Saíram agora à noite os números consolidados da produção de petróleo e gás natural da Petrobras.
Com todos os problemas que a empresa enfrenta, foram sensacionais.
A empresa chegou à marca de média de 2, 863 milhões de barris de óleo equivalente por dia ( na soma de petróleo e gás), melhor resultado já alcançado na história da empresa.
Só de óleo líquido (excluído o gás), foram 2,212 milhões de barris por dia.
Também um recorde histórico.
Idem no pré-sal, que chegou à média de 666 mil barris diários de petróleo e superou os 23 milhões de metros cúbicos de gás, gerando um total de quase 800 mil barris de óleo equivalente totais.
De ponta a ponta do ano, foram mais de 300 mil barris acrescentados à produção nacional.
Estimando que a produção dos campos operados por empresas privadas fique – como tem sido – de cerca de 9% do que produz a Petrobras, a produção de petróleo no Brasil ultrapassou os 3 milhões de barris diários, contra 2,62 milhões em dezembro de 2013.
O que talvez já coloque o Brasil entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo, logo atrás do Iraque e do Kuwait e à frente do México.
E ainda não há, nestes totais, uma gota de óleo dos megacampos de Búzios (novo nome de Franco) e de Libra, que vão nos colocar entre os seis maiores produtores de petróleo do planeta, com produção superior a 4 milhões de barris diários.
Este é o tamanho do negócio que querem que o Brasil entregue.
Cada vez mais, vocês vão ler que, com a queda dos preços internacionais do petróleo, não compensa produzir no pré-sal, porque o preço de importar é o mesmo, ou quase o mesmo, de extrair.
Ainda que fosse assim, compensaria, é claro, porque deixaríamos de gastar lá fora para gastar aqui.
Mas não é assim.
Os preços caíram quase ao nível dos meses da crise mundial de 2008/2009, é verdade, pouco mais de 40 dólares por barril.
Mas também é verdade que, dois anos depois daquele desastre mundial, tinham voltado a marcas recordes, acima de 110 dólares por barril.
É assim que querem que o Brasil, como diz o povão, “entregue a rapadura”.
Têm quatro anos para tentar de novo.
View Comments (35)
Caramba, o terrorismo do instituto milleniun que alinhava a desinformação generalizada, cartelizada, descarada, que faz com que milhões do povo, mesmo muitos que votam no PT, crerem na enganação q o pais e sua maior empresa estejam quebrados, o que desestimula realmente o empresariado a investir e joga massas do povo a querer qualquer coisa menos Lula, Dilma e PT (vi votaçãovotação de aecio) vomitando tudo qo fazendeiro millenium manda seu gado pensar!
Enquanto isso, muita gente da elite tá comprando ações e mais ações da Petrobras. Aposto minha língua!
Inclusive o porteiro do Ed. Solaris do Guarujá.
FFBB, nós também 'falamos' da Petrobras e também trazemos o Saul Leblon de Carta Maior, que 'visita' a Europa e seus problemas em http://refazenda2010.blogspot.com
FFBB, leitores; Fernando, até sabemos de sua opinião sobre o tema, mas discordamos em parte, e as Centrais Sindicais também. Elas entendem com retirada de direitos, e já completamento fora de pauta, vinculamos lá!
Quem comprar ações vai faturar muito na Petrobrás: Com os dividendos e com a valorização das ações nos próximos meses.
Espero que o governo federal através do BNDESPar compre as ações da Petrobrás em baixa e não deixe os jogadores capitalistas do norte (Soros e cia) faturarem nessa.
Infelizmente não sei se o governo federal vá fazer isso (Acho o governo Dilma muito lento nas tomadas de decisões - Dilma está acompanhada de péssimos assessores)
O capital financeiro internacional não permite governos nacionalistas, quem se aventura nessa linha sofre desgaste constante até ser derrubado, há dezenas de exemplos de como isso ocorre. A maior riqueza que temos em nosso país é a Petrobras,por meio dela podemos sair do subdesenvolvimento e nos tornarmos uma nação próspera, por isso reverencio a todos que lutam pela Petrobras como capital inalienável, patrimônio exclusivo do povo brasileiro.
Quebrados, sem credibilidade estão eles. Viva o Brasil, Viva Dilma, Graça e o PT.
Eles quem?
Todos somos brasileiros e queremos uma estatal produtiva.
Nínguem é contra a Petrobrás e sim contra a administração corrupta, produzir mais (mesmo com o preço em baixa, o que é meio um contrasenso, mas vamos deixar barato) não torna a administração menos bandoleira.
Não entendi o que vc quis dizer com: "De ponta a ponta do ano, foram mais de 300 mil barris acrescentados à produção nacional".
No parágrafo anterior vc diz que foi atingida a marca de mais de 800.000 barris equivalentes extraídos no pré-sal.
Então, no acumulado do ano, só pode ser muito mais!
Alguma coisa eu não entendi pq não vejo sentido nos dados.
Dá uma ajuda?
Saudações PeTistas.
Bom, numa conta de "português", que dinheiro entra num bolso, sai no outro, e o que sobrar é lucro, temos então a quantia de US$ 143,150,000.00 (cento e quarenta e três milhões de dólares) por dia. Multiplicados pelo ano (365 dias) dá a bagatela de 52 bilhões de dólares/ano de faturamento bruto. É 100% do valor de face das ações que estão na empresa. Como pode estar quebrada???? ... O que o brasileiro (parte já entendeu) tem que entender que vendendo-se uma empresa dessas, que trás dividendos e lucro ao Brasil, e consequente ao povo brasileiro, esse lucro (se vendida) vai para fora do Brasil e qualquer governante (seja ele qual for, e de qualquer partido) OBRIGATORIAMENTE terá que aumentar impostos (no nosso rabo, desta feita) para suprir o rombo provocado pela venda. E nem vem com lero-lero que o dinheiro da venda será aplicado nisso ou naquilo que a gente sabe muito bem pra onde vai ("some de vista"). FHC e a privataria, endividou o brasil em 60% do PIB, elevou as taxas de impostos de 26%, 27% que pegou de Itamar, que pegou de Collor e Sarney (que eram ruins???) para 40% do PIB. E o cara (fhc, serra) aí, dando palestras e defecando nos jornais do PIG, quando deveria estar preso.
Desde a criação da PETROBRAS o maior desejo da UDN e seus lacaios entreguistas é definitivamente ENTREGAR ao estrangeiro dota nossa riqueza de petróleo.
Não DEIXAREMOS entregar!!!
Não deixaremos entregar o que é nosso!
Por isto precisamos de uma Ley de Medios para que os brasileiros possam ver a realidade que o PIG esconde.
Dilma, corta a Bolsa Imprensa do PIG!
Não é sobre o assunto, mas gostaria que isso vazasse pelas redes e blogs.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/nassif-condenado-a-pagar-50-mil-reais-de-indenizacao-a-ali-kamel-da-globo/
É um absurdo!!!!!
Lei de meios já!!
Acho que posso dizer que Nassif está muito além de Charlie! Merece nosso apoio e nossa luta!
Impressionante no link dos gráficos do Globo ( Iraque e do Kuwait e à frente do México.) é o aumento de produção de petróleo do Iraque nesta década de 2003 a 2013 !
O Brasil com um aumento de 38,8% na produção foi o segundo aumento ( e mal incluiu o Pré-sal) mas o Iraque aumentou a produção em incríveis 131,8% !
Está mais que explícito o porque da invasão americana no Iraque e sua real razão a pilhagem do petróleo Iraquiano pelas petrolíferas americanas,is the oil STUPID !