PGR viaja aos EUA para acusar o próprio país?

(Tantos milhões para defender o interesse estrangeiro, contra o Brasil?)

O Procurador-Geral da República, mais um grupo de procuradores, viajou aos EUA por conta da Lava Jato.

Será interessante ver isso. Certamente, é uma novidade.

Uma instituição do Estado viajando, com verba pública, para um país estrangeiro, para uma potência estrangeira, uma potência conhecida por suas guerras e sua corrupção quando se trata de assegurar a sua segurança em petróleo, uma instituição pública viajando para esse país para acusar… o seu próprio país.

O PGR viaja aos EUA, com verba pública, para detonar ainda mais a Petrobrás?

É um caso único no mundo de suicídio nacional e coletivo, pago com verba pública.

E olha que o Procurador Geral sabe, como todo mundo sabe, após as revelações do Snowden, que o governo americano espionou a Petrobrás…

*

O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral do Brasil? Acusar a Petrobras?

DOM, 08/02/2015 – 10:53

Salvo melhor juizo, um Estado não vai ao estrangeiro acusar a si mesmo ou ajudar outro Estado a lhe fazer acusações. Quem deveria ir aos EUA é a AGU

Por Motta Araújo, no Jornal GGN.

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot [foto], e mais um grupo de procuradores de Brasilia e do Paraná viajaram ontem para Washington em função da Operação Lava Jato (O Globo). Algumas questões conceituais:

1. Por causa dessa Operação, a Petrobras está sendo objeto de três tipos de processos nos EUA. Um na Comissão de Valores Mobiliarios (SEC), uma série de ações civeis coletivas de acionistas minoritarios (class actions) e, a mais grave, uma ação criminal no Departamento de Justiça.

2. Portanto, está claro e sem dúvidas que quem está sendo processado num País estrangeiro é uma estatal controlada pelo governo brasileiro, que é ré desses processos.

3. A Procuradoria-Geral da República é uma entidade que opera pela acusação, funciona como acusadora.

A PGR por definição não defende, ela é a parte acusatoria no Brasil, lá fora não poderia agir.

Pergunta-se: O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral da República do Brasil? Vai ajudar os americanos na acusação contra a Petrobras? Mas a Petrobras é parte do Estado que lhes paga os salarios, está sendo atacada no estrangeiro, eles vão lá ajudar os autores das ações?

4. Quem deveria ir para os EUA é a Advocacia-Geral da União, orgão que funciona como defensora dos interesses do Estado brasileiro. A AGU poderia ir aos EUA para ser auxiliar da defesa dos advogados da Petrobras porque, salvo melhor juizo, um Estado não vai ao estrangeiro acusar a si mesmo ou ajudar outro Estado a lhe fazer acusações. Quem processa a Petrobras indiretamente está processando o Estado brasileiro.

Fora do Brasil só há um ente que representa o Brasil, o Estado brasileiro, representado pelo Poder Executivo (art.84 da Constituição). Só o Poder Executivo representa o Brasil no exterior, a PGR não é um Estado separado do Brasil.

Quem representa o Brasil em Washington é a Embaixada do Brasil, a quem cabe os contatos com o Governo americano e suas dependências, a Embaixada deveria estar atenta para proteger a Petrobras nos EUA.

5.O Procurador-Geral e seu grupo vão ao Departamento de Justiça fazer o quê? Ajudar na acusação à Petrobras?

A única coisa sobre Petrobras que existe no Departamento de Justiça é uma investigação criminal contra a empresa Petrobras, os procuradores vão lá reforçar a acusação? É a unica coisa que podem fazer, defesa não é com eles, é com a AGU.

Vão ao FBI fazer o que? Pedir para ajudar em investigações contra a PETROBRAS? Mas a PETROBRAS é controlada pela União, vão pedir a uma potencia estrangeira investigar a PETROBRAS?

Alguem imaginou o Procurador Geral dos EUA vir ao Brasil pedir que nossa Policia Federal do Brasil investigue o EXIMBANK, banco controlado pelo Governo dos EUA?

Na ansia de detonar o que restou de credibilidade à PETROBRAS não exitam em tocar fogo nas vestes, detonar no exterior a estatal que com todos seus defeitos gera o caixa que lhes paga os robustos salarios.

