O Papa Francisco mostrou que é rápido com o Báculo de São Pedro e deu de imediato uma arrumada no rebanho, com a transferência de D. Darci José Nicioli da função de bispo-auxiliar de Aparecida do Norte para a de bispo de Diamantina, em Minas Gerais, sua terra.
Não foi uma punição, mas uma sinalização e o próprio D. Darci deve ter percebido que passou do tom.
D. Darci tem todo o direito de apoiar ou criticar este ou qualquer governo.
Mas não está a altura da Igreja moderna insuflar os fiéis a algo que possa ser entendido como ato de violência, muito menos invocando passagens bíblicas para sustentar o que diz.
O bispo errou ao estimular, do púlpito, os fiéis “a pisar sobre a cabeça de todas as víboras e de todos aqueles que se autodenominam jararaca”
Isto é coisa para os Marcos Felicianos, que pregam o ódio e a intolerância como marketing.
Seria o mesmo se um padre de esquerda sugerisse aos fiéis pegarem o chicote contra os vendilhões do templo que querem entregar o petróleo brasileiro.
Claro que não pretendo ensinar padre a rezar missa, mas tenho todo o direito de aplaudir o gesto papal pela serenidade de ânimos. Afinal, convivi com muitos religiosos, bispos até, e sempre fui respeitado em minhas convicções, porque gente tolerante e humana.
Francisco é argentino e sabe muito bem o que acontece nas rupturas democráticas.
Morrem pessoas, destrói-se o convívio, excomunga-se a paz.
Resistir politicamente, ocupar as ruas, protestar não é apenas um direito, é um dever de cidadania.
Mas fazer provocação, insuflar a violência, mandar pisar e esmagar… até eu que não creio sei que só pode ser um plano infernal.
Francisco vai se tornando um papa, pelo que fala e pelo que faz, digno de admiração de todos, católicos ou não.
Aliás, mais que de admiração. Neste aspecto da conjugação da firmeza com a serenidade tem sido um grande exemplo.
View Comments (26)
Papa Francisco conquistou o respeito de quem nem tem religião, como eu. Também deu um exemplo de como se trata "subordinados" que extrapolam. Não é pra menos que já houve asno da direita zurrando que estava ansioso pelo sucessor de Francisco.
Se o Zé e a Dilma fossem como o Papa Francisco não estaríamos vivendo o clima de guerra que vivemos hoje. Não entendo como a energúmena da Dilma deixou o energúmeno do Zé em um ministério tão importante durante mais de cinco anos.
Será que não encontraram documentos que provam que Lula comprou terrenos na Lua/Paraty ou fazenda em Unai/MG ?
Tem gente tomando banho de talco colombiano .
Será que o Vaticano reagiu as declarações do bispo tucano ou a transferência já estava agendada e o Bispo aproveitou seus ultimos dias de alta visibilidade em Aparecida para mandar um recado ?!
nahhh...
Alguém que está esperando uma decisão, pisa sobre ovos...
Fernando Brito, não me queira mal, mas você está parecendo petista no Governo, muito republicano. Concordo que não é hora de insuflar a guerra, mas o que esse bispo expressou foi tão somente o ódio da casa grande contra os da senzala. E se um padre falar contra os vendilhões da Petrobrás ele estará é defendendo a soberania nacional. Não é minha verdade contra a dos que não pensam como eu, mas me parece que a luta contra os vendilhoes é claramente uma luta "do bem", enquanto o bispo, bem..., grande Papa Francisco também foi republicano, deveria é tê-lo transferido para os quintos do inferno.
Esse papa tem que ser reeleito.
Lanço Francisco como sucessor de Francisco para próximo papa.
Agora é tarde. O sermão passou pra história. Quanto ao papa, que vá assistir spotlight e tome alguma providência contra os pedófilos... Talvez reabrir os bordéis medievais do Vaticano..
Legal. O Papa foi certeiro. Mas, a declaração do Bispo é só uma pequena amostra do que a Igreja no Brasil se tornou e de que lado ela está. Mandam pisar na jararaca ficam do lado das constritoras. O aperto que Dilma vem sofrendo, que a democracia vem sofrendo é de saltar os olhos das órbitas. Não é preciso ter o veneno das palavras pra ser perigoso. Basta saber armar emboscadas e ter força pra um abraço de morte. Estamos todos sufocados. Se somos jararacas, temos de temer as sucuris e as jiboias deste país. O Brasil é o país onde menos Francisco tem apoiadores no clero. E mesmo os aduladores, aqueles que conhecem o riscado da Teologia da Libertação por terem-na vivenciado na juventude, não querem mais que subir de cargo. A propósito quem entrou no lugar do Bispo espirrado de Aparecida? Não duvido que seja muito pior que o primeiro. As opções são poucas.
O Papa só errou na localidade. Devia mandá-lo pra África, ou melhor ainda, pra China. Lá o boquirroto ia ficar de boca fechada, com certeza.
Todo esse fuzuê da PF, com apreensão sem mandado e tudo que seja ligado a Lula, devem estar procurando a prova da existência da Ong "Os Amigos de Plutão".