Perguntas, se quiserem fazer jornalismo sobre o “Aecioporto”

Na minha infinita disposição de colaborar com a imprensa de meu país, sugiro algumas perguntas simples a serem feitas à Agência Nacional de Aviação Civil, ao Governo de Minas  e a Aécio Neves sobre o aeroporto de Cláudio.

1) É legal a operação de aeronaves naquela pista antes da homologação?

2) Quais foram os planos de vôo registrados nos aeroportos oficiais com este destino? Quais foram as aeronaves? Quem eram seus passageiros? Recordo que na matéria da Folha, o primo de Aécio, antes de saber que falava com jornalista, disse que chegava ali pelo menos “um vôo por semana”. Os vôos registrados para Divinópolis batem com as anotações de pouco e decolagem daquele aeroporto?

3) O senador poderia ser indagado se já usou o Aeroporto de Cláudio em suas idas à sua fazenda?

4) Quem autorizava e supervisionava as atividades de aeromodelismo na pista, como comprovado aqui?  Se o Estado não responder, basta perguntar aos aeromodelistas que, se estavam lá, estavam porque alguém autorizou e disse que podiam usar o espaço. E isso não foi uma ou duas vezes, apenas.

5) Os moradores de Cláudio podem informar sobre a operação de segurança que fecha a estrada que dá acesso à fazenda de Aécio Neves quando este a visitava?

6) A obra previa ou não a construção de uma (inexistente) estação de passageiros, tal como anunciava o comunicado oficial do Governo do Estado? E os “equipamentos para operação 24 horas” (Deus meu, num microaeroporto para aviões privados, com outro aeroporto com essa capacidade a 50 km, de carro)?

7) o que justificava, se já havia uma pista de pouso no local – e, portanto, quase nada de obras de terraplenagem e nivelamento – que a obra de Cláudio tivesse um custo maior do que todas as demais, em cidades todas elas de população maior – quatro vezes maior, no caso de Passos e três vezes maior, no caso de Lavras?

Se estiver difícil, podem perguntar aos funcionários do Motel Dommus, que fica defronte ao “aecioporto” como era o movimento por ali, porque não podem deixar de ter visto os aviões e a movimentação dos carros que levaram ou buscaram os passageiros que vinham ou iam neles.

Ah, e uma pergunta final: existirá mesmo Ministério Público em Minas Gerais, para investigar?

 

Fernando Brito:

View Comments (37)

    • Os comentários no blog deste indivíduos são inacreditáveis. Parece que foi feita uma lavagem cerebral naqueles leitores que, pior ainda, se propagam aos milhares.

    • Para a Veja e seus leitores, apenas. Para o Brasil real faltam muitas respostas.

    • Apelar para explicações dadas por Reinaldo Azevedo equivale a uma confissão de culpa.

  • Sim, existe MP em Minas, porém, total e certamente afinado coma família agraciada com a singela obra. Alguém duvida disso?

  • E os jornais de minas se calam diante desses desmando. Um jornalzinho hoje, colocou uma notinha com a seguinte manchete: Aécio nega investimento em sitio do tio.
    A noticia não foi divulgada nos jornais mineiros, quando a noticia é divulgada por outros, eles já vêm na defensiva. São todos coniventes com essa bandalheiras há muito tempo. Em minas precisa de intervenção federal para acabar com essas safadezas.

  • E uma última pergunta: Onde estão os nobres representantes do Legislativo Mineiro, essa grana sendo torrada e esse povo dormindo?

  • Notem Senhores o quão imparcial é o PIG 2008: O Ex Ministro Orlando Silva foi execrado pela folha, estadão, rádios que trocam a noticia e demais membro piguentos e qual o crime do Ministro: comer uma tapioca de R$ 8,30.

    Em nossos dias o Sr Aécio Neves desperdiça R$ 15 milhões de reais na construção de um Aeroporto que virou pista para Aeromodelismo e o PIg passa a proteger com imprestáveis desculpas.

    • Não se esqueça que a tapioca era direito do ministro pois em serviço tem direito à refeição. Já o aeroporto foi feito para uso particular.

  • Como era a palavra de um ordem contra a PEC37: Impunidade, não! MP com poder de investigação!
    Tai seu MP a bola está com você, cumpra seu dever.

  • Minha humilde opinião a respeito da imprensa comercial noticiando escândalo de seu candidato tucano? Isca. Eles noticiam o escândalo e vão acompanhar a reação do pt e da blogosfera e até mesmo imprensa simpatizante do governo federal. Se esses replicarem a notícia como verdade, vai ser como um carimbo desses setores que a imprensa comercial noticia verdades e são imparciais. Não caiam nessa, porque já noticiaram na semana passada que o procurador Janot diz que ‘nunca viu tanto dinheiro desviado’ na operação Lava Jato. Mesmo a Dilma não tendo nada a ver com isso, a imprensa vai arrumar um jeito de envolvê-la. Ou seja, vem chumbo grosso por aí. Aí depois como que agente vai dizer que essa imprensa está mentindo e é parcial?

  • Inocentes, ainda não entenderam mesmo, o aeroporto é particular e por enquanto continuará particular e para cargas particulares. É isso aí, os bicudos já começaram a se bicar, voces esqueceram da reportagem pó para o governador , se não me engano do jornal.

Related Post