Pesquisas e suas entrelinhas: o povo espera que se fale com ele

Há, nos jornais, vários dados sobre pesquisas político-eleitorais que não devem passar despercebidos, uma vez que toda esta história do impeachment é, essencialmente, motivada por um processo de impugnação de uma candidatura de esquerda viável em 2018.

Paradoxal que pareça, a assunção (toc,toc,toc) de um Michel Temer fraco ao governo, querendo tudo menos uma convulsão social, cria um freio aos apetites de Moro e do MP pela cabeça de Lula, terá imensa dificuldade em chegar a uma cassação formal dos direitos políticos do ex-presidente, desejada mas certamente turbulenta.

Portanto, nas contas de todos – inclusive as deles – Lula ainda é um problema em 2018, mesmo (e talvez mais) com o golpe parlamentar.

Algumas informações.

A primeira, de Fernando Molica, em sua coluna em O Dia:

É também no Nordeste que Lula recebe a maior intenção de votos — dependendo dos adversários, ele tem entre 36% e 37% das preferências (no Sudeste, fica com 14%).(…)A renda do eleitor também tem influência na escolha do melhor presidente brasileiro. Lula foi escolhido por 47% dos eleitores de famílias com renda de até dois salários mínimos. Fernando Henrique Cardoso teve 34% das preferências dos pertencentes a famílias com renda superior a dez salários mínimos.

Em seguida, o ótimo artigo de José Roberto de Toledo, o texto mais equilibrado do Estadão, onde destaco:

Antes mesmo de se associar a um eventual governo Temer, o PSDB já está sofrendo eleitoralmente. Desde dezembro, Aécio perdeu 10 pontos, Alckmin perdeu cinco, e Serra, quatro. Para quem? Para Jair Bolsonaro, principalmente. A hostilidade contra Aécio e Alckmin no ato anti-Dilma em São Paulo indicara que parte dos mais engajados pelo impeachment não se identifica com tucanos. No Datafolha, tal parcela prefere o defensor da ditadura, cuja intenção de voto vai de 6% a 8%, conforme o cenário.

É a primeira vez desde a redemocratização que esse segmento encontra um candidato que vocalize sua agenda política. Agora que saiu à rua, não desistirá de se fazer escutar em uma campanha presidencial. Por isso, é um eleitor que o candidato tucano, seja quem for, dificilmente conseguirá recuperar.

Em outro lado do espectro político, de um quinto a um quarto dos eleitores enxerga o PSDB de maneira não muito distinta do PT. Hoje, a maioria deles declara voto em Marina, mas, quando Sérgio Moro entra no páreo, por exemplo, aumenta sua dispersão, e uma parte migra para o juiz símbolo da Lava Jato. São eleitores em busca de uma liderança que fuja à polarização tucano-petista.

E a entrevista dada ontem à Agência Brasil por Renato Meireles, do Instituto Data Popular, afirmando que, as classes D e E “enxergam a discussão sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff como uma disputa de poder, uma briga da elite” e que “a presença do presidente Lula no governo Dilma ajuda a relembrar para a maior parte da população qual é o projeto deste governo”.

Tenho insistido aqui que é preciso evidenciar o pano de fundo social e trabalhista que há por detrás da manobra golpista: tanto a na sua primeira fase quando no seu objetivo estratégico.

Nunca fui do PT, nem creio que venha a ser, um dia. Muito menos tenho com ele 1% da relação que tive com Leonel Brizola. Com quem, ainda assim, divergi dúzias de vezes, franca e lealmente, sem que isso tenha sido um problema. Hoje, conversando com um amigo também sentido com comportamentos do governo petista e de seus integrantes eu disse a ele:

– Seja como for, ele despertou esperança,  e este é um valor que não se perde

Compreende-se as dificuldades de, neste momento, promover guinadas profundas, num instante em que o governo está manietado, ao ponto de estar-se impedindo, há um mês, a Presidenta de praticar o ato mais básico de nomear seus próprios ministros.

Mas será, sobreviva ou não ao golpe, é inevitável que isso ocorra.

O perfil do Governo, em razão das necessidades de  recomposição de uma base parlamentar, não será, talvez, o correspondente a esta necessidade.

Mas suas políticas terão obrigatoriamente assim.

E o governo, pela sua voz mais identificada com o povão, terá de se comunicar diretamente com a população.

