Petroleiros protestam contra Serra em Campos. Que sai protegido pela polícia…

Do jornal O Globo, para que não se diga que é exagero:

“­ O senador José Serra (PSDB­SP) foi vaiado, enfrentou um “apitaço“ e precisou ser escoltado pela guarda municipal para deixar o local nesta terça­feira durante a 8ª edição da Brasil Offshore, a Feira e Conferência da Indústria de Petróleo e Gás, realizada entre hoje e a próxima sexta­feira, em Macaé, no Norte Fluminense. A manifestação, realizada por petroleiros, foi em protesto ao Projeto de Lei 12.351/2010, de autoria do tucano, que propõe o  fim da exclusividade da Petrobras na operação de regime de partilha no pré­sal.

Ligado à Federação Única dos Petroleiros, à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ao Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, o grupo invadiu o palco onde estavam os palestrantes, entre eles Serra. Com faixas de “Fora Serra, o petróleo é nosso” e “Somos 200 milhões de petroleiros por uma Petrobras 100% pública” e usando nariz de palhaço, eles interromperam o discurso de Serra e gritavam “fora entreguista“ e “direita sem vergonha”.

Já no site do sindicato:

“A presença do sindicato fez José Serra mudar o tom da sua palestra, mas mesmo assim o senador defendeu o FMI, fez piada de mulher e argentino (xenofobia) chamou Geisel de Nacionalista e os petroleiros de Fascistas. Saiu do local do painel sendo vaiado pelos petroleiros com palavras de ordem de “Fora entreguista!”, “Vendendo pra Chevron!” e “O pré sal é do povo”.

No site de O Globo há um vídeo do prefeito de Macaé, Aluizio de Castro, tentando acalmar os ânimos. Foi atendido, os manifestantes sentaram e Serra pôde falar. Mas, ao final, novas vaias e um cerco policial para que ele saísse.

O curioso é que, diz O Globo, “a plateia, formada por representantes da cadeia fornecedora do setor de petróleo, também vaiou os manifestantes e gritaram “fora PT”. São gerentes, administradores e executivos de empresas que existem, hoje, graças à política de compras internas e conteúdo nacional da Petrobras, o que quase se acabou com a política entreguista do PSDB.

Quando os trabalhadores defendem a indústria nacional – e, claro, seus empregos – que a própria camada dirigente destas empresas, percebe-se o quanto é servil o capitalismo brasileiro.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • O Globo está em campanha contra a Petrobrás e pela aprovação do projeto entreguista de Serra. Dá para acreditar em tudo o que diz o jornal? Há gravação?

    • Excusas..."servil" é uma palavra muito chique pra eles...prefiro vira-latas mesmo.

        • É fácil entender esses "empresários", eles querem continuar ganhando sem mexer um dedo. Patrimonialismo é isso aí. Quanto ao Padim cerra, é um indigno de vida, pois vampiros são apenas espectros da morte.

  • Os Tucanos Serra, Aécio, FHC são os principais entreguistas e traidores da pátria. Durante as eleições os Tucanos mentiam descaradamente que não iriam Privatizar, e que esta acusação era mentira do PT. Agora vejam a cara de pau destes entreguistas, estão loucos para entregar a nossa maior empresa (Orgulho Nacional) para os extrangeiros. Traidores da Pátria!!!!!!

    • Queria ver a cara desses entreguistas enfrentando um "paredon". Canalhas, vendilhões da pátria, traidores do povo brasileiro. Esse cara é um verme.

  • É absolutamente impublicável o que penso desse ogro. Então limito-me a comemorar a manifestação de repúdio dos petroleiros. Que aumentem o tom até que ele peça asilo no apartamento do Capitão Barbosa do Mato em Miami. E não volte nunca mais.

  • Esse vagabundo já devia estar preso há décadas.
    Foi um péssimo governador e um mediocre prefeito.
    Tem que explicar do que ele e sua filha vivem.
    Entreguista FDP

  • E a Dilma, alguém tem noticia dela?
    Ah sim, continua andando de bike.

    • Andando de bike ou se reunindo com os dois "brilhantes" assessores (o do bigode e o dos ombros largos), procurando o caminho para ultrapassar mais rapidamente o fundo do poço.

  • aos poucos vai se cristalizando no brasil uma sutil luta de classes, inevitavel no processo de reduçao das gigantescas desigualdades sociais

  • A matéria do Globo foi feita para confundir! O Projeto entreguista do Senador entreguista José Serra é o PLS nº 131, de 2015 que altera a Lei nº 12.351, de 2010. É Lei, e não Projeto de Lei nº 12.351/10 como se refere a matéria, e é esta Lei, que determina a participação da PETROBRÁS em pelo menos 30% nos campos do pré-sal, que o ENTREGUISTA E ANTINACIONALISTA JOSÉ SERRA quer alterar por meio do PLS - Projeto de Lei do Senado - nº 131, de 2015. Em 2010 esse traste não era Senador!

Related Post