Gustavo Guedes, advogado do sr. Michel Temer disse ontem, a quantos jornalistas quisessem ouvir, que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tinha feito um “armazenamento tático” de gravações, para soltá-las hoje com o objetivo de influir no julgamento, a partir de amanhã à noite, sobre a sua cassação no TSE.
Não é de duvidar que, em se tratando do advogado presidencial, esteja falando a verdade, embora tenha vindo a público dizê-la para criar o obstáculo possível ao ímpeto “vazador” da PGR e frustrar um propósito que é, convenhamos, sórdido para o chefe de uma instituição que deveria ser a primeira a ter compromisso com o curso normal de investigações.
Mas todos os jornalistas que ouviram o Dr. Gustavo dizê-lo não registram a sua resposta às óbvias perguntas que viriam diante de tal revelação: gravações de quem, dizendo o quê?
Certamente não seriam gravações irrelevantes e é de duvidar que a defesa presidencial fosse partir para acusações desta gravidade simplesmente por que alguém lhe soprou que “tem um áudio pesado lá com o Janot” que vai ser usado.
Consequência evidente seria registrar que, instado a dizer de quem ou do que tratavam estas gravações, o advogado do presidente ao menos tivesse de dizer um “não sei”, o que enfraqueceria, por falsa a declaração ou falsa a informação, o peso de suas palavras.
Temer fez vários pronunciamentos e deu ao menos duas entrevistas, onde os repórteres poderiam ter perguntado o que bem quisesse. Em ambas, disse que Rodrigo Rocha Loures, o homem da mala de R$ 500 mil da JBS, “é um homem de boa índole”, não se sabendo o que faça alguém de boa índole ir apanhar um “paco” destes num canto escuro.
Não houve reação digna de nota dos jornalistas que o ouviram dizer isso.
Igualmente, se a defesa de Temer acha que há gravações do “homem de boa índole”dizendo algo que poderia ser usado contra o presidente, isso deveria ter sido lancetado e, no mínimo, Loures ser acusado de usar a confiança presidencial para algo em nada semelhante aos atos de alguém de “boa índole”.
Estamos assistindo a um jogo sujo, onde o comportamento da Procuradoria Geral da República mal consegue esconder seu apetite de poder e a premeditação de seus atos e, de outro lado, o de Temer, que não disfarça sequer sua culpa.
Em meio a este jogo, o país se dana.
View Comments (14)
Foi por meio do Tijolaço que vi a notícia, em primeira mão, acho, a respeito das declarações do advogado de Temer. A confusão já está armada, porque li hoje outra notícia sobre o STF entrar na briga, visto envolver um dos ministros, Fachin.
Digamos que o ministro precise ser interrogado pela Suprema Corte, já haverá indícios de postergação da votação da chapa Dilma-Temer no TSE.
De todo modo, parece não existir mais dúvida quanto a pedido de vista de um dos ministros de Gilmar. Segundo Kennedy Allencar, nenhum pedido de vista nesse caso poderá ter duração maior que 03 meses. Ficará o encarregado dessa blindagem Temerária exposto como um oportunista, defensor de bandido?
Que a situação do PGR fica duvidosa, pelo menos, lá isso fica. Quanto a intimidade de Fachin com o amigo de Jowesley, nem pensar no resultado.
Há no meio dessa confusão toda um fato: Janot está em vésperas de ter que entregar o caro e ser substituído por um indicado por Temer, que a essas alturas do campeonato não deveria mais ter poder para tanto.
Três meses suficiente para que Janet saia e temer escolha alguém que tenha a nautreza de engavetar provas inquéritos processos. Triste Brasil. Pior é todos nós estarmos admitindo isso calados sem pôr fogo em tudo colocando toda a canalha para correr sem exceção. Os coxinhas guardaram as panelas têm corrupto de estimação. Somos um país de cucarachas, de traíras, de corruptos, de ladrões, assassinos, traficantes. Vergonha.
