Para quem acha que ganha eleição deitado em berço esplêndido…

É claro que a credibilidade que se deve dar à pesquisa Ibope divulgada hoje  é –  como a todas as pesquisas que se fazem longe ainda da “prova dos nove” das urnas –  não seja lá estas coisas.

Mesmo assim, é importante destacar que a inação do governo está cobrando um preço que os perdulários da mansuetude política não se incomodam em pagar.

Ou será que eles acham que “usando o controle remoto para mudar de canal” o povo brasileiro vai ver algo diferente do monocórdio massacre da mídia, afirmando dia e noite que o país está a caminho do caos e que nossa economia se derrete como uma pedra de gelo sob o sol?

Por isso, não surpreende em nada que a popularidade pessoal da Presidenta Dilma Rousseff esteja incólume (54% em setembro, 56% em dezembro e 55% em fevereiro), mas a aprovação de seu governo oscile para baixo em nível significativo.

Mesmo sendo o velho e conhecido Ibope, o índice revela desgaste.

Claro, um governo que não se defende e muito menos ataca seus adversários vira mesmo de saco de pancadas.

Por mais “queixo-duro” que seja, alguma coisa perde a cada dia.

Novamente, como dissemos na pesquisa CNT/MDA, dias atrás: não existe qualquer sobra eleitoral à vista, tamanha é a fraqueza da oposição partidária formal: o PSDB e a dupla Campos-Marina.

Mas, como disse a D. Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais, nas eleições de 2010: a oposição de verdade é a mídia e ela está  forte.

O que ela é capaz de propagar, ninguém sabe.

Mas quem não é ingênuo imagina.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Eu concordo integralmente com o articulista e com o artigo.
    Desde o início dos protestos no ano passado, a presidente e seu ministro da justiça deveriam ter sido mais incisivos.
    A presidente, função dos protestos, iniciou ou tentou algumas mudanças, uma delas visava uma reforma política. Os protestos terminaram e as mudanças com eles.
    Estamos assistindo o que se passa na Venezuela, acredito muito que estamos no mesmo caminho. Nossa imprensa e nossos políticos arcaicos são mais sutis mas tenho certeza que tramam. Não admitem perder e pelo andar da carruagem não vão perder. A presidente, pela constituição não pode intervir nos estados, nem deve fazer isto. Mas, convocar uma cadeia de TV para deixar claro o que o governo considera um protesto legítimo e o que é baderna e vandalismo. A baderna e o vandalismo não seriam tolerados e os arruaceiros seriam punidos exemplarmente.
    Iria a TV também para desmentir a imprensa canalha sobre muitos assuntos, como o mais médicos, enfiar o dedo no rosto do presidente da Associação Médica Brasileira pelo que fez, faz e ainda fará.
    Afirmar-se como a autoridade máxima deste país que queiram ou não não é do PT. Ela é a presidente do Brasil.
    Esta sua postura pode ser até bem intencionada e não duvido disto mas, o inferno está cheio de boas intenções.
    A permanência do ministro da justiça é incompreensível a qualquer um minimamente antenado. Por que este ministro continua? Que forças o sustentam? A secretaria de comunicação estava entregue a uma pessoa vinda do Grupo Globo. Por que o ministro Paulo Bernardo engavetou o projeto de Lei dos Médios. Enquanto isso a imprensa deita e rola, escreve o que quer.
    Dias atrás um professor durante um programa da Globo News que eu assistia, enfiou o dedo na cara da "moderadora" e disse em alto em bom tom: - Estou na Globo, quando a Globo deu uma única notícia positiva sobre a Venezuela, será que os venezuelanos são tão burros que elegem e reelegem a quinze anos um governo que prejudica.
    É isto que a presidente precisa fazer!
    Quem se lembra da convocação do ministro da justiça sobre o caso Alstom viu o deputado José Anibal, que deixou de ser secretário por um dia para poder ir ao Congresso, com o dedo em riste perguntando ao ministro V.Sas afirma que recebi suborno? Apareceu a informação que sua esposa é sócia do homem que distribuía o dinheiro. Onde está o deputado Anibal? O mesmo com Andrea Matarazzo que também recebeu.
    Infelizmente os políticos que "apoiam" o governo tem suas falcatruas.
    Esta na hora do governo usar o que sabe. Todos vão "afinar"!
    Acreditar que irá vencer a eleição pela inércia ou inexistência de oposição minimamente qualificada como tal, vejo como um caminho muito perigoso. A qualquer momento aparece um paladino, um morcego ou outro super herói qualquer que insuflado pela imprensa e leva a eleição.
    Onde está o conselho político da presidente que não investe no pedido de plebiscito para aprovar ou não uma reforma política que acabe com a situação do executivo de qualquer partido ser refém do bando de canalhas que pululam nas nossas casas legislativas.
    O governo não precisa ser forte, deve parecer forte.

    • Uma operaçãozinha da PF na area de saúde do Rio Grande do Norte e toda aquela palhaçada do Caiado contra o mais médicos iria por água abaixo, mas com esse zé bufão no ministério da justiça deixa esses pilantras cantarem de galo.

