Petrobras vai fundo na apuração dos “malfeitos”. E surgem as ‘razões” da Venina “heroína”

Véspera de Natal, e surpresas para quem aposta em desgastar o governo com insinuações de cumplicidade da atual diretoria da Petrobras com as roubalheiras de Paulo Roberto Costa et caterva

Ontem à noite, o Conselho de Admnistração da Empresa decidiu formar um comitê de acompanhamento, coordenado por um diretor de Governança que está sendo selecionado no mercado profissional, para as investigações internas da companhia.

E um comitê que de receita de pizza não tem nada, pelos dois nomes escolhidos para integra-las, capazes de deixar qualquer tucano mudo.

O primeiro é Andreas Pohlmann, comandante do processo de “limpeza” da Siemens alemã, depois das condenações milionárias que a empresa sofreu nos EUA e na Alemanha.

A segunda é Ellen Gracie, ex-ministra do STF, por indicação de Fernando Henrique Cardoso e, inclusive, sondada para ocupar a vice na chapa de Aécio Neves.

Suas tarefas: “aprovar o plano de investigação; receber e analisar as informações encaminhadas pelos escritórios; assegurar que a investigação mantenha a independência, zelando para que esta não seja impedida ou obstruída; analisar, aprovar e viabilizar a implementação de recomendações feitas pelos escritórios; comunicar e/ou autorizar os escritórios a se comunicarem com autoridades competentes, inclusive reguladoras, no que toca ao status da investigação, seus achados, bem como ações tomadas pela companhia; e elaborar relatório final referente aos achados da investigação, bem como sobre as recomendações do comitê em relação às políticas internas e procedimentos relativos à investigação.”

Portanto, o comando de toda a apuração feita pelos auditores contratados.

Se algum risco de partidarismo se quiser alegar, portanto, é “contra”.

Porque há muita mistificação nesta história e o “caso” Venina Velosa é uma delas.

Venina, como todos sabem, surgiu com as suas denúncias na base do “Graça sabia”  em dezembro.

Hoje o “Estadão” disponibiliza o relatório da comissão interna da empresa que foi formada em abril e apresentou relatório no dia 7 de novembro.

Portanto, mais de um mês antes de Venina Venosa da Fonseca ter “lembrado” de seus supostos avisos.

Mesmo tendo sido arrolada na investigação que concluiu por sua responsabilidade em pelo menos quatro irregularidades (prudentemente chamadas ali de “não-conformidades”).

A primeira delas, listada como 6.1, o “esquartejamento” da licitação da famosa Casa de Força da Refinaria Abreu e Lima, onde haveria um imenso sobrepreço.

Depois, a 6.2, a negociação – pós licitação – dos valores, obtendo-se um “desconto” de R$ 34,2 milhões, dos quais nada menos que R$ 25 milhões “sumiram”, isto é, foram concedidos mas, ainda assim, pagos a empreiteira Alusa.

A “não-conformidade” identificada como 6.5 refere-se ao não cumprimento para a convocação de novas empresas para uma concorrência frustrada e a 6.9 é a falta de parecer jurídicos em licitações homologadas por ela e por Pedro Barusco.

Ou seja, mesmo antes de suas “denúncias” – novamente, um simples “Graça sabia…”, que só tem e-mails vagos a amparar, Venina havia sido inculpada, dentro da empresa, por comportamento no mínimo desidioso e omisso em licitações milionárias.

E só um mês depois de apontada como responsável lembrou que “ah, a Graça sabia…”

Fernando Brito:

View Comments (47)

  • Esta Venina era unha e carne do Paulo Roberto Costa (o enojado que roubava milhões com auxílio da família e amigos) e como diz o ditado "Diz-me com quem andas e te direi quem és". Estranho o comportamento dessa Senhora, depois de terem descoberto as falcatruas do seu amigo, sair agora posando como vítima. Provavelmente aparecerão novas revelações da Musa Global.

