Parabéns, Joaquim Levy, que fez aquela teimosa da Dilma desistir da política de pleno emprego. Parabéns, jornais e seus comentaristas, que forçaram o Brasil a apostar na recessão para deter a “ameaça inflacionária” que, por sua vez, derivava da tão defendida política de realismo tarifário. Parabéns Michel Temer e sua equipe econômica “dos sonhos”, que não hesitaram em apertar mais o já arrochado garrote das contas públicas.
O gráfico aí de cima vocês devem recortar, mandar emoldurar e pendurar na parede de seus belos escritórios, como o troféu que prova a sua superioridade indiscutível em criar desemprego, sofrimento, desesperança e degradação para milhões de brasileiros.
Se você não perceberam, é a marca do maior índice de perda de postos de trabalho, formais e informais, da história recente – 25 anos! – de nosso país e talvez mais, porque só até aí vai a pesquisa dos economistas Bruno Ottoni e Tiago Barreira, da FGV, reconstruíram a série de mercado de trabalho até 1992, adequando a nova e a velha metodologia de apuração do IBGE.
Não é truque de “blog sujo”, imbuído de esquerdismo (pobre Lord Keynes) keynesiano, desenvolvimentismo varguista, nacionalismo arcaico. Está na Folha, no caso de duvidarem de sua própria proeza, com um título que a expõe com toda a crueza: Destruição de emprego na atual recessão é a mais forte em 25 anos.
Vocês são o máximo, senhores neoliberais! E olhem que isso é em percentual, porque em número absoluto de seres humanos – no caso de considerarem os pobres seres humanos, claro – porque os brasileiros, em 1992, eram 155 milhões e agora somos quase 208 milhões, segundo o mesmo IBGE.
Podem por, então, aí, mais um 25% na multidão de desesperançados.
Assim como o Giordano Bruno de Brecht se levantava contra os sábios da Inquisição, que ao mundo explicavam com seus domas, dizendo que a finalidade da ciência era aliviar a canseira humana, é preciso que se aponta a estupidez desumana destes sabidos. Porque a finalidade da política econômica é buscar prover a todos de trabalho, sustento e dignidade.
Quando a coisa chega a este ponto, desaparece o sentido de discutir detalhes e amenidades, porque há uma hecatombe social a ser enfrentada.
A qual, do contrário, nos devorará a todos.
View Comments (18)
Fica aqui a questao:
Se a dilma tivesse mantido a politica de pleno emprego, teria caido do mesmo jeito, mas o trabalhador e populaçao em geral iria ter a lembrança do antes de dilma cair e do depois.
No atual estagio, o que mta gente lembra eh de que antes da dilma cair, ela tinha colocado o levy e que ela ja aprofundou o desemprego.
Nao a toa o trabalhador e parte da classe media começa se lembrar do lula. So nao se lembram da dilma pq ela nao quis que assim fosse, quando preferiu mudar o discurso que a reelegeu
Caro Brito, seria interessante marcar no gráfico o inicio da lava-jato e das "jornadas de 2013".
Sem dúvida!
Não podemos deixar de parabenizar, também, os asnos paneleiros, as antas adoradoras de patos e os trolls financiados para enganar uma verdadeira manada de analfabetos políticos de todas as camadas que acreditam em qualquer merda que aparece nas redes sociais. Os chineses não tiveram pudores em passar com tanques por cima daqueles manipulados que tomaram a praça da Paz Celestial em Pequim, em 1989; por aqui os baderneiros tomaram as ruas em 2013 e não apanharam como deveriam. O futuro do Brasil foi vendido por 20 centavos.
concordo contigo Carlos. essas"redes sociais",são UM DEMONIO. UM CAPETA QUE O BRASIL ABRAÇOU. e pior,muitos acham isso moderno como a UBER(que está também acabando com o brasil). nosso destino é a falência.
DALANHAR; ato de acusar sem provas, tentar condenar por convicção; ato de misturar fatos com crenças. 'provar é argumentar'; fé como prova, sinônimo de acusação autoritária, perseguição, 'julgar é um ato de fé' - vou enviar como sugestão para o Aurélio.
O Neoliberalismo não é uma escola de Economia. É uma ideologia de dominação geopolítica.
O neoliberalismo existe para vender todo o patrimônio de um país. A velha tática do "Estado mínimo". Ou seja: socializar o prejuizo e privatizar o lucro. No caso do Brasil, para citar só um fato, de qua adianta privatizar tudo se a infraestrutura depende de recursos do Governo e das construtoras para fazer estradas, refinarias, navios, plataformas, navios sonda, etc.? Fica tudo na mesma. O que precisamos é de políticos sérios, que pensem no país e não em seus próprios interesses escusos. Na proxima eleição não podemos eleger nenhum deputado ou senador "ficha suja".
"A inflação está alta porque o desemprego esta baixo e o salário muito alto"- Arminio Fraga 23/05/2013
O factóide do césar maia acaba de dizer que a agenda da Câmara é a do DEUS mercado.Todo mundo sabe o significado disso.
Imagino porém que o próprio dito cujo não saiba o que diz pois é um primário mal fabricado no pefelê atual D E M O golpista.
Tudo de acordo com o plano. Quantas vezes os economistas ligados ao PSDB escreveram criticando o aquecimento do mercado de trabalho e a "dificuldade" em encontrar mão de obra? Desse ponto de vista, não estamos experimentando um fracasso, mas um rotundo sucesso. É isso aí que eles querem
Isso, o desemprego e o excesso de mão de obra, numa economia industrial poderosa e essencialmente exportadora, seria uma benção para os empresários. Mas numa economia dependente da massa salarial para o consumo interno que estrutura a base da economia, é um suicídio empresarial. Não faz sentido, e só pode ser atribuído a uma enorme ilusão de grandeza econômica que a paisagem paulista passa para quem não sabe ver os problemas em profundidade. Neste sentido, vemos um Dória surfando na superfície dessa paisagem, como o ápice político de toda esta esta ilusão.
Exatamente.
Caminhamos rumo à extinção de direitos e aprovação dos pacotes de maldades, sem que haja sequer a mudança necessária na nossa matriz de desenvolvimento: De uma economia puxada pelo crescimento da massa salaria e seu mercado interno, para uma economia puxada pelas exportações e larga escala industrial.
Ou seja, vamos gerar tão somente aumento da "margem" para os empresários, sem uma mísera contrapartida em competitividade .
Ainda acha-se palermas, para escrever nos comentarios, que esta destruiçao dos empregos foi um trabalho do PT. Pois o PT iria projetar e construir o aviao, para assim que este decolasse, o alvejasse com artilharia antiaérea, para ele cair. So' na cabeça de coxa-troxa.
Comenta ai matéria do estadão...
http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,oab-faz-ato-por-advogado-algemado,70001826257
esses juizes, casta superior de excelencias ....
Racismo puro ! Quatro homens brancos fardados controlando um negro que se identifica segundo a própria matéria e é ignorado.