Reproduzo abaixo um texto de Mario Marona em seu blog. Eu acrescento alguns comentários em seguida.
*
PÓ PARÁ, ELIANE
Mario Marona
Eliane Cantanhêde está indignada porque os militantes do PT cantaram musiquinha relacionando a droga do helicóptero de Zezé Perrela aos tucanos. Ficou mais irritada ainda porque Lula, em vez de repreender os filiados, comentou:
— Se for comparar o emprego do Zé Dirceu no hotel com a quantidade de cocaína no helicóptero, pelo menos houve uma desproporcionalidade no assunto.
Eliane ficou tão contrariada que deu o seguinte título ao seu artigo de hoje na Folha: “A cocaína de Lula”.
A colunista afirma que Lula está contribuindo para que o PT traga este assunto a público.
Deve ser porque o artigo dela é muito curto. Se tivesse mais algumas linhas de espaço, Eliane poderia ter lembrado ao leitor que quem inaugurou este tipo de baixaria foi um amigo de Serra, que deu a um artigo no Estadão, dirigido ao então governador Aécio Neves, o título de “Pó pará, governador”.
Foi ali que começou uma guerra de dossiês entre os dois tucanos.
PS: brincadeira de mau gosto com título qualquer um pode fazer.
*
Admito que também fiquei preocupado com essa coisa de baixaria. Em conversa com amigos, cheguei a comentar, com sinceridade, que tinha pena dos Perrela. Só que logo assim que falei isso, eu mesmo comecei a rir histericamente, e todo mundo riu muito, porque a nossa mídia conseguiu blindar os Perrela de tal maneira que se transmitiu a ideia de que a apreensão de um helicóptero com meia tonelada de cocaína é uma coisa “normal”. Um acidente da vida que pode acontecer a qualquer um.
Quanto à baixaria, Cantanhede deveria lembrar a seus leitores dois fatores importantes:
1) Que o seu marido é marketeiro do PSDB e ela trabalha na Folha, um pasquim controlado e financiado pelos tucanos.
2) Que as baixarias maiores, de longe, vem da Folha. Ou ela não se lembra da ficha falsa da Dilma? Baixaria essa que foi seguida de outra, com o próprio Octavio Frias Filho insultando grosseiramente dois professores que enviaram cartinhas à Folha. Pior ainda: Eliane não se lembra da fofoca macabra do Cesar Benjamin, dizendo na Folha que Lula, na cadeia, tinha estuprado, ou tentado estuprar, um adolescente?
Lula está certo. E a militância também está certa em seu sarcasmo em relação ao caso. A direita e a mídia não fizeram o diabo quando pegaram um aloprado petista com dinheiro na cueca? O que é pior? Dinheiro na cueca ou meia tonelada de pó num helicóptero cinco estrelas?
Além disso, a história da cocaína está muito mal contada. O próprio desinteresse da imprensa, escancarado no texto da Cantanhede, é suspeito.
View Comments (23)
Só prá ajudar. Não é Cid Benjamim e sim César Benjamim
Quem escreveu a história do "menino do mep" foi o César Benjamin, e não o Cid.
Até onde vai chegar essa turma que envolve os jornais Globo e Folha, em especial esses dois, e a revista VEJA, além dos diversos canais de televisão, todos com viés direitista, sempre detonando contra o Governo petista, por ser petista, independente de fazer bom ou mal governo. O que vier do PT sou contra, dizem esses famigerados. E o que vai acontecer se nas próximas eleições, até mesmo aqueles que poderiam hoje cotar conta Dilma, decidirem que nem tucano, nem ninguém tá com essa bola? Porque não tem mesmo é ninguém capaz de desmontar o que tá feito pro povão, que vive de lamber os beiços pelo que recebe. Pra mim, o único medo que sinto é de ver a GLOBO, com sua astúcia de sempre, inventar de uma hora pra outro um novo Collor. Aí, minha gente, vai ser de lascar. Espero que estejamos longe de ver isso acontecer novamente.
Legal, será o resultado das eleições de 2014.
Quero ver a cara dos apresentadores e repórteres da grande imprensa tentando assimilar a pancada que vão ganhar do pleito. Vai ser muito gostoso.
Podem tentar jogar sujo, ameaçar, manipular, mentir, trapacear, burlar... não vai ter jeito, até porque a grande mídia já não tem mais aquele poder de convencimento de tempos passados, não faz mais a cabeça moçada na mesma proporção que fazia antes.
A credibilidade da grande imprensa a cada dia diminui mais, pois está sendo pega em mentiras frequentemente.
A internet e seus blogs e bloqueios sujos vieram para libertar o povo das garras das poderosas famílias midiáticas que a muito tempo se sentem donas do país.
Como estão sentindo que perderão o poder que sempre tiveram, vão apelar para a baixaria, mas não tem jeito, o fim da farsa tem seus dias contados.
Ah, outubro de 2014, que nunca chega.
Tenho pena é do piloto, ja sabem o que vai acontecer com ele, se não, procure a DEUS.
A Miriam Leitoa fica furiosa com a DILMA porque a DILMA ficou calada, a Tacanhede fica furiosa com o LULA porque o LULA falou do helipóptero, afinal de contas o que querem as glofeiuras? É pra falar ou pra calar, resolvam aí com seus patrões, poreque o povo não está entendendo.
A culpa da magua da Castanheide é da PF poi predeu o pó e ela perdeu o seu quinhão.
A fazenda é do pai, o helicóptero do filho, o pó do Espírito Santo
Só seria notícia se a cocaína fosse encontrada na cueca, na parte de trás.
Descobri que o aético never sonha com a presidencia não para privatizar o país mas por causa de seu helicóptero exclusivo e indevassável. Outros que o desgovernem e o entreguem.
Agora entendi o que ela quis dizer com "massa cheirosa".
Muito bem lembrado. Parabéns!