O dia começou no Ocidente com uma bomba diplomática.
O parlamento de Crimeia decidiu, ao que parece por unanimidade, antecipar para o dia 16, o domingo da próxima semana, um referendo popular para decidir se a república permanece associada à Ucrânia, como está desde pouco depois da queda da União Soviética, ou se vai se integrar, com o mesmo status de autonomia, à Rússia.
As perguntas, tais como aprovada pelo Conselho Supremo da Crimeia, serão escritas em russo, ucraniano e tátaro da Crimeia, os três maiores grupos étnicos locais:
1) Você apóia a reunificação da Crimeia com a Rússia como integrante da Federação Russa? 2) Você apóia a restauração da Constituição da República da Crimeia, em 1992, que tornou o Estado da Crimeia parte da Ucrânia?
Ninguém duvida que, posta em votação, a ligação com a Rússia vá prevalecer.
O argumento de manter a integridade territorial da Ucrânia terá dificuldades em prevalecer.
Não apenas porque a reunião entre Crimeia é recente e limitada como, sobretudo, porque a orientação do Ocidente, desde a Iugoslávia, tem sido a de apoiar as autonomias locais.
Só que, no caso da Ucrânia e da Crimeia, a chamada”estratégia da balcanização” (muito bem descrita por Mauro Santayanna em artigo no Jornal do Brasil, funcionou ao contrário, porque, desta vez, a fragmentação é pró-russa.
Como ficarão os “paladinos da democracia” para pretender algo diferente da vontade popular?
View Comments (15)
uma baita sinuca de bico, fernando, para a diplomacia americana-européia e pro governo de kiez de coloração nazi-fascista.
some-se a isso o início da oposição à kiev das regiões sul e leste da ucrânia de maioria falante de russo, por sinal, a base industrial do país, inclusive a militar também.
não se engane, o "discurso da mãe russa", utilizado pelo império do tzar contra napoleão e pelos soviéticos de stalin contra os nazistas, deverá retornar se realmente houver combates fronteiriços.
Todos sabe que Stalin exterminou os ucranianos e fez o país ser habitado por russos, que hoje é maioria absoluta da população, porquanto é apenas um território russo, assim como é todo país que tenha pelos menos um desse
Dá mesmo pra levar à sério quem se auto-intitula "O certo"??!
Essa frase todos sabem é muito genérica para ser realidade. Agora que existiu uma transferência grande de russos para a Ucrânia é uma realidade.
Franco-atiradores de Kiev foram contratados pela oposição, revela vazamento.
Franco-atiradores contratados por líderes de Maidan.
Os atiradores que alvejaram manifestantes e policias em Kiev foram contratados por líderes de Maidan, de acordo com o vazamento de uma ligação telefônica entre a chefe de relações exteriores da UE, Catherine Ashton, e o ministro de relações exteriores da Estônia.
"Há agora o entendimento cada vez mais forte que por trás dos franco-atiradores, não estava Yanukovich, mas estava alguém da nova coalizão", disse Urmas Paet durante a conversa.
Paet também lembrou sua conversa com uma médica que tratou os baleados pelos franco-atiradores em Kiev. Ela disse que ambos os lados, manifestantes e policiais, foram alvejados pelas mesmas pessoas.
“E em segundo lugar, o que foi bastante perturbador, esta mesma Olga [Bogomolets] disse também que todas as evidências mostram que as pessoas que foram mortas por franco-atiradores, nos dois lados, entre policiais e pessoas das ruas, que eles eram os mesmos atiradores matando pessoas de ambos os lados”, salientou o ministro da Estônia.
“De modo que ela, então, também me mostrou algumas fotos, ela disse que, como um médica, pode dizer que é a mesma assinatura, o mesmo tipo de balas, e é realmente perturbador que agora, a nova coalizão não quer investigar o que aconteceu exatamente ", disse Paet.
