PDV federal é “me engana que eu gosto”

O anúncio feito pelo Ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira em entrevista exclusiva ao Valor que o governo prepara um Programa de Demissão Voluntária (PDV) para os servidores do Poder Executivo federal é absolutamente irrelevante em termos de contenção das despesas públicas.

Primeiro, porque um plano que tem como “meta” desmobilizar 5 mil dos  500 mil servidores ativos da União, na administração direta, representa um percentual irrisório: 1%.

Segundo, porque só marginalmente vai atrair o pessoal da elite do serviço público que tem bons salários, estabilidade e aposentadoria integral à vista, dentro de pouco tempo.Ou será que um fiscal, um advogado da União ou procurador da Fazenda vai atirar pela janela  um salário entre 20 e 30 mil reais,que vai durar até a eternidade, para se aventurarem a “abrir um negócio” nos tempos bicudos que temos?

Claro, haverá um ou outro que o faça, mas é irrelevante na massa salarial do funcionalismo. E vai-se tirar da base da pirâmide do funcionalismo, agravando ainda mais as notória carências de pessoal.

Terceiro que, por razões óbvias de insatisfação com a carreira e pela falta de acomodação típica dos mais jovens, vai atrair mais os jovens servidores, que se sentem estagnados e que, pela menor gratificação por tempo de serviço (os quinquênios) têm vencimentos menores.

Ou será que, estendido ao MP e ao Judiciário alguém irá jogar pela janela vencimentos de 40 ou 50 mil reais, penduricalhos mil e a maré mansa de ter tempo livre para correr mundo?

O PDV tem efeitos propagandísticos, essencialmente. O problema do serviço público não é este, é a criação de uma nata que, nas carreiras de Estado, sente-se o próprio Estado e a tudo julgam ter direito, menos a viver numa situação digna, porém modesta, de quem é servidor público, assim mesmo, com a palavra sublinhada.

Os meritocratas, que acham que um concurso no qual passaram pela sua disponibilidade e (sim, não sou injusto de negar) mérito os torna essencialmente diferentes de qualquer trabalhador.

 

Fernando Brito:

View Comments (34)

  • Em resposta que não para em pé, Deltan parte para a ofensa, ignora o principal e tenta confundirResposta do procurador à evidência de que ingresso no MPF na contramão da lei foi publicada no site do MPF e numa página dedicada ao proselitismo político ligada a ele a e outros procuradores
    Por: Reinaldo Azevedo

    Publicada: 24/07/2017 - 20:59

    (...)

    FONTE: http://www3.redetv.uol.com.br/blog/reinaldo/post/em-resposta-que-nao-para-em-pe-deltan-parte-para-a-ofensa-ignora-o-principal-e-tenta-confundir-o-publico/

  • O PDV será desculpa para decretos financeiros suplementares para aumentar o rombo fiscal, pois os 139 bilhões não serão suficientes. É 'pedalada' na veia. Os CAFA não dão ponto sem nó!

  • pelo que me contou um passarinho do bico grande, o plano para não ter de aumentar o salário de todos, demite alguns e faz concurso para essas vagas pagando salário melhor

    • é exatamente assim; hoje estou aposentada, mas sei bem como é isso porque já vi como foi e sei como será; nem original o sujeito é: é o plano da época do FHC cuspido e escarrado.

  • É URGENTE acordar, o Brasil está matando matando matando ... Cadê os 90% que votaram no Lula ? Qdo Lula fala ninguém nem sequer comenta ? JÁ esqueceram todos de seus governos ? Estão todos conformados e felizes com a destruição do Brasil ? Alguém aí JÁ procurou se engajar na resistência para ajudar ? Somente um levante popular massivo poderá mudar essa situação. Vamos às ruas pedir DIRETAS JÁ e FORA IMEDIATO DO VAMPIRO. VOLTA DILMA para organizar as eleições. Afastamento IMEDIATO de morinho. Esqueçam o PIG e as novelinhas, vamos lutar pelo Brasil real.

    Conversa Afiada : VAI TRABALHAR VAGABUNDO
    https://youtu.be/PP-RVv5jZhc

  • UM FELIZ PDV, para voce vostrasquinoernestoalissonbroncocapiau e um PROSPERO 2018 com Lula Presidente do Brasil.

