Para quem acha que Libra é tudo, vem aí Franco…

Preste atenção neste trecho da entrevista da presidenta da Petrobras, Graça Foster, ao Estadão, no final de semana:

A área de Franco, pelo que se comenta, está muito próxima do tamanho de Libra (8-12 bilhões, segundo a ANP). E Franco é só uma das áreas da cessão onerosa. Se tiver 8 bilhões de barris, por exemplo, a Petrobrás explora até 5 bilhões? Como funciona?

O contrato é esse (5 bilhões de barris de óleo equivalente). Tudo além de cinco, se é cinco num campo, se a gente vai desenvolver aqui também, ali… Essa é uma das etapas mais importantes dessa discussão.

Seria mais viável focar em um campo apenas?

O que é mais razoável, mais adequado, para uma empresa de petróleo não necessariamente é para a União. Há que se olhar os dois lados e a palavra final é da União. O petróleo é dela, pertence a ela. Aquilo que é mais razoável para uma empresa de petróleo nem sempre é o mais adequado para a União. Por isso, é uma discussão importante e rica.

A Petrobrás pode devolver algumas áreas para a União?

Essa é a discussão que vamos fazer. Já estamos prontos. Em 2010, assinamos contrato, já estamos perto de 2014, está na hora de sentar para organizar, montar um cronograma de atividades, (avaliar) todos os itens que precisam ser discutidos, passo a passo, o timing para cada um e fazer um trabalho técnico e econômico.

Deu para entender o que a gente vinha dizendo aqui?

Franco é apenas uma das seis áreas entregues por contrato diretamente à Petrobras, durante o processo de capitalização da empresa.  Foi com essa operação que o Brasil conseguiu recuperar uma parte do capital da Petrobras que Fernando Henrique espalhou na Bolsa de Nova York.

Aliás, outro Franco, não o campo de petróleo, mas diretor e depois

presidente do Banco Central do governo tucano, queria vender a Petrobras, o que em parte foi feito com a entrega das ações aos

americanos.

Veja aí ao lado como o Estado brasileiro recuperou quase 10% da empresa naquela operação.

Pelo menos em relação a Franco, estão praticamente prontos os estudos de avaliação e eles indicaram reservas muito superiores aos 3,5 bilhões de óleo recuperável – a previsão inicial, de 2009 –  e aos próprios 5 bilhões de barris contratados com a União.

Também estão neste ponto os trabalhos em Florim, cuja estimativa original, de meio bilhão de barris, com poços que revelaram reservatórios de grande dimensão vertical, embora a área seja bem menor que Franco.

Ainda há quatro áreas “bloqueadas” para a Petrobras, no contrato de cessão onerosa: entorno de Iara, Tupi Sul e Tupi Nordeste , além de Peroba, esta incluída na condição de “reserva” para o caso de não se alcançarem os 5 bilhões de barris, o que não vai acontecer, é evidente agora.

Uma avaliação superior ao volume contratado vai ser, provavelmente, objeto de adjudicação direta – como permite a lei de partilha – a Petrobras, que renegociará os valores a serem pagos à União por este excedente.

Será que os que achavam que Libra deveria ter ficado exclusivamente a cargo da Petrobras, sem captação de recursos de parceiros para a exploração se dão conta de que isso implicaria – já de início – em abandonar os investimentos nestas áreas da cessão onerosa, as quais, além de estar contratualmente obrigada a perfurar e produzir, o petróleo é tão garantido e de boa qualidade quanto em Libra?

E mais: tudo indica que, somadas, as áreas já parcialmente adjudicadas à Petrobras, provavelmente, vão superar as reservas de Libra.

Se esgotarmos a Petrobras em imprudências, mesmo que com generosas razões, eu garanto a você que a tal “falta de interesse dos investidores estrangeiros” vira num instante apetite de formigas por mel.

Fernando Brito:

View Comments (35)

  • E lembrar que os corruptos vende-pátria disseram que a Petrobrás era um "paquiderme" e que iriam desmontá-la "osso por osso". Se levarem, desmontam mesmo É da natureza desses bandidos.

    • Os privatas do governo FHC sucatearam a Petrobrás, afundaram por incompetência e negligência a P-36, torraram 50 milhões de dólares (umas 3 vezes mais do que o valor do caixa 2, chamado "mensalão", o maior escândalo da história da mídia brasileira...) para por um x no nome da empresa, e para esculhambá-la ainda mais e desvalorizá-la aos olhos da população chamaram-na muitas vezes, através de sua mídia chapa branca, de Petrossauro.

      • Incompetência e negligência, não...sabotagem para justificar privatização.

  • Então não seria melhor a Petrobrás se dedicar a Exploração de Libra e entregar esta área de Franco para a iniciativa privada e cobrar tudo sobre ele que tem direito? Com Libra além de muito lucro ainda teremos uma renda fabulosa e garantia de produção com sobra para o consumo e com mais umas duas ou três áreas podermos exportar e montar na grana. Que tal a idéia.
    ?

  • Esses enormes campos de petróleo foram descobertos, depois de muitos estudos e investimentos, pela PETROBRAS. Outras empresas, inclusive a SHELL perfuraram por ali em busca de petróleo e nada acharam Repito então : Foram descobertos pela PETROBRAS. E o Estado está entregando-os, ou parte deles, para concorrentes da PETROBRAS com a desculpa que a PETROBRAS não teria os recursos suficientes para explorá-los sozinha, o que é uma falácia. Qualquer banqueiro do mundo emprestaria 200 bilhões para alguém que tivesse uma mina de ouro no fundo do quintal que valesse 1,5 trilhão. Então, o Estado está utilizando a PETROBRAS como o boi rufião. Na fazenda, o fazendeiro (Estado) sabendo que determinado boi é bom de chinfra (PETROBRAS), utiliza-o para identificar as vacas férteis no pasto (os campos de petróleo). Quando o rufião as identifica e prepara-se para ter o prazer de desfrutá-las, o fazendeiro retira o rufião de perto e escolhe outro boi a dedo (as concorrentes multinacionais da PETROBRAS) fara fecundá-las. Uma puta de uma sacanagem com o rufião! O fazendeiro adora e exalta as qualidades do rufião, mas vive sacaneando-o. E nem permite lamúrias do pobre coitado, taxando-o de mal-agradecido, corporativista e egoísta, quando dessas lamúrias. Um dia o rufião desanima.