  • O PT ficou acomodado deixando que os simpatizantes do partido fiquem que nem loucos todo dia nas redes sociais tentando desmascarar as mentiras do PIG. A Dilma nunca será um Chávez ou uma Cristina pra enfrentar o PIG, pois ela é medrosa, assim como foi o Lula também. Nessa área tenho certeza que todos os que votaram nela esperava mais, ao invés de ouvir ela falar do controle remoto. O PT precisa de políticos firmes e não esses bananões que estamos vendo. O Requião, o garotinho e o Protógenes sim, esses não tem medo do PIG e enfrentam a fera de cara limpa. Já o governo do Lula e da Dilma enchendo os bolsos do PIG.

  • Recém assisti no J.Band o "Facista Calvo" noticiar a prisão do Canalha R. Geferson, como se ele fosse um coitadinho, e sem nenhum comentário à seguir, como de praxe nos casos do PT. E logo noticiou o Mensalão Tucano, falando dos valores de cerca de 115 Milhões de Reais, como se fosse algo normal,sem nenhum comentário e logo depois passou à outra notícia. Longe de ser o "paladino da moral" como é com o PT.
    E é assim, se alguém pensa que haverá trégua do PIG, se engana. Fascistas são focados e os "Âncoras de plantão" são ancorados por gordos salários e seus patrões armados com os "canhões mediáticos" !
    E o PT ??? Vai ficar "caminhando e cantando e seguindo a canção...pra dizer que não falou de flores !"

  • Quer dizer que mudou o Secretário da SECOM mas a comunicação é a mesma. Uma tal Secretaria, suponho, não existe apenas para distribuir os recursos para a veiculação das informações sobre as ações do Governo, deve ter caráter político, também, afinal, é do interesse do Governo que a população saiba o que se está fazendo e porque. Se deixar para a mídia que é claramente um partido político de oposição fazer a comunicação sem nenhum contraponto,no mínimo, a inércia dos governantes vai ajudar no aumento da representação parlamentar da oposição.

  • Antonio e Adilson: concordo plenamente com vocês. O governo está dormindo em berço esplêndido, como diz nosso hino. Para o governo perder a eleição basta o seguinte: a mídia golpista e a direita transformam a copa do mundo em um caos e os produtos somem das prateleiras dos supermercados (assim como está acontecendo na Venezuela hoje, e no Chile de Allende em 1973). Pronto. Eleição já era. E o governo dormindoooo...zzzzzzzz...principalmente o ministro Zé da Justiça.

    • A crise de abastecimento é o que mais me assusta pelo alto poder de destruir o governo e pela facilidade com que pode ser feita. Quanto à SECOM, trocamos 6 por meia dúzia. Aí, fica difícil. Sabíamos que seria um ano trabalhoso, para gente desmontar armadilhas, denunciar as futuras maquinações e maldades, mas precisamos de alguma ajuda.

      • Essa SECOM atual continua sonolenta e não consegue sair do cerco que está sendo feito para só ser veiculado o que é negativo do governo, a presidente tem inaugurado várias obras nesses últimos anos mas nada sai na TV aberta, nem da TV NBR é feita tal divulgação, achar que vai ganhar eleição só pelo número da pesquisa de hoje é um erro fatal, visto a avalanche de denúncias e factóides pré-eleitorais que eles lançam em todas elas.É preciso um 360º tanto na SECOM como até na própria bancado do partido no congresso, não adianta ficar escorado na militância, um dia ela cansa.

  • Bom, se dois institutos já indicaram queda, apesar de sensível, e ainda faltam 4 meses pra Copa, imagem a queda que virá de Junho até Outubro?
    É gente, não vai dar pro PT! O Brasil vai ser governado pelo jeito quieto de comer do mineiro ou pelo pernambucano de olhos azuis e jeito gentil de ser.

    • Lugar de tucano é na Veja. Não sei o que pessoas cretinas como você vem fazer neste blog.

  • Não é o IBOPE que vai perder para a pesquisadora Alemã.
    Assisti o PAC 2, tento passar para quem eu vejo, não é
    fácil a resistência existe.
    chamei meus filhos para se orgulharem do país, mas a
    cabeça deles é metade manifestações, nada presta, tudo
    esta ruim, o preço do onibus..os impostos, do plastation...
    A pergunta que fiz a eles depois que passou os 16 minutos
    de video, foi a seguinte:
    ONDE É QUE VOCÊS ACHARAM UM BOM LUGAR PARA TRABALHAR NESTE
    CONTEXTO DE MELOHORIAS NO PAÍS. E COM TANTOS EMPREGOS SENDO
    OFEERTADOS...
    Estou indignado com esta piazada, que só come biscoito recheado..

  • Onde se esconde o novo Ministro Thomas Traumann da SECOM que não faz nada?!

  • Pronto! Agora os biscoitos recheados vão virar alvo da esquerda! Depois do Lula ter dito que a crise é culpa das pessoas loiras e de olhos azuis nada me espanta.

Related Post