Pedro Celestino Pereira, candidato de consenso à presidência do Clube de Engenharia – uma instituição, às vésperas de completar 135 de uma história em favor da liberdade e do desenvolvimento do Brasil – definiu muito bem o que a insanidade que envolve o processo – necessário – de apuração dos abusos na Petrobras pode causar: o desmantelamento da capacidade técnica do país no setor da construção civil pesada.
Em entrevista na Globonews, que reproduzo abaixo, Celestino diz que “estamos diante do risco de perdermos um patrimônio tecnológico acumulado ao longo de 60 anos” .
– E (perderemos) um milhão de empregos se este setor for desmontado.
Celestino não é um governista acrítico, tanto que há mais de um ano apontava o erro do governo Lula de ter mantido, na Petrobras, parte dos mesmo esquemas que vinham de Fernando Henrique Cardoso e, até, de antes dele. Mas não se iludia, já em abril passado e afirmava que as deformações existentes na petroleira eram noticiada “apenas quando convém aos grupos interessados em destruí-la”.
E não faz, de novo, agora, uma análise rasa dos problemas do setor, apontando as medidas necessárias ao saneamento da empresa, que não podem ser confundidos com o simples abandono dos projetos onde houve desvios, mas que se encontram semi ou quase cocluídos.
– Não adianta matarmos o mosquito da corrupção e deixarmos as larvas que os geram ficarem vivas.
Assista e veja como ainda existe, na inteligência técnica do Brasil, quem consegue ver além da superfície e não confundir moralidade com um moralismo histério e, por isso mesmo, destruidor.
View Comments (3)
O maior inimigo do Brasil e do seu desenvolvimento tem nome e sobrenome chama-se Midia Brasileira (Veja, Globo, FSP e congeneres, assim como políticos e juízes ávidos por aumentar o seu patrimônio).Um governo que não possui um Canal de Comunicação eficiente como a China, Inglaterra, Russia, e vários outros, não tem poder de contrapor informações tendenciosas associadas aos interesses do capital Internacional, ao qual a nossa imprensa esta desde sempre, ligada como embaixadora dos seus interesses.
dá impressão de um idiota entrevistando um especialista
É fundamental distribuir este vídeo e o resumo do Brito. O que já sinto no dia a dia, a crise na área de suporte técnico no país. E isto vem num crescendo desde ao final do governo lula, judicializaram tudo, virou um tudo pode pelo avesso. É o pano de fundo, a verdade é entregar a nossa inteligência a nossas riquezas ,ou seja concientes ou não estes grupos aparvalhados no estado, e o vídeo diz, crianças alçadas ao poder que não podiam ter, por imaturas, a serviço de interesses inconfessos ou não o fato é estão destruindo o BRASIL, e precisam reponder e terão de ser responsabilizados logo ali, pq já sabem muitos estão avisando e faz anos. . A verdade é que sabemos quem é como estão destruindo o país, seu emprego, a economia a vida social . E não me venham com história de combater a corrupção isto é o pano de fundo do grande teatro armado para voltar ao caos dos anos perdidos. E que os mais novos e afoitos não sabem e nem viveram...