Diretamente, já que não conseguiu, em quase uma década e meia, ajudar a viabilizar nenhuma estrutura de comunicação que fique fora do controle, exercido com mão de ferro, pelos poucos grupos que controlam a mídia.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • O que os coxinhas precisam e de um líder pra chamar de seu. Mesmo que seja o Abreu. Os que tão aí não os empolgam. Bem feito. Eu tenho, vocês não tem. O meu tem quatro letras e é dos Silva(povão) e o de vocês?

    • Eles até têm mas seus paladinos insistem em se dissolver aos primeiros raios do SOL , senão vejamos:

      Fhc

      Serra

      Alckmin

      Joaquim Barbosa

      Bob Jeferson

      Demóstenes Torres

      Japonês da Federal

      Cunha ( do somos todos Cu...)

      Moro

      Jim Jones Delagnol

      Janaína de Exu

      BolsoNAZI

      Enfim, deve ser dura a vida de coxinha, até mesmo pelas questões de temperatura, se esfria ninguém quer mais , se esquenta corre o risco de estragar.

      • Iskra, só acho que você deveria respeitar os Exús e pombagiras. São entidades respeitadas e cultuadas por pessoas adeptas ou simpatizantes da Umbanda e do Candomblé. Não devem ser achincalhados e desrespeitados. Ao contrário, segundo o que eu acredito (não precisa você fazer o mesmo) eles representam o povo, o povo da rua, representa e protege excluídos e são os grandes negociadores e trabalhadores. Há uma máxima que diz: Sem Exú não tem trabalho. São eles que estão em todas as encruzilhadas da vida, inclusive em nossas escolhas. A energia pode ser usada como você quiser. Você pode negociar como um bom malandro, sabendo jogar com ética e entendendo que na vida se perde e se ganha, ou agir como picareta, onde se quer tirar vantagem de tudo e de todos. Dilma não sabe agir como na primeira e a direita com Cunha, usa e abusa da segunda alternativa.
        Em todo o caso, peço respeito a essas entidades. Janaína é fascista, não "incorporada". E talvez o fascismo que brota dela, seja consequência de questões psicológicas, emocionais, etc... mas isso, também não nos cabe analisar, muito menos porque não gostamos de ver como achincalham e desqualificam a mulher que hoje governa o país e a qual defendemos.

        • Caro Leonardo.
          Minhas sinceras desculpas, tive o privilégio de viver muito tempo na Bahia e respeito , até mesmo por afinidade, todas as belíssimas entidades de nossos cultos afro-brasileiros.
          Quando dei a Janaína o breve epíteto foi por lembrar exatamente de PICARETAS que se utilizam das riquíssimas tradições de parte de nosso POVO para burlas, fingindo-se de "incorporados", muitas vezes queimando mãos com pontas acesas de charutos e buscando provocar temor e tremor.
          Janaína parecia sim um EXU, não os de verdade, mas aqueles falsos exus, muito comuns no cotidiano de nossas periferias.
          De qualquer maneira, desculpas aos adeptos....e sobretudo, VIVA NOSSA GUERREIRA DILMA...EPA HEI OYA !
          LAROYÊ EXU !!!!!!
          Saudações !

  • A PM do Alckmin e a Globo tiraram o futebol do próximo Domingo, aqui em Sampa, pra poder transmitir, ao vivo, o Golpe e criar um clima de comoção. Nojo!

  • Então vamos brincar de faz de conta. Faz de conta que a Dilmentira não seja despachada da presidência e que o Lularápio assuma o ministério da casa civil, o governo estará completo. Fato mais que conhecido e divulgado por economistas sérios é que, somente a partir de 2018, é que o país poderá iniciar a saída desse quadro desastroso que o governo petista nos meteu. Pergunto: se o quadro é de total desalento e a recessão implantada com o governo petista prejudica exatamente o seu, digamos, eleitor padrão, como, depois disso tudo ainda achar que terá o seu voto? Com a resposta os abestados.

