Palocci e a miséria humana

Comento, com mais calma, o episódio do depoimento de Antonio Palocci a Sérgio Moro, pois  trabalhei precariamente entre a tarde de ontem e agora, em função de uma participação num debate sobre jornalismo econômico no Congresso do Conselho de Economistas do Brasil, em Belo Horizonte,ao lado  de Luís Nassif ( GGN), Ricardo Conceição (editor da revista Conjuntura Econômica, da FGV) e João Borges ( da Globonews) que, brevemente, publicarei aqui.

Tenho um “defeito” antigo de observar, além do “o que se diz” o “como se diz”, é é justamente aí que a “bomba” de Palocci perde a força.

Embora lhe tenha dado as manchetes, até a imprensa conservadora manteve um “pé atrás” com as supostas revelações do ex-ministro.

As frases de efeito  – como a do “pacto de sangue” – e os ronronados para Sérgio Moro, a quem oferecia mais do que lhe era pedido nas perguntas deixavam claro que ali estava um gato, disposto a arquear o dorso ao novo dono e a cravar as garras no velho amigo.

Em nada lembrou o comportamento constrangido que teve na história do caseiro Francenildo ou na sua demissão do governo Dilma, quando não foi capaz de justificar suas rendas pessoais, alegando “cláusulas de confidencialidade” nos negócios que teve com empresas.

Ali, era um Palocci contido, constrangido, escorregando em evasivas, nem um pouco com o este, assertivo, afirmativo e… sem provas.

Como disse antes, o Palocci sabujo foi inconvincente até para a direita e pode ter  fracassado no seu evidente objetivo de, somado às iniciativas do igualmente desmoralizado Janot, levar um Lula alquebrado para seu segundo confronto com Sérgio Moro, daqui a três dias, em seu depoimento.

É aposta errônea, pois não o levaram ao desespero e , ainda que o consigam, a história mostra  que o sacrifício  pode acabar sendo vitória.

Creio que seguem o mesmo padrão de erro e nele se aprofundam.

Andam à procura de um Judas, sem saber que também com  um Judas se faz um Cristo.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Yo quedome muy triste con este señor, para tentar escapar de Moro hace caluña contra ex-presidente

  • Sabe o que eu acho mais engraçado: troll tentando fazer discurso articulado e sem kkk (deve ser prá ver se alguém se engana e dá um replay de 5 centavos prá ele), mas babando o Moro e o Dallagnol igualzinho. Este o lado cômico destes tempos sombrios.

  • A direita se contem pq sabe q sao afirmaçoes que nao provarao nada no futuro. Mas tambem pq sabem que nao precisam fazer mto estardalhaço, pois eh o Palocci. E nisso a esquerda nao pode escorrregar.
    Nao eh como as outras delaçoes. O palocci falar, com ou sem provas, causa um choque.
    Ja vejo gente que defendia lula ate hj, se sentindo frustrado e falando q o lula tb está sujo.
    Posso estar enganado, mas acho que a tendencia das proximas pesquisas eh lula crescer no nordeste e afundar nas outras regioes, o que causará queda nas pesquisas.
    Nada incontornavel, pois a medida que nao se obtiver provas das delaçoes, ele volta a subir de novo

  • Palocci, com o tal "pacto de sangue" usou linguajar de mafioso...bem típico. Vergonhoso! Agora ele pode ficar tranquilo: será solto e poderá viver com o que sobrar do dinheiro de suas "consultorias" e ver o brazil afundando...agora me pergunto: por quê ele esperou tanto? Precisa de tanto tempo para dizer a "verdade"? Perdeu um ano à toa, sujeito...que idiota!

    • se A verdade não será dita, nem aparecerá por enquanto; continuamos manipulados do mesmo jeito, ouvindo a grande mídia fingir que nada sabe. Se tudo fosse sério, justo e verdadeiro, não estaríamos presenciando um estado de exceção, do qual a grande maioria da população nem desconfia e os amaciam o ego, os que sabem o que esta se passando não possuem vozes. Essa é a realidade do mundo hoje...tudo ficou bem claro depois das provas cabais e de nenhum tucano ser punido, senão um já morto, condenaram um tucano que faleceu em 2013. Se Palloci estivesse ali, falando toda a verdade, ele delataria as organizações globo, sabendo que todos os ex presidentes são forçados segurar as quedas dessa empresa e Palloci sabe bem disso, mas isso é sonho. A realidade é que o topo da elite mundial esta controlando o capital no mundo, mas do que nunca, devido a queda desse sistema podre.

    • Aí que prova que o Lula é inocente. Se p Lula fosse criminoso ele falava no ano passado. O Delagnhol falou no ouvido do Palocci "delata o Lula ou prisão perpétua ". Palocci inventou mentiras para sair da tortura da PGR golpista.

  • O Lula somos NÓS! Agora MUITO MAIS! Estou com sangue nos olhos! CANALHAS! MALDITOS!

  • É impressionante como se repete a farsa nas tragédias que marcam o Brasil atual. Lula, Dilma e o PT, os culpados de sempre - pior até do que no filme Casablanca, quando se fala em prender os "suspeitos" de sempre. A desmoralizada elite institucional - donos e comentaristas da mídia golpista, juízes, parlamentares, procuradores, policiais federais e grandes empresários e banqueiros envolvidos na trama golpista - tem sempre no ataque ao PT e suas lideranças a principal válvula de escape para desviar a atenção dos focos principais. Encontram R$ 51 milhões no apartamento que guarda parte das propinas do esquema Temer-Geddel-Cunha e o alvo do Ministério Público é uma suposta organização criminosa comandada por Lula, Dilma e o PT. Provas? Não existem. Nem precisam delas, basta que se divulgue a acusação de forma exaustiva e acrítica. Envoltos em possível esquema de pagamentos por advogado denunciado pela lava-jato, Moro, agente da CIA, como beneficiário indireto, sua esposa e seu primeiro amigo não são alvo de manchetes, nem de investigação, nem de qualquer denúncia dos paladinos da lava-jato. Como também se safaram todos os caciques do PSDB, mesmo diante de inúmeros indícios e provas. Foram buscar o depoimento de um canalha pronto para servir como delator e tentar escapar da condenação, numa farsa ensaiada, onde Palocci só falta perguntar ao agente da CIA se era somente aquilo que ele deveria dizer ou se havia algo mais.E há quem acredite nessa canalhice, enquanto, no Brasil real, em nome do combate falso moralista à corrupção, os setores estratégicos da economia foram destruídos, uma quadrilha assumiu o governo federal, está doando todo o patrimônio nacional, cortando direitos sociais e políticos, implantando o receituário neoliberal que gera quebradeira, desemprego em massa e massacra a maioria pobre do Brasil. Uma novela de terror, que parece sem fim, não fosse a generosa capacidade humana de superar crises e reinventar e reescrever sua própria história. Foi o 07 de Setembro menos independente da história de um país cuja população precisa urgentemente acordar desse pesadelo, que tem roubado os sonhos de muitas gerações e provocado o retorno de tragédias e farsas que marcaram nossa história. Continuamos reféns de quadrilhas que querem escravizar nosso povo, em troca de vantagens, favores, privilégios e lucros. Mantendo a tragédia principal, da enorme desigualdade social, com milhões de pessoas que passam a viver na miséria e na fome, para sustentar a riqueza porca de 1% da população. E da pobreza espiritual de parcela da população, que passa a tratar como "natural" essa tragédia que nos massacra. Aceitar como natural o golpe, a miséria, a fome, a não participação direta das pessoas nas decisões que definem suas vidas. É o que estamos vivendo.

Related Post