Mais uma pesquisa de intenção de voto para presidente e poucas alterações no resultado da sondagem XP/Ipespe divulgada hoje cedo, registrada do TSE sob o número BR-06408/2022.
Lula repete os 44% da pesquisa anterior, o que dá exatamente 50% dos que declararam voto em candidatos. Primeiro turno, potencialmente. Jair Bolsonaro repete os 24%, também. Ciro ganha um ponto de Moro (estatisticamente insignificante mudança) e ambos empatam em 8%, com João Doria (2%) Simone Tebet, Alessandro Vieira e Rodrigo Pacheco (1%, cada) fechando a raia.
Retirado Moro da disputa (vai ver, é premonição), Bolsonaro ganha 2 pontos, Ciro, Dória e Luiz Felipe D’Ávila ganham um, cada.
Separei aí em cima o gráfico que me parece mais interessante pois, mesmo sem alterações fora da margem de erro, desenha tendências: a rejeição a Bolsonaro (64%) e a decisão – firme ou ainda não tanto – em Lula (56%, 44% “com certeza” e 12% “poderia votar)) em linha consistente de subida.
E isto é confirmado pelo resultado da pergunta sobre a decisão de voto num confronto de 2° turno, onde os percentuais de Lula crescem de forma sustentada, desde que ele ultrapassou Bolsonaro, em abril passado, como mostra o gráfico ao final do post.
Lula depende menos da continuidade da queda de Bolsonaro que do convencimento e que é ele a alternativa a dar uma sobrevida ao atual presidente e correr-se o risco de um segundo turno.