    • Com a devida vênia a Suma Sapiência Abestada ( o mesmo que abestalhado ) , ressalve-se que esse grau de recessão foi provocado pelo Plano Levy, que foi uma espécie de balão de ensaio do Plano Armínio ( Ministro da Fazenda do Fh que elevou a SELIC ao patamar histórico de 48,5% a.a, ) , logo, percebe-se muito bem qual é a saída proposta pelos GOLPISTAS para a recessão da economia e estagnação da renda ( que o DIEESE afirma que subiu mesmo em 2015 ).
      Lembremos ainda das imensas filas para disputar vaga para o importante e bem remunerado cargo de GARI do RJ no "portentoso" governo Fhc, da renda em queda , da privataria , do PIB patinando, dos sapatos nas mãos para entrar nos EEUU, do famigerado tratado de não proliferação nuclear, entre outras bondades.
      Ademais, lembremos da década perdida do psdbosta no poder central, do engavetador, das CPI's nati-mortas, do DEM ocupando a presidência da Câmara e do Senado com a dupla ACM e Luis Eduardo Magalhães.
      Com o PIB menor que o do México, aquele apéndice dos EEUU.
      Nunca , NUNCA, ganhei tanto como nos anos do Lula , nunca ouve tantas oportunidades, tantos negócios. E assim como EU, milhões de brasileiros. Mas tem gente como você que prefere viver na MERDA.

      • Nelson: "Se é por ignorância transijo, mas se é para menoscabar da minha alta prosopopeia, dar-te-ei um soco no alto da sinagoga"!
        Coitado de você, poderia ter ficado sem essa do Iskra.

      • Iskra, acrescento comentário de dono de empresa na área de serviços, ouvido na última sexta-feira: "Se o que está aí é o pior do PT, quero que o PT fique no governo mais uns 30 anos". Deve ser por causa da "crise" da Rede Esgoto de Televisão...

    • Interessante o seu posicionamento. Saiu a lista do MP Suíço com contas suspeitas de brasileiros, saiu uma lista do HSBC com contas suspeitas de brasileiros, saiu uma lista da Odebrecht com 300 políticos que teriam recebido propina, saiu uma lista do Panamá com offfshores suspeitas de brasileiros. Em nenhuma delas constava o nome do Lula, que vc chama de Lularápio, nem o nome de seus parentes, assim como também não constava o nome da Dilma. Todos, ou quase todos, que tramam o golpe estão em pelo menos uma das listas, alguns em até mais de uma. Nessa condição é muito fácil escolher o lado que se quer estar. O seu, Nelson, está muito claro. Nojo!

      • Estou esperando a resposta de como sair da encruzilhada que o PT nos meteu, e assim assegurar os votos dos mais pobres. Um fala que o culpado foi o Levy, como se este não tivesse sido posto pela presidenta; diz ainda que ganhou muito dinheiro, como se a China não estivesse demandando até merda enlatado do mundo inteiro nesta época. Será que ligando todas as impressoras da casa da moeda adiantaria? Vocês nunca souberam administrar nada, e se obtiveram algum sucesso quando seguiram a cartilha do PSDB; quando tentaram implantar a nova matriz econômica, foi um Deus nos acuda. Engraçado que quem sofre mais são os mais humildes, justo o eleitor do PT.

    • Abestado é quem não sabe que essa crise é, em grande medida, fabricada pelos que querem golpear a democracia.
      Então fica assim: sabota-se o país, paralisa tudo, fica aquele clima de terra arrasada. Aí uso esse clima de terra arrasada para justificar o golpe contra a democracia.
      Você pode ter razão quanto aos erros do PT, até porque todos os cometem. Mas estava na cara que a profecia um dia se autorrealizaria. Afinal, repetida diuturnamente há quase quinze anos. Crise, crise, crise!
      Quem aguenta, abestado?

      • Sidnei , esse nelson deve ser mais um imbecil alimentado pela Gloebels e assemelhados, sequer viu uma crise de verdade, deve ser desses babacas que hoje na casa dos vinte e poucos anos, se muito, acredita nos valores do mercado como solução.
        Taí a política do controle remoto o que fez !!!!!
        Ahhh só pra registrar, nem todo mundo enriqueceu vendendo pra China ok ??? Mas é o analfabetismo em todos os níveis, pqp.

        • Errou. Tenho mais de 40 anos bem vividos, não dependo de programas sociais e acredito sim que o capitalismo, na ausência de um sistema melhor, é o único capaz de proporcionar às pessoas uma vida digna; através do seu esforço e mérito, justamente aquilo que vocês abominam. Incentivem as pessoas a serem livres, a empreenderem e não viver dependentes do governo.