    • 2018 não chegará se Temer ficar, ESTÁ CLARÍSSIMO. Muitos chorarão lágrimas de sangue por não terem lutado juntos, ao lado de Lula, ao lado dos movimentos sociais e dos trabalhadores. A população brasileira inerte e apática terá sido assim cúmplice do maior assalto perpetrado pela oligarquia brasileira em pleno século 21 e num contexto de governos exitosos que duraram 13 anos. O brasileiros serão estudados como seres capazes de se autodestruirem no único momento em que o País caminhava para sua soberania e desenvolvimento como nunca antes fora possível. Mais do que tiro no pé isso é demência coletiva de um País que tem medo de ser feliz: prefere matar seus irmãos e irmãs mas não arreda o pé da telinha do PIG e das informações manipuladas do FACEBURRO. Uma população sofrida que nunca foi incentivada à pensar e refletir vai agora procurar Deus nas igrejas evangélicas abjetas diante da TV e dos extraterrestres que dominam o País.

        • E' isso. Eu ja' estou fora do Brasil ha' 16 anos(volto ao pais constantemente, por motivos diversos). Testemunhei de fora, nao apenas o crescimento do pais internamente, mas também a transformaçao dele de celeiro, para Protagonista no jogo geo-politico mundial. Vi gringos, que apenas conheciam o nosso futebol, carnaval e mulheres bonitas(sic), começarem a enxergar os nossos laboratorios, as nossas industrias, os nossos cerebros. Se o retorno ao século XX é o que estes acéfalos, reacionarios querem, com toda a força do seu poderio oligarquico e financeiro e da sua estupidez, que tenham isso. Vao prender o unico Cara, que proporcionou o inicio da materializaçao do eterno dito popula: 'Brasil é o pais do futuro'. Tenham, entao, de volta: Brasil o eterno pais medieval.

          • Ruy, junte-se a nós pelas redes sociais para denunciar e promover o bom debate de idéias e descontruir as mentiras. Todos unidos nesse esforço para salvar o Brasil e finalmente desnudar a ganância desmedida dos casagrandenses.

          • Estou constantemente nas redes. Mas vou lhe dizer, Lenita, que, apos esta' condenaçao ridicula e vazia de Lula(o que é isso!), apoiada por estas mumias reacionarias, eu perdi um pouco da vontade de lutar por um pais melhor para todos. Ta' dificil! Ainda continuo nas redes, mas com menos vigor.

          • Ruy, mas é exatamente nesse momento crítico, de fundo de poço que parece não ter fim, que sinto o Lula cada vez mais forte. A capacidade do Lula em transformar injustiças em capital simbólico/cultural de peso é algo inusitado em nossa história. Lula só consegue esse feito por ter acumulado capital político/social comprovado na prática efetiva da transformação de teorias em práticas. Tal postura obstina é ainda embrionária, certo, contudo é inegável que este brilhantismo conjuga capacidades pessoais (como inteligência acima da média) e aprendizado prático diante das adversidades. Lula está além do "populismo" negativo que alguns o colocam porque O Cara tem chão, muito chão, apesar de ser marcado para morrer. Ele encarna finalmente a nossa guerra tupiniquim entre Casa Grande e Senzala. Esse é o momento histórico em que nos encontramos e essa demência generalizada precisa ser canalizada para as necessidades da população abandonada e esquecida pela oligarquia de sempre. Lula insiste nessa tecla porque sabe que o coração em estado terminal do Brasil só continuará a bater qdo todos se alinharem à essa URGÊNCIA central. Abraços de Resistência.

  • Afff... O preconceito cega mesmo, achando que economizar é o objetivo disto (porque os argumentos daqui giram em torno disto). Aliás, só para atualizar, já já fará 20 anos que não existe mais anuênios no Executivo Federal. #ficaadica

  • Conheço servidores federais com vencimentos congelados há anos (e isso inclui os governos FHC, Lula é Dilma também). Tinham um bom padrão de vida, que foi caindo. Agora, com a PEC 241/55, é que perderam a esperança de aumentos reais. Concurso público deixou de ser o paraíso na terra pra muitos.

Related Post