A PGR vai a Washington ajudar seus colegas americanos a ferrar a PETROBRAS. Parece que esse é o objetivo.

O clima contra a PETROBRAS já esta bem pesado nos EUA, a PGR não vai lá para amenizar esse clima, só a presença dos Procuradores brasileiros vai aumentar a temperatura da fornalha onde querem queimar lá a Petrobras.

As perdas que o Brasil e a PETROBRAS podem sofrer em termos de rating, perda de linhas de credito, dano à imagem corporativa, danos a imagem do Pais, incapacidade de conseguir parceiros e licitantes para novos investimentos, superam infinitamente qualquer beneficio em perseguir corruptos, conseguir mais provas para processar mais gente, tentar rastrear dinheiros (aliás para isso não precisa viajar, o COAF tem acordos, basta um e-mail). A cada etapa da Lava Jato mais os prejuizos ao Pais vão aumentado, já passou do limite de colocar gente na fogueira e queimar o Pais junto, é impressionante não perceberem isso.

Minha menção a Nuremberg refere-se ao Tribunal Internacional sobre Crimes de Guerra. Vinte reus alemães foram os julgados, todos com pesada ficha de atos que contribuiram para a guerra, para o genocidio e por violações da Convenção sobre crimes de guerra de Genebra. Por mais que fizessem os Procuradores americanos, russos, franceses e ingleses não conseguiram testemunhas alemãs para depor contra reus alemães, esses não ajudaram a processar alemaes, mesmo os piores crimonosos mas a maioria dos advogados de defesa eram alemães.

Realmente não dá para entender a PGR recorrer a um Pais estrangeiro para uma questão que só diz respeito aos brasileiros, acima do interesse da Justiça está o interesse do Brasil como Estado.

Fernando Brito:

View Comments (95)

    • A PGR tem que investiga para realizar o seu trabalho de forma eficiente. Quem manda roubar estatal?!

      • O que esta em jogo é a comissao: este pais vive de comissao, vide os compradores das empresas de construção civil, remedios, medicos, vivem dos famosos 1 a 3%. Ate arquitetos qdo indicam tipo de material usados nas obras. Legal ???

      • Na verdade todos estes Procuradores e Juizes tem um medo danado da Globo, póis quando ela quer ...derruba até ministro...veja o caso do Ex Ministro da Justiça do Governo Fiqueiredo ...Abi Ackel... http://jornalggn.com.br/tag/blogs/ibrahim-abi-ackel ... E agradando a Globo ...ja estao recebendo premios e viraram capas de revistas...mas va investigar a fundo a vida destes procuradores e verão que seus patrimonios não condiz com o salario que recebem....Em Goias um desembargador soltou um Traficante de Cocaina....Sergio 'olhos azuis' ...sendo que estava condenado ...agora a Policia corre atraz mas ja fugiu....igual o Helicoca dos Perrelas , cujo procurador que deveria acusar virou defensor....

      • Vai te informar tucano. Você sabe é ingênuo ou mal-intencionado mesmo?

    • Está óbvio que a NSA vai vazar mais alguma 'prova' contra a PETROBRAS para o JANOTA da PGR, só os PIBS (perfeitos Idiotas Brasileiros) - COXINHAS acham que não

      Estamos ouvindo uma Peça a 4 mãos entre TIO $AM a as nossas ELITES LEWINSKYANAS, para ROUBAR o BRASIL de novo, como fizeram em 64, só que agora sem o uso dos MILICOS ASSASINOS, mas das 'togas & canetas'.

      "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

  • Muito estranho, só falta eles encontrarem o Joaquim Brabosa por lá.

  • É isso. Para esses "coronéis de toga", acima do interesse do Brasil e da sua maior empresa está o interesse corporativo. Ou, como sugerido pela Eleny e o Eduardo em comentários anteriores, estão a serviço do golpe paraguaio em andamento. Neste caso, a viagem faz todo sentido. Vão à cata de instrução no centro de comando.

  • Vamos agradecer ao FHC por ter colocado as ações da Petrobrás na bolsa de Nova York.O Petróleo é deles, nos e que somos os ladrões.

  • Sacripantas unidos só serão vencidos com muita luta.Vai ver foram fazer umas comprinhas.

  • Quinta coluna é assim mesmo.
    Foram receber orientação dos patrões, mais um pouquinho de grana em suas contas nos paraísos fiscais.

Related Post