    • Quem eram mesmo os amigos do Paulinho?
      Os que o chamavam de Paulinho, os que o convidavam pro casamento da filha ou ambos?

  • Bom dia,

    qual o interesse dessa degenerada? Isso não fale nada como ser humano, pois existe mais coisas na vida que dinheiro.

  • Ellen Gracie é brincadeira.
    .
    Esta mulher não está sendo responsabilizada, juntamente com Pedro Malan, por cumplicidade nos golpes que Eike Batista aplicou no mercado?

    • Parece que tudo que esse governo faz tem que ter o aval do psdb. Governinho vagabundo.

      • É o famoso complexo de vira-lata.

        Faz tempo que esse governo é incompetente papra enfrentar essa corja "imprensa/psdb".

        É impresionante a incompetência. Os caras só divulgam menntiras eo governo não consegue desmascará-los?

    • Também concordo Francisco. Ellen Gracie é piada ruim cara. Essa mejera é tucana grossa, como que vai investigar a PetrobrAX. Vai RECOMENDAR que a empresa seja vendida para os Gringos. Essa Graça Foster me espanta!

      • Aguardem. A Dilma é inteligente e está mexendo as pedras doxadrez de forma correta e sábia.
        Agora esta Venina será desmascarada por tucanos.
        Aí não poderão dizer que é perseguição do PT

        • Permita-me discordar.
          chamar a ex-presidente do STF, aquela que gastou os tubos na reforma do apartamento funcional em que morava, para participar da sindicância é se enfraquecer perante a opinião pública. Não devemos satisfação aos golpistas do psdb.

        • Faz sentido sua observação...porém, resta lembrar que PSDB/DEM quando no poder nunca deu a mínima chance ao PT. Esse papo da Dilma ser "Republicana" é onde mora o perigo...

    • Francisco de Assis, A razão para a escolha do 2º nome, Ellen Gracie, está no texto: deixar qualquer tucano mudo, fora isso ela não estará sozinha e não poderá ser equiparada a uma deusa, pois não estará mais no STF, é apenas uma juíza aposentada que ganha uma sinecura pela necessidade imperiosa de cauterizar uma artéria que pode levar à morte a principal empresa pública e a que restou do tsunami tucano!!!!!!!!!

  • então, dá golpe com eike e vai pra Petrobrás??? a gracie??? ébrincadeira

  • Para ir ao encontro da idéia de se ter uma empresa transparente, o de uma multinacional como se apresenta aos investidores e a gigante que é no mercado que atua, com certeza a escolha da Petrobras deveria recair sobre a Andreas Pohlmann. Certas instâncias de uma empresa como ela, exigem posicionamentos claros, afastado até de bairrismos e convergências sobre nacionais e mesmo dos que possam receber a classificação de insiders.

  • Ellen Grecie mostrou toda a sua incapacidade, junto com Pedro Malan, ao participarem do Conselho das empresas de Eike

  • Se a denunciante tem conhecimento das falcatruas desde cedo e não denunciou no momento oportuno, deve responder também por omissão conforme o Regime Jurídico Único, que normatiza o comportamento dos servidores públicos federais.

    • A corrupção de hoje vem de longe e das mais importantes foi fazer leis baseadas em princípios vagabundos

  • Já pode ser contratada para a próxima novela da Globo.Precisa só aprender a chorar direito.

  • Essa piriguete, depois que viu o circo pegando fogo, está mesmo querendo é não se queimar. Tá achando que com esta "delação premiada" pro PIG, vai sair dessa.... Foi aí que "SIFU"... Essa tal Venina tomou o próprio VENENO.
    .. Bora Dilma, passar o BRASIL a limpo... BELO MONTE , BNDES, e outras estao na fila... Bora limpar essa cambada de corruptos...

    • [ BELO MONTE , BNDES, e outras estao na fila…[ pelo que se diz, petista estariam mesmo estimulando que a oposição procure escândalo maior para o povo se esquecer desse , especialmente dos bilhões de empréstismos internacionais do BNDES,

Related Post