          • POR ISSO QUE APOIA CUNHA, TEMER, AÉCIO E TANTOS OUTROS QUE REPRESENTAM O CAPITALISMO? CAPITALISMO É FORMA ECONÔMICA E SOCIAL DE GOVERNO E NÃO TEM ESPAÇO PRA LADRÃO DESUMANO. SE TENS 40 TENHO 60. E VIVO DO MEU TRABALHO ÁRDUO DE 28 ANOS SEM FERIAS E SEM FIM DE SEMANA. NÃO VAI TER GOLPE. VAI TER LUTA. MEU OITÃO É O MESMO QUE LUTOU CONTRA O GOLPE MILITAR. MAS DESSA FEZ NÃO LEVARAM A DEMOCRACIA.

          • Pois veja. Podemos discordar civilizadamente nesse quesito. Mas vocês insistem, hipocritamente, em falar da corrupção do PT (que existe, não nas proporções que o PIG te diz, mas existe), fingindo que qualquer alternativa que temos concretamente hoje (barrando um golpe por uma pessoa de fora da linha de sucessão definida pela Constituição) são limpas e honestas: Temer, que já se reuniu com cerrinha pra lotear os ministérios, findo o golpe. Cunha, sem comentários. Calheiros, quero nem falar.

            Agora: se pergunte. Essa crise (não era crise em 2014) vem daonde? De dentro do país, como diz o PIG? Não seja ingênuo. O crescimento estratosférico que o Brasil passou nos últimos anos não é uma virtude só de fora: o governo participou e muito do estímulo ao crescimento do nosso mercado interno. Todo mundo com internet, computador, celular de bacana pra poder falar merda na internet, carro e o escambau. De pobrões a ricões. Não discuto os méritos da metodologia: os maiores países capitalistas só se tornaram grandes porque criaram uma demanda de mercado interno que puxa a indústria deles próprios, a tal da sociedade de consumo.

            Agora, vem a crise. Antes, pagávamos os incentivos ao crédito e ao consumo, ao mesmo tempo em que garantíamos o rentismo virulento dos banqueiros, tudo pago com vendas de commodities, entre eles o petróleo. Mas a China fechou a torneira, e temos uma crise lazarenta comendo o pau no "mundo desenvolvido", que seis anos mais tarde chega ao Brasil. E enquanto isso, a Dilma decidiu manter os afagos ao rentismo virulento e às concessões ao mercado, enquanto o poder de compra se derrete (e esses juros estratosféricos nada fazem para conter a inflação). Isso antes de a oposição começar a ativamente sabotar a economia: exigindo aumento nos gastos, e cortando aumentos na arrecadação, pra foder com o governo usando a crise /política/. Cortesia do Cunha, e dos nobres deputados. Então eu te pergunto: quem tá errado? Todo mundo. Qual a solução? Cobrança das ruas, através de protesto, é muito legítimo. É isso que fazem os coxinhas? Não. Eles apoiam o golpe. O Cunha, Temer, Aécio, toda essa renca de oportunistas, estão peidando de rir por trás das suas caras de deboche. Eles aprofundaram a recessão pra criar uma crise política sem precedentes, e com esse descontentamento fica fácil verter o discurso praquele moralismo falso de sempre contra a corrupção (do PT, pq do resto não vem ao caso). Hoje, quantos manifestantes na paulista se preocupam com crise? E o Cunha e cia continuam rindo à toa: na mão deles, a crise vai piorar. Arrocho, desemprego e fatias do Estado pros abutres que restarem. Aí voltaremos àquela velha meritocracia de sempre. Tão meritocrática que preto na universidade era raridade (em um país de maioria negra). Uma meritocracia que matava de fome quem deu a grande sorte de nascer na periferia das grandes cidades, ou no sertão nordestino.

            PS. Espero que possamos discordar civilizadamente de que essa meritocracia não é tão perfeita assim quanto você acha por trás do seu semblante quarentão bem-alimentado.

