Para Bolsonaro, 1° de Maio é o “Dia do Se Vire”

A melhor definição do pronunciamento de Jair Bolsonaro em rede de televisão, ontem, está num dos comentários postos à reportagem do UOL sobre sua fala:

“Resumindo : ele [Bolsonaro] não tem proposta nenhuma para a recuperação econômica, ele simplesmente vai ocupar aquela cadeira sem se preocupar em melhorar absolutamente nada. Larga nas mãos de Deus e cada um que se vire, é esse o projeto dele para o país. Precisa [-se] de um presidente para quê mesmo?”

É basicamente essa a política econômica que há anos se tem no Brasil, muito antes de mais essa fala tatibitati do ex-capitão a do “cada um que se vire”, acrescida de apenas uma a outra, a do “venda-se o que puder e o que não puder“.

Para cada setor com problemas, a resposta é sempre que vendendo, desregulamentando e oferecendo aos estrangeiros, tudo ficará melhor.

Diz-se que aumentando a oferta aumentará a demanda, numa interpretação simplória das leis econômicas.

Aumentar oferta enquanto a demanda permanece acachapada pelo desemprego, pela estagnação da renda, pela falta de programas e investimentos públicos e privados e, amanhã, pela redução dos valores das aposentadorias gera, ao contrário, perda de eficiência, de escala e de produtividade.

“Se virar” é o que o brasileiro está fazendo há tempos: a massa de trabalhadores “por conta própria” é a única que cresce expressivamente no Brasil: 3,8% a mais de “viradores” que há um ano, o que faz com que sejam, agora, quase um em cada quatro pessoas que trabalham no país.

Só perde, em crescimento, para os que trabalham sem carteira no setor privado, o que não deixa, claro, de ser também uma “viração”.

Juntos, somam 35 milhões de pessoas, quase 40% da força de trabalho, sem contar mais 4,3 milhões de trabalhadoras e trabalhadores domésticos sem carteira.

Quando as coisas chegam a este grau, haverá público para demandar destes “viradores” o que eles ofertam?

 

Fernando Brito:

View Comments (17)

    • Porque com o PT o Brasil poderia ser em breve a quinta economia do mundo, foi o que disse o Lula.

    • Bolsonaro não devia ter mostrado a cicatriz de sua cirurgia para tentar convencer que a tal facada não foi fake. Há quem diga que a cirurgia é abaixo do lugar da suposta facada.

  • Bolsobosta é um desequilibrado e desqualificado.
    Ele e toda bosta desse DESGOVERNO !

  • O quadro de mendigos é maior; de suicidas, de trambiqueiros, de divórcios, de abandono da Pátria para aventuras, de gente roubando e furtando tudo que vê pela frente, é muito grande também. Terra arrasada é pouco. A alegria do povo, já era, e os bons relacionamentos, desfeitos, foi como concretar o amor, o carinho, o jeito manso de falar com quem quer que seja. Vale agora a brutalidade, e tudo que nasça dos próprios discursos de quem tem a caneta na mão para ir conduzindo nosso destinos. Um samba do crioulo doido para que o pensamento crítico desapareça e fique no seu lugar a estupidez, a pequenez, a subserviência e falta de autoestima. E tudo em nome de Deus, da família, e do fascismo descarado.

  • O pior é que os mais pobres, que não gostam de política, acreditam que suas conquistas são todas resultados se esforços pessoais e graça de Deus. Ou seja, não vêem nada de errado na fala do presidente. O estado para essas pessoas é apenas a repressão e violência policial. Daí que temos dificuldades de traze los para a luta. Por isso era importante fazermos um trabalho de formação nas favelas. Esse vazio da política vem sendo ocupado por pastores vendedores de esperança

  • O pior é que os mais pobres, que não gostam de política, acreditam que suas conquistas são todas resultados se esforços pessoais e graça de Deus. Ou seja, não vêem nada de errado na fala do presidente. O estado para essas pessoas é apenas a repressão e violência policial. Daí que temos dificuldades de traze los para a luta. Por isso era importante fazermos um trabalho de formação nas favelas. Esse vazio da política vem sendo ocupado por pastores vendedores de esperança

  • Precisamos derrubar esse governo ainda este ano, ou o Brasil vai virar uma África central.

  • Brasil despencando no precipício. Quanto esses crápulas estão levando além de medalhas?

  • Falando nisso,quando é que teremos CORAGEM de colocar esses delinquentes vagabundos que hoje ocupam o governo pra rua???
    A CULPA NÃO É DO CARA QUE TE METE A MÃO NO BOLSO,É NOSSA ,QUE DEIXAMOS ISSO ACONTECER.
    Bolsonaros,moros,olavos,DDs,farsajateneses,fardados golpistas e entreguistas,togados defensores da ilegalidade ,etc,etc,assim como os virus ,os ratos,as baratas ,sempre existiram e continuarão a existir,SÓ DEPENDE DE NÓS QUE ELES FIQUEM SOB CONTROLE.
    Vamos demitir os vagabundos , que nada produzem ,ganham altos salários e ainda entregam o que é nosso de graça.
    SÓ DEPENDE DE NÓS.
    .

    • Mas por favor, que se tirem TODOS, incluindo o "limpinho" General Mourão. Se não, a situação piora. #CassaçãoDeChapaJá

  • Bolsonaro não precisa ter nenhuma proposta. Sua missão ele a está cumprindo da maneira mais correta possível. Bolsonaro é um cumpridor. Não trai jamais o compromisso com a bandeira para a qual bateu continência. Meio Ambiente? Coloca lá quem é contra a preservação do meio ambiente. Educação? Coloca lá quem é contra a educação. Economia? Coloca lá quem vai provocar a maior catástrofe econômica que o país já sofreu. Agronomia? Coloca lá quem vai dizer aos agricultores e pecuaristas que se conformem com a destruição de seus negócios pela perda de mercados e pela falta de crédito especial. Relações Exteriores? Coloca lá quem vai desligar todas as conexões que alimentam o respeito externo pelo país e as relações econômicas externas do país. Direitos Humanos? Coloca lá quem acha que se os negros rezarem no pé da goiabeira conseguirão ser bem tratados pelos brancos. Tudo ótimo. Esta é a missão que foi dada a ele pelos patrocinadores de sua estranha eleição: A destruição completa do país.

Related Post