Alguém da PGR ou do STF, ou da PF, deve ter informado o Temer sobre supostas gravações. Ninguém é santo em nossas instituições.
Depois dessa qual será o próximo destino de Marta Suplicy,já que o PMDB foi a maior besteira da vida dela?
REDE,PSB,PPS,PTB,PR,acho que seria um fim carreira política menos traumático para ela e sua família.
E a prisão de Aécio, caso pior que Demóstenes Torres e infinitamente pior que Delcídio como é que fica? Sai quando?
Vão nos dá o direito a Diretas Já! essa semana?
Vamos ver essa semana como vai ficar.
Agora só existe um jeito do golpista ficar.Ao invés de comprar deputados,mídia e senadores com dinheiro público e privado para aprovar reformas para lascar o povo,aumenta o salário mísero de 938,00 reais para 2.815,00 reais.
Se o golpista aceitar a parada ele fica no cargo com o apoio do "povo".
Ele só tem até hoje para decidir,já que o julgamento da chapa começa amanhã.
Eu gostaria de saber o que se passa com os jornalistas no Brasil... São preguiçosos? Têm raciocínio lento? Porque eu nunca vejo um raciocínio direto, de contestação. Ou agem como compadres de quem estão entrevistando? O que acontece?
Temer é o maior confessor de si mesmo. Se o advogado disse que existem áudios, é porque Temer sabe que falou ou tratou de algo indevido e pode ter sido gravado. Confissão de que algo de podre se passou.
Um sujeitinho que não sabe nada da "boa índole", na cegueira moral que marca sua deplorável trajetória pelas sombras
da má política, golpista, traidor e usurpador ("pela garagem !"), não pode continuar enlameando o Planalto e cercanias.
Ela me ando o Brasil. Ele representa o Brasil perante o mundo. Representa política moral e eticamente. Para o mundo o q ele for nós somos ou admitimos ser ao não tirarmos ele de lá exigindo eleições GERAIS diretas. Ninguém fica. Zerar o jogo. Depois tratamos da canalha q deu o golpe. E uma nova constituição. Para reformas tmb na justiça, MP e Judiciário. No STF o ministro escolhido tera pazo de mandato de no máximo 8 anos sem direito a aposentadoria.
Enlameando o Brasil
O país assiste a decomposição moral de suas instituições. Temer a essa altura é um cadáver insepulto que carrega consigo as mãos manchada da corrupção. Janot, um procurador da república que se utiliza a PGR para fazer chantagem, com objetivo de se manter no cargo onde tal como Moro protegem os amigos e perseguem os adversários políticos utilizando as instituições do estado. O stf assim como ste se tornaram instituições classistas a defender unicamente seus interesses de costa para os com deveres de guardião da instituição. Defendem eleições indiretas com único objetivo de se manterem nos cargos, ao meio desse lodaçal de corrupção em que vivemos. Paredão é pouco para esses canalhas.
Quando os marinho serão investigados...incluindo o triplex de 1.300 metros quadrados na praia de Santa Rita, perto de Paraty???
Contra o PT e a Dilma podia tudo, jogo sujo e mais jogo sujo e contra esse velho bandido golpista clamam agora por justiça.
É uma guerra de quadrilhas bandidas fedorentas. FODA-SE treme! FODA-SE janota!
Me ocorre que haverá uma razão, possivel razão, para o PSDB velho de guerra não desembarcar agora da pinguela podre. Nadiê e renato podem ajudar a pensar um poucomais alem.
Caso o mordomo da Transsilvânia que nos governa(?) passe no crivo do Tse etc e fique mais 04 meses, isso daria para ele nomear o substituto do Janot, não é? E como pra todos eles a situação está mesmo"tiririca''... não podia o novo nomeado PGR lhes servir de eficaz biombo contra futuras e sujajáticas judicialidades ?