O mais impressionante na pesquisa Ibope que circulou hoje, embora no noticiário as chamadas se voltem para os 55% que não votariam em Lula “de jeito nenhum”, é que o mesmo conceito, em percentual semelhante, com diferença insignificante, se aplica a José Serra ( 54%), Geraldo Alckmin (52%), Ciro Gomes (52%), Marina Silva ( 50%) e Aécio Neves (47%).
É obvio que a rejeição a Lula, se é que é esta, é resultado de uma campanha de insultos, acusações e ataques que já completou até aniversário, sem falhar um dia sequer. Mas, margem de erro para cá, para lá ou “ajudinhas”, o fato é que metade da população foi levada a rejeitar todos os políticos de maior expressão do país.
E não é por razões ideológicas, o que explicaria rejeições consideradas altas, na faixa do 30-35%, normais em qualquer época.
Duas instituições têm papel importante nesta generalização da política: a imprensa e o Ministério Público.
Semearam e regaram, diariamente, o “ninguém presta”.
O MP, esmerando-se em fuçar à procurar irregularidades, seja das grandes, seja das miudezas, sempre com a preocupação em rebrilhar como “a esperança da Nação”, ungidos em semideuses porque passaram em um concurso público e, meritocratas, são melhores que qualquer um.
Sob o aplauso da mídia a que alimentam com a violação dos seus deveres funcionais de prudência e sigilo, transformaram ladrões delatores em oráculos da verdade, e quem é citado por eles é que tem de provar inocência, isso quando adianta prová-la.
Não é apenas em grandes casos, rumorosos, nem com a ajuda do juiz Sérgio Moro e seu siderado desejo de ser o “Mãos Limpas” tupiniquim.
Chegamos ao cúmulo de verem ser movidas ações, até, contra eleitores que doaram quantias irrisórias ( 15, 30, 50, 100 reais) a candidatos, algo que só poderia ser saudado como legítimo e cívico e é apontado como crime.
Como escreveu hoje Nilson Lage, no Facebook, é efeito do “denuncismo, promoção do ódio, jornalismo de calúnia e imprensa de merda” que está nos levando ao paroxismo:
– Estamos perto do que se vayan todos, que tomou conta da Argentina depois da queda de (Fernando) De la Rúa e da semana em que o país teve três presidentes da República e nenhuma moeda.
Essa é a obra dos fanáticos, que se iniciou – sob a tolerância geral, aliás – há pouco mais de dois anos, quando se saudou a marcha dos “sem partido, sem bandeira”, de um padrão Fifa (que logo se mostraria, ironicamente, campeão em corrupção) e de uma folclórica carnavalização das manifestações políticas.
Hoje, os arreganhos fascistas que assistimos, com grupelhos provocando e agredindo atos, debates e até velórios, não são, evidente, apenas fruto disso, mas de interesses de muita gente engravatada e de bons modos.
Mas o método, este sim, é filhote do “pode tudo”, que se começou a entender como legítimo quando se tratava de falar de “os políticos”, todos num saco só.
Pensando assim, não só eles ficam todos mais parecidos na mediocridade, pois se desacredita do voto, como ficamos mais perto de uma ditadura, pois se desacredita da política.
View Comments (28)
Se pesquisa ganhasse eleição Aécio Neves seria Presidente. Simples assim.
Esta tática de jogar no mesmo balaio politicos sérios e esses malandros que nos assolam é de uma mediocridade digna dos que a a fazem. À falta de argumentação e programas de governo, plataformas e, o que é pior , dignidade e caráter, ficam batendo na tecla da corrupção o tempo todo. Hipócritas, vendilhões do templo, fariseus, estão fazendo o Brasil retroceder nas conquistas que obteve esses últimos anos para, tal qual hienas, jogar-se sobre a a carcaça do que sobrar. interessante é que as pesquisas também indicaram que hoje 23% votariam em Lula contra 15% do derrotado em 2014. Isso só demonstra que eles realmente têm medo é de nova derrota em 2018. Talvez se mudassem o discurso e gostassem mais do Brasil....
Esta elite medíocre e patética do MP -Ministérios dos Pinduricalhos- que se acham mais que os outros, porque se agarraram até a morte nas tetas do Estado, via um concursinho de merda, não resistem a um dia de pé no chão no asfalto, e os pesinhos de dr. estão cheinhos de bolha e eles pedindo a mamãe pra curar o dodói. Não brinquem com o Povão sofrido deste País -CANALHAS- eles (nós) são muitos mais do que vocês imaginam com seus dedinhos mimados nos smartfones...não brinquem! Porque se vocês podem VIOLAR A LEI e os direitos das pessoas...nós também podemos...