    • Gosta de promotores de justiça? Eles vão ganhar uma boladinha de 260mil por cabeça, bônus retroativo de 2006 até hoje. Mais membros do TCE Sergipano. E isso é só um estado. E os patos da paulista (eles pagam o pato também, afinal o imposto pro Alckmin vira salário e afagos pros procuradores retardados como aqueles que achavam que conseguiriam prender o Lula) batendo panela contra a crise, e palma pros nababos do MP em todos os seus níveis. Ahhhh, a fina flor da hipocrisia. Prefiro cheiro da merda da minha cadela. E óia que ela capricha!

  • A mídia é a maior criadora dessa polarização que vemos hoje na sociedade, diariamente alimenta um monstro que irá devorá-la futuramente. O problema do Governo, a meu ver, é que mesmo o golpe não triunfando, dificilmente conseguirá alterar alguma pauta necessária ao bem estar da população, com esse Congresso conservador e olhando somente os interesses da plutocracia, não irá colaborar.
    https://blogliberdadepolitica.wordpress.com/

  • Fernando.
    Se puder , coloque o link ou a íntegra dos discursos do Boulos, Stédile e Lula ontem na Lapa, na hora desses três deu pau na transmissão.

  • Quanto a pesquisa , neste momento ainda distante do pleito de 2018 só demonstra o óbvio , colocando a Receita Federal pra fazer uma devassa na Globo o País voltará a crescer a 7% ao ano fácil.
    Além de demonstrar a coxinhada que LULA volta em 2018, depois , muito depois, eles tentam voltar.

    • Quem dera fosse assim, caro.

      Tenho a nítida impressão que se não vingar a tentativa de golpe, devemos nos preparar para uma conflagração.

      A radicalização da oposição, mais do que partidária e midiática, foi gestada e é empurrada por grandes parcelas do setores produtivo e financeiro do empresariado.

      E a esta turma, que terá sentido de tão perto o gostinho de quase ter colocado seu projeto de Poder e sua marionete na presidência, não haverá "repactuação política" que Dilma possa fazer para reverter as expectativas e aquecer a economia novamente.
      Aposto uma bala juquinha contigo.

      Cheguei a comentar no blog do EduGuim, que o caminho infelizmente a ser tomado pelo governo, deveria ser parecido com que o Putin fez ao assumir:

      Enquadrar os oligarcas (os que querem implodir o país antes de se preocuparem com a própria sobrevivência), através da Inteligência de Estado e chantageá-los.
      Infelizmente, nesse sentido. Ou ela continuará em estado ingovernável.

  • Sr.Fernando.Eu nunca fui PT E NEM SEREI.Dentre as razões,acho que é um partido,o PT,com característica ideológica, PEQUENO BURGUESA ,classe que eu sendo oriundo dela,sei bem dos seus limites.Jamais passarão do POPULISMO.E acho que o POPULISMO, é a maneira que o CAPITALISMO destinou, à intervenção do Estado,para minimizar suas injustiças sociais com relação às MAIORIAS.Mas não passa disso.Estou referindo,parcelas da PEQUENA BURGUESIA,que não é simples executora das vontades de seus MESTRES, a PEQUENA BURGUESIA RADICAL,que odeia os pobres,pois se acham diferentes deles.Contudo acho que nestas horas que estamos vivenciando,o melhor é não vasculhar os eros cometidos pelos atuais governos,pois é argumento para os GOLPISTAS.Acho importante também,em virtude de começar-se a ouvir sugestões de GRUPOS DE DIREITA,notadamente a IMPRENSA GOLPISTA,que uma das saídas,seria a RENÚNCIA.Ora,isso revela que eles,os GOLPISTAS,não tem votos suficientes na CÂMARA,para consolidar o IMPEDIMENTO DA PRESIDENTA DILMA.Acho portanto,que deve-se difundir essa hipótese,que me parece bem delineada.Eles começam a SENTIR MEDO! Saudações...

  • Presidenta não ta horas da senhora ir pra televisão explicar e mostrar a Folha corrida dos integrantes a comissão do inpichiman e porque a Globo quer derrubar a senhora e porque Michel traiu a senhora se o povo quer o fim da corrupicao não vai ter com o seu inpichiman depois dessa fazê presidenta a senhora promete que vai ficar livre do seu núcleo duro. Edinho o sacerdedote. Berzoine não sei o que faz Wagner fala fala fala não diz nada se Eduardo deixou a pôr da da pf virá o que virou Nanda ele fazer teste pra trabalhar em novelamvamos presidenta e o futuro do Brasil que está em jogo.

Related Post