Num gesto de transparência, Petrobras publicou , nesta segunda-feira, duas notas nos principais jornais brasileiros, que reproduzo ao final do post.
Nelas, informa que a Comissão Interna de Apuração constituída para averiguar as denúncias de supostos pagamentos de suborno a empregados da companhia, envolvendo a empresa SBM Offshore, não encontrou fatos ou documentos que evidenciem pagamento de propina a empregados da Petrobras. Essa comissão foi, inclusive, recolher na Europa os documentos que estariam em poder do Ministério Público da Holanda, com denúncias contra a empresa. E foi informada pelas autoridades daquele país, embora se tenha feito uma onda imensa no Brasil , de que “não há investigação aberta sobre o caso de propina envolvendo a empresa SBM Offshore e a Petrobras. ”
A segunda informa da abertura de investigação interna sobre a compra da refinaria de Pasadena.
A empresa está cumprindo seu dever de apurar, e ninguém pode achar que quadros de carreira da Petrobras pudessem colocar suas reputações e empregos em jogo para proteger quem quer que seja por razões políticas, ainda mais em um trabalho que será enviado ao Ministério Público, ao TCU e, claro, à CPI que querem instalar sobre o caso.
Falta, agora, cumprir o segundo dever, tão importante quanto o da transparência.
O de assumir a defesa política da empresa, de seu papel na libertação do Brasil, da denúncia das ambições e apetites que cercam a maior empresa do Brasil, a mais capaz e a mais importante para o imenso tesouro do pré-sal.
View Comments (14)
Temos que pedir para JB, por quem denunciou na cadeia, ou pagar um processo...pela quantidade de dinheiro que a Petrobras perdeu...
Não sou contra investigações ate´civis, MAS..esta era claramente eleitoreira..há interesses..
Nome dos PARLAMENTARES que receberam as informações da PETROBRAS e
forneceram para os JORNALÕES.
O problema é que a repercussão nunca é igual à da midia, que faz muito mais estrago.O assassinato de reputação que a Midia processa é sempre mais eficiente que o direito de resposta.
Realmente tá na hora da Petrobras reativar aquele blog em que se comunicava diretamente com a população. Diante de tantos ataques políticos nada como a transparência. E é melhor não dar mais dinheiro a esta imprensa que trata a empresa da forma como trata!
Não é preciso ser gênio pra saber como será a apuração final, como ja vemos aqui no Tijolaço comprar uma refinaria por 46 milhões é piada. O que temos que pensar desde já é como esfregar a conclusão na cara da mídia podre e forçar o PIG a ''manchetear'' as informações, mesmo que seja por via judicial. De quebra mostrar aos brasileiros a falta de credibilidade dos opositores e do blocão na câmara.
Blog da Petrobras uma arma contra o pig....e suas meias verdades!!! vamos reativa lo!!! a Bogosfera da muniçao na defesa da Petrobras... a foia descobriu que a Pasadena dalucro....!!!!
Bom dia,
essa PETROBRAS, tá gastando minha grana lá fora quando os falantes, denunciantes os burburinhos esta aqui é o PSDB, PFL e o partido do futuro presidente da republica Eduardo campo(kkkk). Parando com a gozação desses anti- Brazil, eles querem só acabar com a reputação da empresa isso é crime contra o patrimônio do país, teriam que estar presos. E Brasil nunca será escrito com "Z".
Nem Petrobras com X
Pena que a dilma é uma poia, como diria minha avó.
Não faz nada!
Gostaria, Brito, que você verificasse se no Belíssimo Projeto Tamar em Ubatuba/SP, onde já estive duas vezes, ainda toca a vinheta do tal Jornal da Tartaruga - "JT", a mesma do golpista, entreguista e manipulador Jornal Nacional.
Pois é, amigo. O Jornal da Tartaruga é um pequeno documentário que mostra o trabalho com as tartarugas marinhas que este projeto - que é da PETROBRÁS - realiza.
A Globo sempre foi e sempre será contra a PETROBRÁS. Faz de tudo para acabar com ela. E neste programa, seja por desinformação ou por vassalagem, toca a vinheta do tele-jornal que mais a sabota.
Você poderia averiguar, Brito?
Vamos supor algo bastante improvável, que o FHC deixe o PSDB e se filie, hoje, ao PT. Como fazer suposições não é proibido, está aí a nossa. Agora, vamos ao que no dia seguinte à sua filiação ao PT será o FHC: presidente que se reelegeu com a compra de deputados para inventar uma lei da reeleição; que vendeu a Vale por uma merreca e que emprestou o dinheiro da transação ao comprador; que chegou a criar uma Petrobrax para privatizar a Petrobras. Fernandinho, te aconselho a não se filiar ao PT, pois para a grande imprensa e para o STF você vira logo bandido.