Paz ou cinismo?

Hoje cedo, registrou-se  aqui o senhor Raul Jungmann anunciando que a favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, estava “pacificada”.

Os tiroteios de hoje provaram que é apenas mais uma ilusão.

30 anos de uma pacificação falsa, hipócrita, como as capas de jornal, lá em cima, registram.

É impossível mudar isso?

Evidente.

Visitasse você em 1945 as cidades de Berlim ou Tóquio e iria ver ruínas, escombros, gente com fome, furtando o que podia para comer, com crianças sem escola ou no que restava delas.

30 anos depois, duas grandes metrópoles, ricas, pacíficas, com população extremamente educada, preparada, capaz de ser o núcleo do enriquecimento de suas nações.

Nem os japoneses são louros, nem os alemães têm os olhos puxados. Assim, ser mestiço, negro ou de origem indígena, como boa parte dos migrantes nordestinos, não deve ser razão para que não possa dar no mesmo.

Nas ruínas da guerra, porém, não eram considerados outro povo.

Não havia quem nos comentários dos jornais – as então “cartas para a redação” – escrevesse que  “clima tropical gera 3 coisas.. Rato , barata, mosca e favelado!! Joga uma bomba atômica e começa tudo do zero!”.

Mas será que alemães e japoneses antes não falavam isso? Quando o nazismo e o imperialismo japonês estava no auge, não falavam assim dos judeus e dos chineses e coreanos que estavam como seus vassalos?

Não, não tem nada a ver com o clima tropical. como diz o imbecil citado.

Tem a ver com o título do clip que o Michael Jackson gravou no morro próximo, o Santa Marta.

They don’t care about us.

*atualizado, com correção do local do clip do Jackson.
 

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Paz X Cinismo?

    Nesse caso eu apoio o cinismo.

    Em todos os estados tem os boca de aluguel pagos para elogiar as políticas de segurança dos governos de plantão.

    Alguns picaretas,salafrários da pior espécie,ainda oferece o Óscar do ano na área da segurança pública e claro que não é de graça estes salamaleques.

    Estive no final do ano passado visitando alguns amigos queridos e queridas que deixei na cidade de Manaus,terra do C.R.Flamengo,Vasco,Botafogo e Fluminense e entreposto do RJ e Fortaleza no Ceará,e vi um palhaço oferecendo o Óscarro da segurança,sugerindo que o modelo do Amazonas eracexemplo seguir pelo mundo.

    Pois bem,na primeira semana do ano de 2017 o Brasil inteiro assistiu a incompetência daqueles governantes do Amazonas e o maior massacre de presos no Brasil nos últimos tempos,e o pior:o secretário de segurança ficou intacto no cargo.

    Onde estão os cabras da peste que corta o fio do poste com um tiro,Bolsonoro e o filho Duda Bolsonaro?Não é o Duda que adora dizer que anda armado com um calibre 32?

  • DA Série "Kadê"?!

    "Kadê" a delação do fim do mundo do CUnha do MT?
    "Kadê" a delação do frouxo 'Carainho Boca de Jacaré'?
    "Kadê a delação [verdadeira] do antonio 'PaLLochio', ou seja, a entrega dos documentos (documentos) que comprovam cabalmente as megaroubalheiras da Globo e dos Bancos?
    "Kadê" o julgamento da prisão do DEMoTucano 'Mineirinho' por parte do STFede?
    (...)
    Ak, e "kadê" as provas contra o eterno e honrado presidente Lula?

    Viva o 'braZ$&l'!

    • é verdade messias. quando digo que essa imprensa é IRRESPONSAVEL E DEBOCHA DA NOSSA CARA os caras acham ruim. e ainda tem imbecil(gente muito mais velha se achando inteligente)Levando Folha de São Paulo,Globo,Estado de São Paulo A SÉRIO. DIZEM QUE FAZEM O MELHOR?JONALISMO SÉRIIO?E INVESTIGATIVO?do brasil. nosso destino além da falência será uma humilhação histórica.

  • A solução para o Rio é tão complicada que torna-se impossível. Quem vai querer perder poder e privilégio. Um exemplo, diminuição do números de municipios e fim do tribunal de contas do município do Rio, alguma chance disso acontecer.
    Fazer uma cidade administrativa fora da cidade do Rio, a assembléia do estado fora da cidade do Riobh, para desconcentrar a população e desenvolver a baixada fluminense alguma chance.
    Urbanizar, agua, esgoto, coleta de lixo iluminação publica e consequentemente pagamento de tributos, vai ter algum prefeito com coragem para isso.
    Aumentar impostos como iptu dos ricos em detrimento dos menos favorecidos.
    Proibição de carros em alguns locais, prioridade para turismo.
    A salvação do Rio é turismo, sem investimentos sério e em saneamento e segurança sem chance.
    Proibir novas construções para desconcentração demográfica.
    Complicado esses políticos enfrentar esses problemas.
    Muita gente vive do tráfico, acabar com o tráfico esse povo vai viver de que, inclusive os que realmente lucram que moram na zona sul.

  • E acabou a máfia na Itália. Político so fala política, sao frases de efeito para aparecer no jornal nacional. Sem investir em educaçao é muito dificil reverter essa situaçao.

  • Achei a sua comparação entre as cidades infeliz senhor Fernando. Tem uma diferença considerável entre os fatos nas cidades de Berlim, Tóquio e Rio de Janeiro. As cidades de Berlim e Tóquio foram inteiramente bombardeadas e ficaram em ruínas, os então ocupantes as reergueram e todos usufruíram e se beneficiaram de seus esforços sem esquecer que teve muito auxilio humanitário externo. Na cidade do Rio de Janeiro, tão somente a população das favelas são afetadas diretamente pelos confrontos entre trafico e exercito. Os bairros de classe media e alta do Rio estão lá lindos, intactos. O exercito não invade o Leblon, Ipanema ou a Barra e muito de seus moradores não estão interessados em condividir a cidade com o povo das favelas. Vamos perguntar pros moradores de classe media alta do Rio se eles estão dispostos a começar do zero?

    • Mas eu estou dizendo o contrário, César. Se é possivel fazer com ruínas, porque não é possivel fazer com simples carências?

Related Post