Papa argentino é outra coisa: sabe onde vão parar os golpes

O Papa Francisco mostrou que é rápido com o Báculo de São Pedro e deu de imediato uma arrumada no rebanho, com a transferência de D. Darci José Nicioli da função de bispo-auxiliar de Aparecida do Norte para a de bispo de Diamantina, em Minas Gerais, sua terra.

Não foi uma punição, mas uma sinalização e o próprio D. Darci deve ter percebido que passou do tom.

D. Darci tem todo o direito de apoiar ou criticar este ou qualquer governo.

Mas não está a altura da Igreja moderna insuflar os fiéis a algo que possa ser entendido como ato de violência, muito menos invocando passagens bíblicas para sustentar o que diz.

O bispo errou ao  estimular, do púlpito, os fiéis “a pisar sobre a cabeça de todas as víboras e de todos aqueles que se autodenominam jararaca”

Isto é coisa para os Marcos Felicianos, que pregam o ódio e a intolerância como marketing.

Seria o mesmo se um padre de esquerda sugerisse aos fiéis pegarem o chicote contra os vendilhões do templo que querem entregar o petróleo brasileiro.

Claro que não pretendo ensinar padre a rezar missa, mas tenho todo o direito de aplaudir o gesto papal pela serenidade de ânimos. Afinal, convivi com muitos religiosos, bispos até, e sempre fui respeitado em minhas convicções, porque gente tolerante e humana.

Francisco é argentino e sabe muito bem o que acontece nas rupturas democráticas.

Morrem pessoas, destrói-se o convívio, excomunga-se a paz.

Resistir politicamente, ocupar as ruas, protestar não é apenas um direito, é um dever de cidadania.

Mas fazer provocação, insuflar a violência, mandar pisar e esmagar… até eu que não creio sei que só pode ser um plano infernal.

Francisco vai se tornando um papa, pelo que fala e pelo que faz, digno de admiração de todos, católicos ou não.

Aliás, mais que de admiração. Neste aspecto da conjugação da firmeza com a serenidade tem sido um grande exemplo.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Papa Francisco conquistou o respeito de quem nem tem religião, como eu. Também deu um exemplo de como se trata "subordinados" que extrapolam. Não é pra menos que já houve asno da direita zurrando que estava ansioso pelo sucessor de Francisco.

  • Se o Zé e a Dilma fossem como o Papa Francisco não estaríamos vivendo o clima de guerra que vivemos hoje. Não entendo como a energúmena da Dilma deixou o energúmeno do Zé em um ministério tão importante durante mais de cinco anos.

  • Será que não encontraram documentos que provam que Lula comprou terrenos na Lua/Paraty ou fazenda em Unai/MG ?

    Tem gente tomando banho de talco colombiano .

  • Será que o Vaticano reagiu as declarações do bispo tucano ou a transferência já estava agendada e o Bispo aproveitou seus ultimos dias de alta visibilidade em Aparecida para mandar um recado ?!

  • Fernando Brito, não me queira mal, mas você está parecendo petista no Governo, muito republicano. Concordo que não é hora de insuflar a guerra, mas o que esse bispo expressou foi tão somente o ódio da casa grande contra os da senzala. E se um padre falar contra os vendilhões da Petrobrás ele estará é defendendo a soberania nacional. Não é minha verdade contra a dos que não pensam como eu, mas me parece que a luta contra os vendilhoes é claramente uma luta "do bem", enquanto o bispo, bem..., grande Papa Francisco também foi republicano, deveria é tê-lo transferido para os quintos do inferno.

  • Esse papa tem que ser reeleito.
    Lanço Francisco como sucessor de Francisco para próximo papa.

  • Agora é tarde. O sermão passou pra história. Quanto ao papa, que vá assistir spotlight e tome alguma providência contra os pedófilos... Talvez reabrir os bordéis medievais do Vaticano..

  • Legal. O Papa foi certeiro. Mas, a declaração do Bispo é só uma pequena amostra do que a Igreja no Brasil se tornou e de que lado ela está. Mandam pisar na jararaca ficam do lado das constritoras. O aperto que Dilma vem sofrendo, que a democracia vem sofrendo é de saltar os olhos das órbitas. Não é preciso ter o veneno das palavras pra ser perigoso. Basta saber armar emboscadas e ter força pra um abraço de morte. Estamos todos sufocados. Se somos jararacas, temos de temer as sucuris e as jiboias deste país. O Brasil é o país onde menos Francisco tem apoiadores no clero. E mesmo os aduladores, aqueles que conhecem o riscado da Teologia da Libertação por terem-na vivenciado na juventude, não querem mais que subir de cargo. A propósito quem entrou no lugar do Bispo espirrado de Aparecida? Não duvido que seja muito pior que o primeiro. As opções são poucas.

  • O Papa só errou na localidade. Devia mandá-lo pra África, ou melhor ainda, pra China. Lá o boquirroto ia ficar de boca fechada, com certeza.

  • Todo esse fuzuê da PF, com apreensão sem mandado e tudo que seja ligado a Lula, devem estar procurando a prova da existência da Ong "Os Amigos de Plutão".

Related Post