Olga Bogomolets foi a médica principal da clínica móvel em Maidan, quando os protestos se tornaram violentos em Kiev. Ela tratou os feridos gravemente e ajudou a organizar o seu transporte para países vizinhos, que tinha manifestado a vontade de tratar as pessoas com ferimentos graves, que havia expressado uma vontade de tratar as pessoas com ferimentos graves. Desde o início, Olga culpou os franco-atiradores pelas lesões e mortes. Ela recusou o cargo de vice-primeiro-ministro da Ucrânia para os Assuntos Humanitários oferecidos pelo regime do golpe.
---x-x-x
Tudo leva a crer que existem mil gravações na manga do Putin; ou alguém acha que depois grampear, os telefones de Catherine e da Victoria Nula, os russos se limitaram a ouvir apenas duas conversas?
http://jornalggn.com.br/noticia/franco-atiradores-de-kiev-foram-contratados-pela-oposicao-revela-vazamento
a mesma tática utilizada em Puente Llaguno na Venezuela em 2002, durante a tentativa de golpe contra Hugo Chávez !!
Fernando, parece que eu já vi esse filme por essas terras tupyniquins....recentemente....black blocs / coxinhas e afins
Padilha precisa anexar São Paulo ao Brasil. É preciso tirar o maior estado brasileiro das mãos dos inimigos.
Obviamente por considerar que lugar miserável como o Pará tem que continuar na m* de sempre, sem o petismo quer, é que o petismo trouxe de lá o candidato capaz de anexar SP ao patrimônio petista
Não podemos esquecer que o Governo legítimo da Ucrânia, destituído erroneamente por um grupo de neonazistas, foi escolhido pela maioria dos votos daquela população.
Portanto, existe desconhecimento da história, sim! Sobretudo dos que berram aos quatro ventos, quando ouvem o Ahmadinejad afirmar que não existiu o holocausto, mas que aplaudem a atitude golpista de meia duzia de NEONAZISTAS, os mesmos que assassinaram milhares e milhares de judeus.
os contratantes dos atiradores talvez nao tenham sido eles os mentores dessa ideia assassina. Ha uma chance mto boa que a tenha recebido de outros.
Sr.Britto.Li alguns dias atras,matéria interessante postada em um dos blogs, cuja autoria me parece ser do Sr.Paulo.Moreira Leite,ao respeito da Democracia,e em virtude de Vestais,Paladinos,Defensores,e outros atributos que a Direita Internacional e seus asseclas fazem diuturnamente ao respeito dos Estados Unidos da A.do Norte,me ocorreu algumas considerações.O que dizer-se de um país,cuja população que lá vota,não passa dos vinte por cento.O que dizer de um pais,cuja unica tarefa nos últimos anos,consiste em piratear,agredir,roubar,escamotear e enfim,todos os atributos da canalha que se lhes possa atribuir.País que se transformou m País de Obesos Perigosamente bem Armados e cuja população se reduz àqueles que ficam sempre QUIETOS,com o que tem,com o que não tem,e QUIETOS com o porvir!Estão sempre quietos!Se reduz a tão decantada DEMOCRACIA,com o regime dos QUIETOS.Como a classe RICA adora os QUIETOS E A QUIETUDE!
Vontade popular??
Ela é e sempre foi usada para dominar o povo.
Nesse momento, os defensores da democracia irão usar das palavras "pressão" "terroristas" "fanáticos" "comunistas" toda vez que alguém votar anti-EUA.
Não faz nem 10 anos os EUA e Israel e a turma da OTAN disseram que reconhe ceria o resultado de eleições livres na faixa de GAZA. As eleições foram feitas, o HAMAS ganhou e aí a eleição não foi reconhecida, pois a mesma turma que não quer negociação( EUA/ISRAEL e OTAN )disse que o HAMAS é grupo terrorista. Anotem. Essa mesma turma vai dizer que as eleições da Ucrânia foram fraudadas, como estão dizendo com a Venezuela.
O Estados Unidos ainda é uma grande potência militar. Mas, já não canta de galo como noutros tempos! A Rússia, caladinha, vem se preparando há anos e está com as garras afiadas. Como diz o ditado popular português: "A formiga sabe em que roça come."