Nem tive pressa em comentar os resultados de ontem do Ibope e do Datafolha porque, a esta altura, tornou-se evidente que ambos dançam um balé de conveniência, minimizando os riscos desde a sua relutância em antecipar o que todos já sabiam: que Marina Silva tinha ficado muito para trás, se é que um dia esteve tão à frente quanto as pesquisas mostravam.
A razão disso é simples e perceptível a qualquer um: Marina tirava mais de Dilma do que de Aécio e o que dele tirava foi “devolvido” antecipadamente na votação de primeiro turno. Mas isso contribuía, como a própria Marina, viu-se, para a criação de um clima antigoverno que todo o partido da mídia construía.
O que era natural na primeira pesquisa – como eu registrei aqui, chamando de “semana Aécio” a que se seguiu ao primeiro turno, com a surpresa e os apoios que o tucano amealhou, agora já fica “perigosamente” artificial para a máquina de propaganda que precisa manter-se minimamente crível.
Agora, depois de terem criado o clima de “derrota antecipada” que marcou, para Dilma, o pós-eleição, os institutos se preparam para regressar, tão tarde quanto possível, ao terreno da realidade.
Aécio na frente, mas de um jeito que pode ficar para trás, “sem traumas” de credibilidade.
O Datafolha se vacina: “potencial de Dilma é maior entre os indecisos”, “cresce a rejeição de Aécio”, “cresce aprovação do governo”, etc…
O Ibope segue o mesmo caminho, como registra o Estadão: “A única novidade revelada pela pesquisa foi a melhora da avaliação do governo. A parcela da população que o considera ótimo ou bom subiu de 39% para 43%. A taxa de regular oscilou de 33% para 31%, e a de ruim ou péssimo, de 27% para 25%.O desempenho pessoal de Dilma na Presidência da República recebeu aprovação de 54% dos entrevistados – cinco pontos porcentuais a mais do que na semana anterior. Já os que desaprovam a presidente passaram de 44% para 40%.”
Como na dança, também nossas pesquisas seguem o rito da insinuação real e da negativa formal.
Curioso é, também, como a falta de propostas leva os candidatos vazios à tática do “coitadismo”.
Antes Marina, agora Aécio, partem para o “olha como estão me batendo, coitado de mim”.
Na verdade, quando começam a ser criticados, sua defesa não é enfrentar os fatos, mas dizer que são agressões.
Até porque, se não for sua adversária, não será a mídia que exporá.
A campanha eleitoral não será para Aécio como seu emprego juvenil na Câmara dos Deputados (e ainda falta aparecer o do Cade, antes dele).
Nela, ele vai ter de aparecer.
E pode ser visto como é, apesar do fanatismo conservador escondê-lo tanto quanto possível.
View Comments (51)
UMA SUGESTÃO
A chave para conseguir a vitória de Dilma está nas mãos do povo nordestino. Basta que eles – os nordestinos que moram no Nordeste – peçam aos nordestinos residentes em outros estados, sobretudo em São Paulo ( aqui, na capital, 80% são nordestinos ou descendentes deles) e falem o porquê, principalmente, da necessidade da política de Lula/Dilma continuar.
É uma maneira sábia de virar a eleição de forma eficaz. Vamos lá, nordestinos peçam o voto dos nordestinos paulistas, que aqui~estão morando e, muitos deles, que amam e muito seus familiares e o próprio Nordeste.
Ah, também não confio nestas pesquisas. Coisa de louco. Duas pesquisas, uma outro dia e outra ontem e o mesmo resultado e em dois institutos pesquisadores. Só falta dizer que eles combinaram tudo.
Peçam aos nordestinos. Se eles pedirem aos seus familiares aqui no sudeste, a eleição está no papo. Muitos nordestinos votaram no que o patrão pediu. Precisamos mudar isto. Força Nordeste, hoje a esperança de nosso País.
Excelente idéia. O PT tem que por isso imediatamente na campanha!
Ainda mais que foram os nordestinos paulistas os primeiros a ficar sem água!
Excelente sugestão.
Eu moro em São Paulo, ha mais de trinta anos. Quase todos os anos eu mandava dinheiro para meus familiares do Nordeste(Tios, primos, sobrinhos). Desde 2003, eles não pediram mais nada para mim.