Essa geringonça (PF) está se transformando em Gestapo?
Agora tem um outro lado meio incontrolável : A Justiça.
Enquanto um , hoje, Presidente da Câmara tem processos "assentados" desde 2006 e mesmo com provas atuais de improbidade e nada acontece; enquanto há os Helipóteros e nada acontece e ninguém é responsabilizado; enquanto 1/3 dos responsáveis por Julgar o Governo tem processos em tramitação a passo de tartaruga tratada a Morfina e nada acontece; enquanto o único penalizado pela Sathiagara foi o Policial que decidiu fazer barulho pois nada mais podia ser feito; enquanto uma lista de Furnas fica no eu acho que é falsa...; enquanto que um ex-presidente fegacê confessa que sabia de corrupção e nada fez, e nada acontece... por mais austeridade que possua uma pessoa, por mais ilibada que seja a sua pessoa - a Presidente ) , a mensagem do paquiderme Governamental ( Três Poderes ) é suja.
Ou o Judiciário mostra que é célere e que possui reputação ilibada, ou é melhor devolver o Brasil aos índios com uma carta de desculpas.
Se não podemos confiar no Judiciário, então é porque ainda vivemos a idade do Escravagismo.
Isso ainda vai dar merda! Quando matarem alguém por ser petista aí a coisa vai feder.
Volto a repetir aqui uma história verídica de como são os coxinhas raivosas que só agem em bando:
Estava eu em um estacionamento de super mercado colocando minhas compras pra dentro do carro. Haviam diversas pessoas fazendo o mesmo.
De repente, houve o barulho das panelas ao longe onde haviam prédios. Uma, talvez, família estava à tres carros do meu. Era um homem da minha idade e uma mulher e dois rapazes aparentando filhos. Começaram à aplaudir e gritar impropérios. Eu estava só. Porém, um amigo estava a uns vinte metros dali e me perguntou, gritando obviamente, o que eu achava do panelaço.
Então eu gritei bem mais alto: SÃO ANALFABETOS POLÍTICOS!"
Rapidamente, os "manifestantes" do estacionamento pararam e me olharam com cara fechada. Continuei colocando as compras. Um dos rapazes do outro carro ameaçou vir na minha direção com aquela expressão conhecida de quem vai atacar, incentivado pelo suposto pai.
Ao contrário do que eles imaginariam, eu fixei o olhar e me pus longe do carro (quase que dizendo, vem). Nisso, um dos rapazes ameaçou segurar o outro e o pai impediu. Ele exitou, exitou, começou a caminhar mais devagar, e eu ali firme (vem).
A mãe gritou "para, volta"! Foi então que meu amigo que acabara de entrar no carro, deu ré e parou perto de mim e perguntou pra mim: "algum problema aí, e já foi descendo do carro. O coxinha parou e ficou em choque. Mesmo em superioridade numérica, ele ficou ali sem dar um pio! Os outros dois disseram então pra deixar pra lá, entraram no carro e saíram em disparada irresponsavelmente.
Ou sejâ, você só verá agressões verbais e físicas da parte desses debilóides quanto eles tiverem certeza de que estão protegidos!
Cambada de covardes!
Tolo é quem acredita que possa existir um governo de esquerda democrático. Os governos de esquerda, é certo, se iniciam, hodiernamente, por meios democráticos, contudo, a manutenção da Esquerda no Poder necessita do enfraquecimento das instituições e da mitigação de Princípios Constitucionais. Assim, os esquerdistas pretendem, quando no Poder, minar a Justiça, os órgãos de fiscalização e a imprensa. Observem bem como petistas odeiam Sérgio Moro, o TCU, Augusto Nardes e a imprensa livre. Blogs como este, o Tijolaço, servem a todo o tempo para descredibilizar as instituições e fazer crer que a democracia não é democracia e que o que ocorre na Venezuela, por exemplo, seria democracia. Basta ao incauto ler o decálogo de Vladimir Lenin e estudar a história de como Stalin ascendeu a Poder para verificar que pode haver uma mudança nos métodos, mas que todos os movimentos de esquerda buscam um Estado Totalitário. O PT tentou isso diversas vezes, como por exemplo, com o PNDH-3 e com o Decreto Bolivariano n.º 8.243/2014. Ou seja, Dilma Roussef e José Dirceu, quando combateram à ditadura da Direita (financiada pelos Estados Unidos), na verdade não lutaram por uma Democracia, mas por uma Ditadura, só que de viés esquerdista. Prova concreta disso era a relação profunda que ambos tinham com Cuba e Fidel Castro. Mas daí surge a pergunta: Como José Dirceu, que ama e é louco por dinheiro, a ponto de tornar-se milionário com o capital alheio, ia querer uma ditadura socialista? A resposta é simples: desde Stalin, os estados socialistas históricos possuem aqueles que rodeiam o Poder, ou seja, aqueles que são agraciados pelo Poder, que na Rússia se chamavam de nomenklatura. E em cada regime socialista, a "nomenklatura" goza do mais alto luxo, enquanto o povo é igualado na pobreza. Não se enganem nunca: nenhum esquerdista quer, de fato, Democracia.
