“Pibinho” é nos EUA…

Você conseguem imaginar como se comportariam os jornais brasileiros se acontecesse aqui o que se passou hoje nos EUA?

Em maio, foi anunciado que o Produto Interno  Bruto do país caíra 1%.

Culpou-se, com alguma razão, o frio recorde no território norteamericano.

No início do mês os jornais já falavam numa revisão dos números que levaria a queda da economia para perto de 2%.

Hoje saiu a revisão oficial: queda de 2,9%.

Quase o triplo da primeira medida e a maior desde a recessão pós-crise de 2008, como você vê no gráfico lá em cima.

Haja frio para explicar.

Tente lembrar, agora, do escândalo que se criou aqui com um crescimento de 1,9% no PIB brasileiro.

Ou quando a dirigente do Federal Reserve, o BC deles, dizia há poucos meses que estávamos nós entre os “Cinco Frágeis”.

“Pibinho”, dizem nossos comentaristas econômicos, mesmo sabendo que temos uma economia dependente da economia do mundo e que a economia do mundo reflete, e muito, o desempenho da economia americana.

Que vai apresentar um resultado melhor, claro, no segundo semestre, porque a base de comparação do primeiro trimestre é baixa, muito baixa.

Melhor, mas muito longe de recuperar as perdas dos primeiros três meses do ano.

O Brasil vai precisar fazer o que o período eleitoral e a pressão da mídia não permitem.

Ampliar muito e muito mais o investimento público e o consumo, medidas clássicas de políticas econômicas anticíclicas como se fez no Governo Lula, diante da crise global.

Mas estamos amarrados à “camisa-de-força” da ortodoxia econômica que o “diktat” do mercado nos impõe.

Ou, para sair do economês, fazer aquilo que sugeriu o ex-presidente Lula, , Arno Augustin:

– – Arno, um dia você vai ter que me explicar por que, se a gente não tem inflação de demanda, por que a gente está barrando crédito. Porque com o crédito todo mundo vai à luta, o comércio vai à fábrica, a fábrica vai produzir, melhora a vida de todo mundo. Sem crédito ninguém vai a lugar nenhum.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • Anotem isto: a Dilma vai vencer no primeiro turno, com 60 por cento dos votos válidos.

    • Eu não tenho esse entusiasmo. Acho que Dilma ganha, mas vai ter segundo turno. A mídia ainda tem certo poder...

  • A Copa está sendo um choque de realidade para a população que vinha sendo ludibriada com a campanha desqualificadora do PIG em todas as áreas que envolviam o evento: Falta de capacidade do governo de entregar os estádios a tempo; Falta de estrutura dos aeroportos; Caos na segurança; Protestos violentos; Estrutura hoteleira precária; Mobilidade urbana caótica.... Tudo isto o PIG pregou e a realidade da copa provou o contrário, atestando a competência e o sucesso do governo federal na realização do evento, que não só foi maior por conta da má vontade e incompetência de alguns governos estaduais e municipais, notadamente tucanos. Pois é, depois disso o PIG vai ter que se rebolar muito para voltar a ser acreditado quando pelos incautos que embarcaram na onda do não vai ter Copa.

  • Enquanto os EUA não retornarem com suas linhas de produção, que estão na Ásia a procura de mão de obra barata, para gerarem empregos no país, não vai ter solução para o PIB americano. Só as empresas de alta tecnologia não conseguirão reverter e impulsionar o PIB americano de 2014. A Europa foi no vácuo e está em dificuldades também. Toda a gama de miudezas que se compra nesses países é "mede in Ásia". Nós não estamos iguais porque temos infra-estrutura a ser construída, eles não. A deles está praticamente pronta, então, não têm onde alocar a mão de obra. Outra coisa: a área de petróleo está apenas começando. No futuro, com o PT, vai ser melhor ainda porque estamos preparando mão de obra qualificada. Por isso é necessário votarmos no PT. Espero que a população entenda e vote com confiança para não interromper o desenvolvimento que todos necessitamos.

  • Armínio Fraga esta embarcando para Washington agora, e vai ser nomeado presidente do FED. Salvação à vista.

  • Concordo plenamente com o mineiro Valdir.estaremos festejando, esta vitoria no primeiro turno.

  • Enquanto os EUA não retomarem as bases do Plano Marshal, e enterrar as estupidez do Neoliberalismo, o país vai andar descolado da realidade, mesmo que as bolsas batam recordes. O que o permitiu ser a maior economia do mundo, o seu mercado de consumo, aos poucos vai se esfarelando.

  • Waldir, por favor, sem arredondamentos. 63% em outubro. Um grande abraço.

Related Post