Só o fato deles me contarem o que Lula e Dilma fizeram pelo nordeste, me deixa com orgulho. Minha lagrimas correm...na minha face, porque sei da pele dos nordestinos. Meu pai e minha mãe me contavam.Tenho recebido varias fotos e videos, das melhorias feita em todo o Nordeste nos ultimos doze anos, e ja me sinto feliz em ter votado no primeiro turno para Dilma e quero repetir no segundo turno meu voto na Dilma.
Nordestino é igual carrapicho, tem em todos os municipios deste imenso Brasil, e dia 26 vamos dar o troco ao Tucanos arrogantes.
FHC, sou semi-analfabeto, não-letrado, moro nos grotões, mas pelo menos consegui um emprego durante o governo Lula e meus filhos estão cursando universidade atraves do Pro-UNI...
A idéia de reforçar o estereótipo de eleitorado predominantemente nordestino só agravaria a situação xenofobica e fascista nas outras regiões. Discordo, o comitê de campanha já deve ter cogitado esse tipo de possibilidade, mas a evita cautelosamente.
Vou repetir o que já disse em outra matéria do Tijolaço: eu não sei de onde vcs tiram esse tipo de ideia, parece que repetem o discurso do PIG sobre regiões. Essa ideia de "Nordeste" de vcs só existe no Rio e em SP, o povo da região não se vê dessa forma, cada estado tem sua própria identidade e isso está acima da região (essas divisões regionais são criação do Estado Novo, o Brasil nem sempre teve essas divisões). Se vc pedir isso pode tomar um fora de algum "descendente de nordestino" que não se sente ligado à região (a maioria) e sim ao estado que nasceu e vive. Eu tenho primo paulista e ele não é pernambucano, eu sou, eu não sei em quem ele vota mas não votará pensando em Pernambuco e nem eu pensando em SP por ele ser de lá. Esqueçam isso, estão caindo na pilha de FHC pra reforçar o ranço regional no Sul-Sudeste, principalmente em SP.
O PT não tem que adotar isso (e não adotará, ainda bem), pois conhece o país.
AÉCIO NEVES BATE EM MULHER!
http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/ http://blogdojuca.uol.com.br/2009/11/covardia-de-aecio-neves/
AÉCIO NEVES BATE EM MULHER!
Só falta dizer que o Aécio chutava a barriga da mãe dele... quando nem era nascido ainda...
Voce fernando, parece que escreve melhor após decorrido um tempo de cólera.
Muito bom e com limpido raciocinio.
PS ps
Bolsas Hermés, aquelas de 20 mil doletas, devolvidas pelas madames por estarem com forte odor interno de maconha. Canabis odorifera.
Buemba!Vai que é tua,Zé Simão
As duas coisas, a cólera e a calma, são boas quando não andam sozinhas e não passam de certos limites. Quando a gente é muito manso, entrega a rapadura. Quando é muito brabo, perde a razão.
Ixxa!, para variar, nao me expressei nada bem. O que pretendia na ocasiao implicitar (sic) com o termo 'decorrido' é que qualquer cólera ja tinha amainado ao produzir este post.
Não costumo contestar Datafolha nem Ibope. Acho, que apesar de alguns gatos na tuba, seguem sendo os institutos de pesquisas eleitorais mais confiáveis no Brasil.
Mas tanto uma pesquisa quanto a outra contém incongruências:
*No Ibope a aprovação ao governo Dilma subiu de 39% para 43. A aprovação a forma da presidente governador subiu de 49 para 54. No Datafolha a aprovação ao governo Dilma oscilou positivamente de 39% para 40. E em ambas as pesquisas, a presidente oscilou negativamente 1 ponto. É estranho. O comum é: melhorou a aprovação ao governo, melhora as intenções de votos. Tem gato nessa tumba.