Excelente! Muito bom mesmo, melhor talvez o Bolsonaro, Eduardo Cunha, e Aécio Neves ou quem sabe, Paulinho da Força, Agripino Maio ou então Ronaldo Caiado.... mas agora acalme-se, tome o remedinho e vá descansar, por hoje a dose já foi suficiente. Amanhã você obra mais e a gente promete leva-lo muito a sério. Muito bom, mas agora relaxa e durma.
Estou tranquilo. Só de perceber que existe um Brasil pensante que enxergou esse processo e o travou, durmo mais tranquilo.
Fascista. Covarde.
Não entendi, José Carlos! Sou fascista por defender a democracia?
O grande problema não está do lado de lá, pois não fazem nada que já não sabíamos que fariam.
O grande problema, e ao mesmo tempo a fácil solução para isso que está ocorrendo, está do lado de cá, pois elegemos Dilma presidente para governar e ela desde final de outubro de 2014 não governa, não fala com a população brasileira, não estabelece através de cadeia de Rádio e TV o contraditório, o necessário debate político, a essencial polêmica. Até quando ficará muda quem foi eleita para ser a líder política da nação brasileira ou será que ela pensa que foi para ficar sentada gerenciando a economia e que assim tudo se resolverá, ignorando o aparato que se montou do lado de lá para não deixarem o país andar e assim retomarem o poder na mão grande, paraguaia?
Acorda presidente Dilma, se não o combatermos, com todas as forças e sobretudo informação, inclusive a falta de escrúpulos que a guerra permite em seu limite, não terminará a crise política e sem terminar a crise política, se agravará a econômica e a situação ficará insustentável, a mercê dos que condenaram o Brasil ao atraso até hoje, com rápidas e raras exceções, como a dos últimos doze anos. A vida quer é coragem, presidente Dilma, não para adornar capa de livro, mas sim para não deixar o povo só, sem liderança, e sem luta perder a esperança e o futuro. Vamos dar um basta nesse estado de exceção, nessa justiça seletiva e nesse monopólio da desinformação, unidos para golpearem a democracia brasileira. Calados, a certeza que perderemos todos.
Quebraram o país três vezes. Multiplicaram a dívida interna por oito. Não fizeram uma obra estruturante. Por incompetência levaram o país a um apagão. Venderam onque puderam a precobde banana. Escolabnivel superior não fizeram uma se quer. Deram 100 bilhões de reais pra banqueiros com o PROER., a mando so FMI. Conseguiram ao final de oito anos acabar com o Plano Real aompassarbongoverno com taxas de despregou e inflação de 12,4%, sem reservas cambiais e SELIC que chegou a 22 - 45%. Onde que esse povo que toma agua de merda, preconceituosos, vendilhões e em mimoria encontram argumentos pra se acharem dono do pais? Veja Aécio em Minas, Alckimin em São Paulo, 1 km de metro por ano, e o Richa em Paraná, sinonimos da incompetência da oposição. São ocos, sem idéias próprias, vivem de trapaças, sonegação, são costuma sonegadores. Vajam a Operacao Zelotes,csaonos bandidos de colarinho branco q estão lá, não é nordestino e nem impessoal do bolsa famila. São os párias da nação que nunca souberam dividir.
Isto que vc escreveu se parece muito com o que fizeram várias nações diante da selvageria nazifascista: fecharam os olhos para as atrocidades comandadas por um psicopata e depois que o viram derrotado começaram a disputar qual país era o mais anti-Hitlerista. Um dia a mídia-bandida e os semideuses do ministério público serão inapelavelmente desmascarados e aí veremos muita gente dizendo que era contra a disseminação do ódio e da intolerância, simpatizava com o PT, votou no Lula e por aí vai. Este dia chegará, não sei quando, mas chegará pois a história é imperdoável com estas hordas bárbaras que tentam manter o naufragante capitalismo excludente à tona. Ou, na maioria dos casos, aceita ser manipulada por ele.