Pausa na política, pela História: Síria retoma Palmyra, monumento mundial, das mãos do Isis

Ainda não terminou, a batalha ainda prossegue.

Mas a sorte está lançada e o Exército Sírio retomou o controle das áreas históricas da cidade de Palmyra, patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, controlada desde maio de 2015 – e destruída, em grande parte – pelos terroristas do Exército Islâmico.

Parabéns, em nome de toda a  humanidade, aos homens e às mulheres que retiraram esta jóia, que pertence ao mundo e está sob a inalienável guarda do Governo legal da Síria, das mãos de bandidos que gostam de sangrar pescoços e destruir tudo o que acham que não é da sua fé.

Matar a história humana é matar os próprios seres humanos e matar de novo seus ancestrais que, por séculos ou milênios, construíram as suas marcas sobre a Terra.

E quando esta gerra absurda passar, o mundo deve se mobilizar para ajudar os sírios a reerguer, pedra por pedra, aquilo que a estupidez destruiu.

Somos uma só humanidade, independente de credo, língua, lugar ou cor da pele. E partilhamos a mesma história que, apesar dos monstros que querem dar passos para trás, caminha para a frente.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • Viva Putim! Que não se acovardou! Viva o mundo multipolar, ultrapassada a ditadura mundial ianque!

  • Jogada estratégica dos russos dentro do xadrez geopolítico

    Quebraram a espinha dorsal do financiamento do ISIS, ao atingirem as principais rotas com comboios de petróleo contrabandeado, através da fronteira com a Turquia, e desarticular seus pontos de ressuprimento e comando nas principais cidades.

    E de quebra, ainda ganharam a confiança dos rebeldes apoiados pelo Ocidente, ao intermediarem o processo de negociação pela paz.

    E mais uma base militar em localização chave, em Latakia.

    Xeque-Mate!

    • Cometi uma injustiça !
      Parabéns aos iranianos e ao Hezbolah, que seguraram no braço os militantes do ISIS ao longo de toda a guerra civil (e ainda seguram!) a Oeste do território Sírio, na fronteira com o Líbano e perto de Golã

  • Com a palavra os coxinhas fascistas .

    E a ministra C. lucia recebeu prêmio da globo.
    Outra golpista.
    E a história da compra de um mansão por preço abaixo do valor de um traficante...

  • Quando o povo quer e luta vence o "EL- Estado Islamico" Bandidos disfarsados de Islamicos resultante da primavera infernal criada por poodle europeus do EUA.
    Nos Democratas e Patriotas Brasileiros derotaremos a republica do" EL GAGOETE" comandada por ações de carater miliciano de setores judiciarios da Policia Federal pelo cabestro dos pitbulls do PIG.

  • Só para registrar que não me senti confortável com os sorrisos de Obama e Macri. Homens costumam ser mais sisudos nesses encontros. Mesmo Obama no seu país está sempre sisudo e espremido. O corpo fala.

  • Ótima notícia e lindo texto! Pérolas para os verdadeiros humanistas.

  • Sugerindo que blogs convidem o líder negro que visitou o congresso, e só falou o que quis, e lhe façam uma sabatina sobre a situação dos negros no Brasil. Com toda a calma, esperando ele responder no seu tempo. Duração duas horas.

  • Prezados, vamos protestar contra esses anúncios do jornal "Hora do Povo", que é um jornal da pseudo-esquerda, eminentemente manipulador e pró-golpe (quer "novas eleições"...). Infelizmente está aparecendo aqui no Tijolaço, e em outros blogs de esquerda (Brasil247, CAF, etc.). Deve ter dinheiro estrangeiro ("revolução colorida") na jogada desse jornaleco!

  • Quem vai reconstruir os monumentos de Palmira? Poderão ser reconstruídos? Quando estudei história, no secundário, fiquei apavorado em saber que guerras estúpidas haviam destruído os maiores monumentos da humanidade na Grécia, inclusive o Pathernon. Aquilo era uma coisa tão absurda que só poderia mesmo ter acontecido séculos atrás, e jamais se repetiria. Mas senti que estávamos voltando ao mesmo insondável estágio de barbárie, quando invadiram o Iraque e destruíram magníficas mastabas e também o museu que continha tantas peças importantíssimas de arte antiga que eu havia me acostumado a venerar e estudar por conta própria, tentando saber mais sobre nossa antiguidade. E agora, nesta quadra de disputas ridículas por petróleo em terra árida, destruíram também Palmira, e outros grandes monumentos da arte antiga, não há religião envolvida nisso, é o que dizem os maiores sacerdotes de todos os lados , que cabia preservar a todo custo. Esta de agora é a mesma força destruidora antiga, que a Humanidade, ao contrário do que eu pensava, ainda não logrou domar e superar. Quando logrará? Sem uma adesão ao respeito irrestrito a todos os homens não haverá nunca solução para nada. O fanatismo religioso hoje é mil vezes pior que era há setenta anos. A injustiça é a mãe da revolta nem sempre redentora.

Related Post