Segundo o Datafolha, Aécio caiu (MUITO) entre os mais ricos ( de 74% para 68), enquanto Dilma foi de 26% para 32), entre os moradores das regiões metropolitanas (indo de 55% para 51), enquanto Dilma foi de 45 para 49% e teve aumento da rejeição (pulou de 34 para 38%). Marina, no primeiro turno, antes de cair nas pesquisas, teve aumento da rejeição, queda entre os mais ricos e entre os moradores das regiões metropolitanas, quedas essas que num primeiro momento, ainda mantinham a ex-senadora com algo em torno de 35% dos votos. Depois da queda nesses setores, ela começou a cair em todos os outros.
A história se repetirá?
Tendências. O melhor momento da campanha de Aécio já passou: Apoio da Marina, apoio da viúva (por hora o apoio da viúva não deu nada a Aécio no Nordeste: Dilma foi de 66% para 68% no segundo maior colégio eleitoral do Brasil, enquanto Aécio foi de 34 para 32), união de toda a oposição, divulgação de áudio por um bandido condenado e mesmo com todo esse momento extremamente positivo, não saiu do empate técnico.
Caro Daniel, Da uma olhada nesse linkhttp://jornalggn.com.br/blog/lannes/nordeste-derrota-pt-segundo-datafolha, o que vc acha?
Essa análise do Nassif é do Datafolha da semana anterior.
Essa semana muita coisa mudou. Não nos números totais, mas no grosso da pesquisa.
"Tendências. O melhor momento da campanha de Aécio já passou: Apoio da Marina, apoio da viúva (por hora o apoio da viúva não deu nada a Aécio no Nordeste: Dilma foi de 66% para 68% no segundo maior colégio eleitoral do Brasil, enquanto Aécio foi de 34 para 32), união de toda a oposição, divulgação de áudio por um bandido condenado e mesmo com todo esse momento extremamente positivo, não saiu do empate técnico."
Daniel, a viúva não deu em nada e nem vai dar, pra quem desconhece as rixas históricas entre estados, popularidade de Campos nos outros estados da região NE beirava a irrelevância, como tb há ranço com candidatos da Bahia e do Ceará em Pernambuco. A viúva mal "manda" no "quintal" dela (ou que ela acha que é quintal, ela terá o troco em 2016 e 2018 quando limparemos o PSB do estado de Pernambuco), não tem apelo algum no resto da região. É capaz dos estados vizinhos votarem em peso contra a postura dela do que a favor. A Globo quis inflar essa viúva de Campos a "estrela nacional", mas foi longe demais no delírio e subestimando o povo do país.
Por sinal, derrotar pesado o PSB em PE no segundo turno com a vitória de Dilma virou questão de lavar a honra e a alma pra esquerda de PE, pra mostrar a essa família de Campos que eles não são donos do Estado e que por mais que tentem, coronelismo em PE só tem um destino: a forca política. A traição deles será lembrada por gerações.
Os militantes do PT e o próprio PT tem que ir pras ruas vestindo a camiseta vermelha e o número 13. Ficar no twitter ou facebook pode significar a derrota de Dilma. A direita é esperta e já colocou seus cabos eleitorais nas casas e empresas ($$$$). A voz e o movimento das ruas que definirão as eleições.
É o que tenho feito. Não posso trabalhar de camiseta, e camisa social vermelha é 'um pouco' feia...rs... mas todo dia saio de casa com um adesivo DILMA13 no peito!
BRAÇO DIREITO DE CAMPOS, FBC TAMBÉM FOI DELATADO
:
Segundo o colunista Claudio Humberto, o senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB), que era braço-direito do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, foi citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em depoimento; "Ele relatou que em 2010 o doleiro Alberto Youssef recebeu de Bezerra, então secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, pedido de doação para a reeleição do governador Eduardo Campos. E R$ 20 milhões teriam sido doados pelo Consórcio Ipojuca Interligações (CII), contratado da Petrobras na refinaria Abreu e Lima", diz nota; empreiteiras envolvidas são Queiroz Galvão e Iesa; presidente do PSB, Carlos Siqueira, diz não ter registro dessa doação; caixa dois?
16 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 09:48
Pernambuco 247 - O senador eleito e ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB) foi citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa em depoimento à Polícia Federal, sob acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do portal Diário do Poder. Segundo ele, FBC, que era braço-direito do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, pediu doações para o doleiro Alberto Youssef para a campanha de reeleição de Campos, falecido em agosto em um acidente aéreo.
