Petrobras, “quebrada”, vai recuperar em um ano as perdas de seis anos?

Começaram as pressões para que a Petrobras, num gesto “patriótico”, reduza os preços dos combustíveis.

Curiosamente, daqueles mesmos que, poucos meses atrás, diziam que os preços deveriam ser aumentados em nome do “espírito empresarial”.

E qual é a razão?

Hoje, o Valor e a colunista Míriam Leitão, batem na mesma tecla: a queda no preço do petróleo – que no longo prazo é um desastre para o planeta – pode, num horizonte breve, gerar um enorme excedente de receita para a petroleira brasileira, aliviando suas necessidades de tomar dinheiro no mercado para seguir seu plano de investimentos.

Diz o Valor:

“Mantidos os atuais parâmetros de câmbio e preços dos derivados, analistas projetam que, até o fim de 2015, a Petrobras poderia recuperar o que perdeu nos últimos seis anos com a venda no mercado doméstico de gasolina e diesel mais baratos do que pagou para importar. Outra possibilidade aberta pelo barril do óleo cru no nível de US$ 50, no entanto, é usar a margem de lucro mais alta para eventual redução no preço dos derivados, o que poderia ajudar a inflação a permanecer no teto da meta em 2015.”

E Miriam, cujas previsões você deve sempre acompanhar de três batidas na madeira:

“Ontem circulou a hipótese, depois negada, de que a Petrobras pudesse diminuir o preço da gasolina.”

É  impressionante como pretendem que alguns dos insumos mais importantes da economia – gasolina e diesel – possam variar de preço como um pé de alface da horta, que fica barato ou caro de acordo com a chuva da semana.

E é claro que sabem que não pode ser assim num país com as distâncias continentais do Brasil, dependente de rodovias,  sem tradição – e com carências enormes no transporte coletivo – e, como péssima cereja de mau bolo, ainda às voltas com uma crise hídrica que põe as termelétricas a trabalhar a pleno vapor.

Mas o “livre mercado”, o santo, considera uma heresia não seguir os preços do mercado internacional.

Na gasolina, no açúcar, no óleo de soja.

Menos, é claro, nos juros – que são o “preço do dinheiro” – que estão baixinhos ou negativos lá fora.

Aí, não.

Quebrar a Petrobras, sim. Derrubar os lucros imorais do sistema financeiro, jamais!

Fernando Brito:

View Comments (29)

  • Pelo que eu eu li e entendi, Míriam defendendo redução do preço da gasolina e do diesel e o Fernando Brito não?!

    • Já que você não entendeu a importância positiva que a manutenção dos preços atuais terá no caixa da Petrobrás, então tenha em mente apenas uma coisa: a Miriam Leitão, baluarte econômico do PIG, sugeriu a redução no preço. Fica fácil saber o que é melhor para o País e a população.

      • Relaxa. Só quis ressaltar a ironia. No mais, concordar com não redução de preços, seja no que for, comigo não dá.

    • Então acho que você não entendeu patavinas !
      A Leitoa nunca defendeu NADA dos governos Lula e Dilma !

  • Não prestei muita atenção quando estava passando na TV, hoje no Bom Dia Brasil. Mas em reportagem sobre tudo isso eu fiquei com a impressão de que quiseram fazer acreditar que a queda do preço do petróleo seria péssima para a Petrobrás e na parte que falaram do mercado do EUA conseguiram a façanha de dizer que era ótimo para o mercado de lá sem citar o perrengue que as empresas de petróleo de lá, principalmente as da modinha do xisto estão passando com o perigo de prejuízo irrecuperável.

    É fantástico como a Globo consegue desinformar, nem vale a pena assistir para não ser contaminado. Só tenho assistido à TV Brasil que tem reportagens mais completas e para para explicar e situação o assunto da reportagem para o espectador.

  • exato, nao defende.por isso
    me recuso mudar o nome dele pra um fernando leitao brito.

  • Brito, acho que você vai ter que desenhar....
    Tô falando que a mídia e a imprensa golpista ainda têm um poder enorme sobre o povo...
    Prestenção, gente!

  • A velha e boa Miriam Leitão funciona como biruta de aeroporto. Mercado, lei de mercado, impõe que a gasolina, o diesel, etc., baixem, para controlar a inflação. Ah, então tá... Mas e a política do etanol, Dona Miram, tão preocupada com os ganhos das sucroalcooleiras.
    Agora é hora da Petrobras recompor o dito Caixa tão abalado com a imprudência dos anos passados, sem solavancos do mercado. Isso será apreciado no futuro, no fim do ano, período em que será reavaliada as receitas e as despesas. Mriam tem de entender que a lógica de governança da Petrobras não é a lógica do PIG ou tucana.

  • Baixem o preço da gasolina e do diesel e as usinas produtoras de álcool irão para o fundo do poço como um machado sem cabo. Nisso estará mexendo com a "elite" e, aí sim, a urubóloga nadará de braçadas.

    • Vicente, vc foi ao cerne da questão.
      Tem álcool sobrando na usinas e em breve começa a safra.
      Vai faltar armazém e os usineiro terão que se render à lei do mercado.

      Oferta alta...preço baixo.

      Vamos voltar a colocar álcool em nossos carros!!
      Viva!!!

      Aliás, acharam qual usineiro era o dono do jatinho que agitou a eleição 2014???

  • Miriam Leitão é a rainha do apocalipse, criou sistematicamente nos últimos anos várias crises: energética, aeroportos, do tomate e outras todas impertinentes.
    Miriam é a maior vendedora de fumaça do Brasil.

  • Esse assunto Petrobrás já está tão batido que pouco me importa o que esses traidores do país falam.

    A Petrobrás está em boas mãos com a presidente Graça Foster. A produção naval funcionando, sondas e plataformas em produção, refinarias trabalhando. Vamos em frente.

    • Apoiado!
      O preço internacional aumenta e temos que aumentar também, afinal não podemos ficar no prejuízo, abaixa e temos que manter alto pra preservar o caixa da empresa que é brilhantemente administrada pela presidente Graça!
      O trabalhador que vá trabalhar de transporte coletivo... espera... ops!

  • Não assisto a globo há mais de um ano. Hoje, vivo melhor.
    O sistema globo sempre esteve a serviço dos EUA no Brasil, tratando o nosso país como mais um estado americano. Quando a assistia, verificava que havia programas na globonews em que tinham mais correspondentes ao vivo nos EUA do que no Brasil, e os daqui sempre desqualificando o nosso país.
    Não foi à toa que foi achincalhada durante as manifestações de jun/2013.

  • SE É BOM PARA A GLOBO ENTÃO TENHAM CERTEZA DE QUE NÃO É BOM PARA PARA O BRASIL!!! GLOBO: CANCER DO BRASIL!!!

Related Post