O mundo, todos sabem, vive uma imensa crise de estagnação.
Anteontem, o Estadão comemorou o fato de a Alemanha, governada pela nada “bolivariana” Ângela Merkel ter conseguido uma proeza:
“PIB da Alemanha cresce 0,1% no 3º trimestre e economia do país escapa da recessão”.
Repare a diferença de tratamento à uma situação exatamente igual no Brasil, registrada pelo IBGE no terceiro trimestre.
Repare que, não fosse a queda do PIB agrícola, que foi determinada pela queda do preço das commodities exportadas pelo Brasil, poderia ter chegado ao dobro.
E pela retração do consumo das famílias, sobre o qual influenciou, além dos juros, o clima de terror econômico espalhado sobre o Brasil.
O fato objetivo é que a reversão da queda registrada nos dois primeiros trimestres cria um clima positivo para o novo período de governo.
Mais uma razão para não se esperar que, da nova equipe econômica, venha qualquer “choque”, como o tão pedido pelo “mercado”.
Que, em matéria de siglas, prefere uma Selic a um PIB.
Leia, abaixo, anota-resumo da Agência Brasil sobre os números do PIB:
“O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o período anterior. A soma do PIB no trimestre correspondeu a R$ 1,29 trilhão. No segundo trimestre, a economia brasileira caiu 0,6%. Os dados foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a economia brasileira recuou 0,2%. No ano, o PIB acumula alta de 0,2%. Já no período de 12 meses, a taxa acumulada de crescimento é de 0,7%.
Na comparação do terceiro com o segundo trimestre deste ano, entre os setores produtivos da economia, a principal alta foi observada na indústria: 1,7%. Os serviços também tiveram crescimento (0,5%). Por outro lado, a agropecuária recuou 1,9%.
Pelo lado da demanda, o crescimento de 0,1% foi puxado pela formação bruta de capital fixo, ou seja, os investimentos, e pela despesa de consumo do governo, ambos com alta de 1,3%. O consumo das famílias caiu 0,3%.
No setor externo, as exportações tiveram um crescimento menor (1%) do que as importações (2,4%).”
View Comments (7)
O Brasil e vários países da América Latina mostraram que não é aplicando as políticas econômicas ortodoxas, que até o FMI está revendo, que retomaremos o crescimento econômico. A aplicação da ortodoxia, ao contrário, faz o país entrar numa espiral que, ao mesmo tempo que aprofunda a crise, penaliza os setores marginalizados da sociedade, ou seja, os trabalhadores. As políticas anticíclicas levada a cabo pelo ministro Guido Mantega foi vitoriosa. E deve ter continuidade, apesar dos novos ministros que passam a ocupar a pasta da Economia serem da antiga "escola". Quem está no comando é a presidenta Dilma.
FFBB, tomara, tomara!!!
Fernando, nós estamos com mania de perseguição. Parece que o problema das operadoras é só conosco...
http://rf10consumidorsabido.blogspot.com.br/
Meu filho tem uma pequena fábrica de sorvetes e picolés.Ele precisa comprar 20 frezers. Mas por causa do terrorism do Pig, ele preferiu não comprar. Eu o aconselhei parar de assistir os jornais. Na próxima semana a compra será feita e a contrataçã de 3 colaboradores.
Sra Elza,
Se ajudar a seu filho, vou repetir uma fala (que vi há tempos) de um Sr de Pernambuco que tem uma loja de roupas.
Perguntaram a ele sobre essas noticias econômicas de desgraças diuturnamente publicadas pela imprensa.
Resposta (mais ou menos o seguinte) : "Nem olho pra essa tralha - para saber como anda a Economia, apenas confiro o CAIXA DA MINHA LOJA - e tem ido muito bem desde o primeiro governo de LULA".
Acrescento : não é porque 1 dia , uma semana em que a coisa não está boa que signifique uma tragédia.
Boa sorte para ele e seus novos funcionários.
Nem só de terrorismo vivem os PIGs.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/11/isencao-ou-reducao-do-iptu-em-2015-atingira-metade-dos-domicilios-em-sp.html
Se esta reportagem tivesse saído a um ano atrás, SP já estaria melhor. Isso mostra que os PIGs, quando não querem fazer campanha, podem informar bem.
informação:
Teste de laboratório aponta que água da Sabesp está contaminada com coliformes
A Proteste realizou testes laboratoriais e constatou que a água que chega nas zonas sul e leste estão contaminadas com coliformes totais, o que a torna imprópria para o consumo; ofício foi enviado à Sabesp
A Proteste Associação de Consumidores realizou testes em laboratório para saber a qualidade da água que sai da torneira em diversos pontos da capital. Em duas regiões, sul e leste, foi constatado que a água é imprópria para o consumo humano.
Entre os dias 4 e 5 deste mês, a associação coletou amostras em pontos aleatórios de cada uma dessas regiões. Os exames em laboratório mostraram que a água que sai da torneira em bairros da zona sul e da zona leste apresentam contaminação de coliformes totais, o que faz com que a água não seja potável. A associação destaca, contudo, que se filtrada ou fervida a água não trás problemas para a saúde.
Os testes apontaram, por outro lado, que no centro e nas zonas oeste e norte a água não apresenta bactérias prejudiciais à saúde e está adequada para o consumo.
Um ofício com o resultado das análises e um pedido de esclarecimentos foi enviado, pela associação, à Sabesp. Até agora a companhia não emitiu nenhum posicionamento.
Por Redação (spressosp.com.br)
PIB mostra país pronto a retomar crescimento!
Então o Ministro que sai, não viu isto, eo que
entra já sai na frente..
Tem coisas que não entendo..
A Globo é só sorrisos.
Com exceção da noite com Wack e Sadeberg, que já
não fazem Economia....tiram um sarro lascado do
Governo Dilma..chegam a dar risadas.