temos exemplos claros. A Revolução Francesa que efetuou mudanças ditadas pelo ódio, acabou derrotada, embora algumas coisas tenham ficado, e o que ficou foi justamente o que fizeram de bom. Ou seja, o que fizeram de bom (os direitos humanos) permaneceu. O que fizeram de mau, não subsistiu.

    Outro exemplo de que o ódio não constrói nada, veio da Rússia. As perseguições contra os adversários da revolução bolchevique criaram o ódio que veio a dar com a União Soviética no chão.

    O nazismo é um exemplo magno de ódio, contra os judeus, que precipitou a Alemanha numa guerra que ela não pôde vencer. E os alemães no final da guerra tiveram de receber com juros a destruição que os nazistas espalharam pela Europa, destruição que teve como causa o ódio que as potências aliadas exerceram contra a Alemanha no ominoso Tratado de Versalhes. Ou seja, o Tratado de Paz da 1ª Guerra Mundial foi causa remota da 2ª Guerra.

    Todos esses que se baseiam no ódio criarão dificuldades para si no futuro, pois a Justiça de Deus pode até tardar mas não falha.
    O ditado quem com ferro fere com ferro será ferido é muito claro a respeito do que espera aqueles que agem com ódio. Veja o exemplo do Carlos Lacerda. Ele agiu com tanto ódio, que foi vítima dos próprios militares que ele ajudou a colocar no poder. Foi cassado por eles, e na adversidade ele veio a entender que o ódio não constrói nada.

    O amor e a justiça constroem. O ódio e a injustiça destroem.

    Não nos deixemos levar pelo ódio. Deixemos o ódio só com os coxinhas.

  • Como não assisto ao PIG e não leio o PIG, nem pela internet, fico espantado quando leio nos blogs as previsões de impeachment ou de golpe judicial e o clima de pessimismo e derrotismo. Parece até que os derrotados na eleição é que venceram. Dilma acaba de ir aos EUA, à Rússia, à Europa, faz diversos acordos importantes, mostra que é bem vista lá fora, é respeitada e admirada. O Brasil reduziu a pobreza, enquanto no mundo ela aumentou... Mas parece que o PIG conseguiu convencer a todos de que há uma "grave crise" do governo... Tanto a "crise" econômica quanto a política são aumentadas artificialmente, e em boa parte, fabricadas pelo PIG. Crise econômica? Já viram quanto o Brasil tem de reservas internacionais? Ou será que o fogo artificial do PIG conseguiu queimar aquelas reservas? O Brasil foi pedir socorro ao FMI ou será que Dilma foi à Rússia tratar com Putin, entre outras coisas, sobre o banco de desenvolvimento do Brics, com o qual o Brasil poderá vir a emprestar dinheiro a países emergentes? A safra agrícola bate novamente recordes. O Brasil vai passar a exportar leite e derivados à Russia. A indústria cresceu em maio/15. Dilma garantiu e está cumprindo, continuar avançando na implantação dos programas sociais. O Mais Médicos vai acrescentar alguns milhares de profissionais nos próximos anos. Médicos brasileiros passaram a aderir ao programa. O Enem bateu recorde de inscritos. O Pré-Sal já produz 800 mil barris por dia e caminha rapidamente para produzir 1 milhão diários, um aumento extraordinário de produção (com Vaza a Jato e tudo). A crise econômica é mundial, e o Brasil tem muito melhores condições de superá-la do que a maioria dos países, devido à sua boa gestão governamental, que tem conseguido amenizar no país os efeitos da crise mundial, entre outras coisas, por ter conseguido reduzir a dívida pública em relação ao PIB nos últimos 12 anos. Crise política? Quem chefiaria o tal "golpe"? Aécio Neves, aquele ex-candidato, mais sujo do que pau de galinheiro, citado nas delações da Vaza a Jato como propineiro-mensaleiro? FHC, o presidente privata que comprou a reeleição e o Congresso na década de 90? Alckmin, o rei da seca e do trensalão? Serra, o personagem principal naquele livro sobre a privataria, tambem envolvido no trensalão? O TCU, aquele órgão partidarizado, que tem integrantes sob suspeitas de receber propinas na mesma Vaza a Jato? Eduardo Cunha e Renan Calheiros, os "opositores da situação", também investigados na Vaza a Jato? Ou será o juiz do PIG Gilmar Mendes, o representante de FHC no STF? Só que Gilmar hoje está só: afinal, os ministros do STF e do TSE não são seus "jagunços". Gilmar faz parte de um Brasil que está ficando para trás.
    O Brasil não é do tamanho do Paraguai ou de Honduras. O PIG não tem a força que estão lhe atribuindo. O povo elegeu Dilma e a reelegeu, mesmo após toda a manipulação do PIG em 2013 e 2014 (protestos convocados pelo PIG, Vaza a Jato, o 'não vai ter copa', a derrota na copa, etc.). A democracia do Brasil não é uma casa de palha que cai com o vento. Foi construída devagar, tijolo por tijolo, e é firme. O PIG nos prescreveu a todos uma lente pela qual só se vê o lado ruim das coisas. Vamos parar de ver o mundo através da lente do PIG e fazer nosso próprio jornalismo, ver o mundo real e não o mundo manipulado do PIG.

  • Não tenho esse temor, embora saiba quanto ignominiosa é a direita brasileira. Existem autoridades brasileiras fortemente comprometidas com a democracia. Não faz muito tempo, mês passado, salvo engano, o Presidente Ricardo Lewandowski enquadrou o, símbolo do golpismo, GMendes.

  • eliane, mz e amigos deste horário ou minutário - pois não, nao tem hebdomadário?-s envolvidos na luta devem tomar a decisao correta ano que vem por ex. prefeito haddad nao se candidatar a reeleiçao.
    E a estratégia ser montada com planos realistas. Quando o inimigo parece imbativel e preciso vence-lo na estratégia que inclui o medio prazo.
    Ideias, teses e midia de esquerda calculada para 2018 e depois dele podem garantir, primeiro a nao destruiçao do que foi conquistado e, segundo a vitoria a seguir.

Related Post