O pedido foi atendido, ainda segundo o colunista, através do Consórcio Ipojuca Interligações (CII), formado pelas empresas Iesa e Queiroz Galvão, que tem contrato nas obras da implantação da Refinaria Abreu e Lima, em Suape. Nas prestações de contas do PSB à Justiça Eleitoral não aparece nenhuma doação deste valor. Na época, o partido era presidido por Eduardo Campos. O Tribunal de contas da união suspeita que as obras da Refinaria Abreu e Lima foram superfaturadas em até R$ 316,9 milhões.
O presidente do PSB, Carlos Siqueira, diz desconhecer qualquer doação do gênero e que a campanha de Eduardo Campos não custou tanto. Já a Queiroz Galvão teria informado que “todas as doações realizadas pela empresa seguem rigorosamente a legislação eleitoral".
Entre 2007 e 2010, Fernando Bezerra Coelho ocupou a presidência do Porto de Suape. Ele ficou no cargo até 2011, quando assumiu o Ministério da Integração Nacional, por indicação de Campos, cujo partido integrava a base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff. O PSB deixou o governo em 2013, quando Campos decidiu lançar-se candidato à Presidência da República.
Confira abaixo a nota publicada pelo jornalista Cláudio Humberto.
EX-DIRETOR DELATA EX-MINISTRO DO GOVERNO DILMA
Ex-ministro da Integração de Dilma e senador eleito, Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi citado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, sob delação premiada. Ele relatou que em 2010 o doleiro Alberto Youssef recebeu de Bezerra, então secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, pedido de doação para a reeleição do governador Eduardo Campos. E R$ 20 milhões teriam sido doados pelo Consórcio Ipojuca Interligações (CII), contratado da Petrobras na refinaria Abreu e Lima.
CRÉDITO APROVADO
Paulo Roberto Costa afirmou que, consultado por Youssef, aprovou a doação. Até o fechamento desta edição, Bezerra não respondeu às ligações da coluna.
SUPERFATURAMENTO
O TCU estima que o consórcio CII, das empreiteiras Iesa e Queiroz Galvão, pode ter superfaturado R$ 316,9 milhões em Abreu e Lima.
NÃO CHEGOU
Hoje presidente do PSB, Carlos Siqueira ignora a suposta doação e diz que a campanha de Eduardo – que não custou tanto – jamais a recebeu.
RESPOSTA PADRÃO
A Queiroz Galvão informou por assessores que “todas as doações realizadas pela empresa seguem rigorosamente a legislação eleitoral".
Isso é porque nem chegaram na Arena Pernambuco ainda, negócio da China de Campos com a Odebrecht:
"Governo de PE usará dinheiro público para garantir lucro de consórcio com estádio por 30 anos"
http://viniciussegalla.blogosfera.uol.com.br/2013/08/13/governo-de-pe-usara-dinheiro-publico-para-garantir-lucro-de-consorcio-com-estadio-por-30-anos/
Tenho medo e continuo tendo da manipulaçao das urnas, já que a empresa ENGETEC que controla as urnas é de pessoa ligada a Aeecio. Acho que as "pesquisas" preparam o terreno para isso. A ultima é que 9% dos votos sao decididos no dia da eleiçao. O atalho está posto.
O desespero da nossa imprensa é tanto, que até Marina Silva foi aceita como candidata de oposição.
Aliás, para a nossa velha oligarquia midiática, não importa quem é o oposicionista da vez, contanto que se encaixe em um quesito estratégico: o de ser um "candidato cavalo de troia" infiltrado no poder executivo, com a função única e exclusiva de atender aos interesses de alguns governos e instituições estrangeiras.
Caso não obedeça a este requisito, passa a ser imediatamente execrado, assim como foi o nosso ex presidente "caçador de marajás", Fernando collor.
Se for verdade que as manipuladoras de pesquisa, estão se preparando para mostrar Dilma na frente, então estão jogando a toalha. Será
No 1º turno Dilma à frente com quase dez milhoes de votos, agora Aecioporto à frente, conta outra, em seu programa eleitoral basta ver sua apatia. É Dilma 1333333333333333333333333333!