    • Seu raciocínio perdeu qualquer sentido já na frase "qualquer banqueiro do mundo emprestaria 200 bilhões para alguém que tivesse uma mina de ouro no fundo do quintal que valesse 1,5 trilhão"

      Não é verdade.

      Um empréstimo de 200 bilhões de dólares não se consegue em qualquer esquina.

      A Petrobrás NUNCA, JAMAIS conseguiria levantar essa grana toda através de empréstimos internacionais. Se conseguisse, seria daqui a 15, 20 anos, o que não interessa nem um pouco ao povo brasileiro, que precisa de royalties PRA ONTEM, além do quê, ninguém sabe quanto vai valer o barril de petróleo daqui a 20 anos, quando os carros elétricos abastecidos por usinas de fusão nuclear substituírem os carros a gasolina.

      NÃO EXISTE nenhuma possibilidade de se acusar Dilma de "entreguismo" nesse episódio do Leilão de Libra. Não adianta estrebuchar, virar pra cima e pra baixo, prum lado e pro outro, que NADA mudará o fato de que Dilma fez um ÓTIMO negócio para o povo brasileiro, sem NENHUM RESQUÍCIO de "traição" ou coisa que o valha.

      Essa é que a verdade. Doa a quem doer.

      • Cid,

        200 bilhões serão necessários ao longo de toda a campanha exploratória (uns 35 anos). Se não for a PETROBRAS, vai ser a Total, a Shell ou qualquer outra a pedir emprestado. Nenhuma petroleira tem este dinheiro em caixa. Também acho que Dilma fez um bom negócio para o Brasil, não nego isto. Só estou afirmando que não foi tão bom assim para a PETROBRAS. Ela descobriu o petróleo! E isto é o mais importante em uma empresa de petróleo. Quem descobre, resolve o resto (Extrair, refinar, transportar e vender). Quem não descobre, não tem nem como fazer o resto. Imaginemos que uma petroleira norte-americana descobrisse campos de petróleo desta magnitude na costa norte-americana. Ou melhor, para não ficar no exemplo americano, imaginemos que alguma petroleira chinesa descobrisse o mesmo lá na costa deles. Os governos desses países chamariam as concorrentes dessas petroleiras nacionais para dividir o óleo? Acho que a resposta é não, não é mesmo? A não ser que isto não atrapalhasse os interesses das suas petroleiras nacionais. Então fiquemos assim : Bom para o Brasil, não tão bom assim para a PETROBRAS, que teve que desembolsar 6 bi para ter o direito de explorar o petróleo que ela mesma descobriu e ficará somente com 40% do petróleo. E ainda com a responsabilidade de alto risco de operar todos os sistemas.

      • "Carros elétricos abastecidos a fusão nuclear....."
        Se informou com livros de ficção científica e vem cantar de galo.

    • A que juros , sabichão? Ninguém está aí para perder dinheiro.
      Faz a conta primeiro do custo de se pagar juros X o modelo de partilha.
      Bota na ponta do lápis em vez de fazer achismo e desonestidade intelectual!

    • Outra coisa que você tem que botar no papel é que a Petrobrás não é 100% estatal, então , o que for melhor para a Petrobrás não é o melhor para a União e os brasileiros, porque tem os acionistas estrangeiros!

  • Eis o legado que FHC e sua trupe deixaram para o Brasil com a doação da Vale:

    O maior trem do mundo
    (Carlos Drummond de Andrade)

    O maior trem do mundo
    Leva minha terra
    Para a Alemanha
    Leva minha terra
    Para o Canadá
    Leva minha terra
    Para o Japão

    O maior trem do mundo
    Puxado por cinco locomotivas a óleo diesel
    Engatadas geminadas desembestadas
    Leva meu tempo, minha infância, minha vida
    Triturada em 163 vagões de minério e destruição

    O maior trem do mundo
    Transporta a coisa mínima do mundo
    Meu coração itabirano

    Lá vai o trem maior do mundo
    Vai serpenteando, vai sumindo
    E um dia, eu sei não voltará
    Pois nem terra nem coração existem mais.

    (Jornal “O Cometa Itabirano”, 1984)

  • Com tanto do pré-sal na mão, criar mais obrigações para a Petrobras em
    Libra seria um suicídio tipo OGX. A associação com mais empresas permite melhor timing para Petrobras tocar seus compromissos. De qualquer forma, os campos já licitados virão ser sério desafio para a indústria nacional atender as encomendas obrigatórias

  • LULA é do tamanho do UNIVERSO é único é UM DEUS VIVO da POLITICA mundial e DILMAS a SUPER-PRESIDENTA.

  • Tenho receio de um sabotagem que faça vazar petróleo atingindo as praias do RJ, para baixar os preços das ações e rapiná-la nos EUA.

  • Merdal ops, merval, sabe tudo e convive com tudo que for ligado ao p$db e ao stf e fala com a arrogância tipica dos puxa-sacos!

  • Acho que a aposta e o vinho estragado já tá fazendo efeito no porta vós da Globo.

  • O ex Presidente Chaves também foi vitima destes agentes da CIA.