Primeiro, semana passada, o boato de que a pesquisa Ibope traria uma queda – que não houve – da intenção de voto em Dilma Rousseff.
Seis dias depois, uma “outra” pesquisa do Ibope, estranhamente, capta uma súbita mudança de estado de espírito da população e Dilma (que tinha 43% das intenções de voto na tal pesquisa eleitoral) e registra uma perda de sete pontos percentuais em sua aprovação: curiosamente dos mesmos 43% para 37%…
Puxa, como foi rápida a queda, em apenas seis dias, quase um por cento por dia…
É, meus amigos e amigas, é mais suspeito do que isso.
A pesquisa de intenção de voto, divulgada na sexta-feira, foi registrada no TSE no 14 de março, sob o protocolo BR-00031/2014 , com realização das entrevistas entre os dia 13 e 20/03/14.
Já a de popularidade recebeu o protocolo BR-00053, no dia 21 passado, mas quando já se encontrava concluída, com entrevistas entre os dias 14 e 17.
Reparou?
Quinta feira à tarde, dia 20, uma intensa boataria toma conta do mercado de capitais, dizendo que Dilma perderia pontos numa pesquisa Ibope a ser divulgada no Jornal Nacional.
O estranho é que ninguém tinha contratado, isto é , ninguém pagou por essa pesquisa. Em tese, é claro.
A pesquisa é divulgada sem nenhuma novidade.
Mas, naquele momento, o Ibope já tinha outra (outra, mesmo?) pesquisa, terminada três dias antes e certamente já tabulada.
Vamos acreditar que o Ibope fez duas pesquisas diferentes, com a mesma base amostral e 2002 entrevistas exatamente cada uma…
O boato, portanto, não saiu do nada.
No mínimo veio de dentro do Ibope, que tinha nas mãos duas pesquisas totalmente contraditórias.
Uma, “sem dono”, que dizia que Dilma continuava nadando de braçada.
Outra, encomendada pela CNI apontando uma queda de sete pontos em sua popularidade.
Mas a gente acredita em institutos de pesquisas, não é?
O Ibope teve nas mãos duas pesquisas com a mesma base, realizadas praticamente nos mesmos dias, com resultados totalmente diferentes entre si?
Se o PT não fosse um poço de covardia estaria exigindo, como está na lei, os questionários das “duas” pesquisas.
Aliás, nem devia ser ele, mas o Ministério Público Eleitoral, quem deveria exigir explicações públicas do Ibope, diante destes indícios gravíssimos de – vou ser muito suave, para evitar um processo – inconsistência estatística.
Ainda mais porque muito dinheiro mudou de mãos na quinta-feira e hoje, com a especulação na Bolsa.
Mas não vão fazer: esta é uma nação acoelhada diante das estruturas suspeitíssimas dos institutos de pesquisa.
PS. Por erro do blog, o senador Césio Andrade foi identificado como presidente da CNI. Não é, é da CNT, Confederação Nacional dos Transportes. O texto está corrigido, agora.
View Comments (43)
Assim como foi um "erro de time" da oposição a organização das manifestações no ano passado, foi um erro essa tentativa de manipular as datas das pesquisas.
Mesmo assim, fica claro que o Governo e o PT precisam entender que não dá para querer agradar o mercado e o povo ao mesmo tempo.
A falta da Ley dos Medios fica cada vez mais evidente quando vemos esse tipo de "jogada" com as pesquisas.
Hoje a tarde o ministro mercadante disse que nao responderia a perguntas nenhuma, e que mediante esta pesquisa o governo baixaria a cabeca e iria trabalhar mis, vergonha coisa de fracote irresponsavel e incompetente.
É o complexo de vira-lata na veia.
Não adianta; continuam a adular a direita, na esperança de conquistá-la.
Joaquim Barbosa faz escola.
A mentira ainda tem pernas? Pelo jeito, as pernas curtas já foram amputadas. Tadinha da mentira...
Por mais que o Fernando Brito esteja correto em suas observacoes, tudo isso e um jogo, um jogo psicologico o qual Dilma esta perdendo. A esta altura do campeonato, a idoneidade do Ibope e o que menos interessa, Ate porque todos nos sabemos de que lado eles estao.
Por mais que nao gostemos, hoje a reeleicao de Dilma esta correndo serios riscos. Ela esta rendida, perdeu a batalha. Ou Lula volta conta tudo ou bye bye 2014...
E com o bye bye 2014, Dilma tera tempo de sobra ano que vem para se divertir com o seu controle remoto!
Bela síntese da palhaçada que está acontecendo por culpa da covardia do planalto.
Na verdade, Fernando,
a pesquisa que eu vi na midia (Globo News) , não foi intenção de voto, mas se considerava o governo bom, regular , péssimo, etc.
Eles jogam com desinformação, porque uma pessoa pode muito bem considerar o governo ruim, mas ainda assim ter a intenção de votar nela por causa da falta de opção.
Esse PIG é uma M...!
Couro, boca, causa de olho de jacaré ne Fernando, como vc havia antecipado so pode ser jacaré. Ou como diz um amigo te jabuti no poste. Jabuti nao voa, nao escala se ta no alto do poste alguém o colocou la igualzinho esses dados de pesquisa.
Vamos analisar o "jeitinho" do PIG pra elevar a Bolsa - cadê a CVM, hein? Claro, desde que eu acredite em pesquisas. Ainda mais no GLOBOBOPE. Mas vamos lá.
A pesquisa anterior não foi anterior, foi simultânea (ou foi a mesma). A divulgação de uma foi anterior a da outra. E absolutamente uma descredencia a outra, ou não?
Mas o que há de interessante entre elas? (se verdadeiras...)
Ora, uma mede só a popularidade e a outra mede a intenção de voto e a popularidade.
Uma tem Dilma X Dilma. A outra tem Dilma X Dilma, mas antes tem Dilma X A "Oposição".
Aonde quero chegar: a "oposiçãozinha" quando comparada à Dilma, na mesma pesquisa, eleva a percepção que Dilma é a melhor, e melhora a aceitação dela.
Pobre oposição.
É só botar o Lula como candidato a vice que a corja se muda para Boca Raton, Miami.
Elementar meu caro Watson...
Brito, muito simples: Duas pesquisas, uma que é boa notícia para Dilma e outra que é ruim. Dá-se a boa primeiro e em seguida a ruim. Qual vai ser lembrada por muitos dias e semanas depois? A segunda, a ruim, como fizeram. De quebra, ajudaram muitos especuladores.
Fernando, acho que a Dilma, o Lula e o PT acabam de jogar a toalha. Quem vai sofrer as consequências dessa covardia é o povão humilde, que certamente voltará a comer "o pão que o diabo amassou. Que pena!
O povão vai se ferrar com Eduardo Campos/Marina ou com Aécio/?, claro. Mas a culpa não terá sido do Dilma, do Lula ou do PT, que fizeram tudo como tinha que ser feito, pra manter o país crescendo economicamente e a Nação melhorando socialmente. A culpa será de pessoas que, tendo tido a oportunidade de estudar e ocupar posições elevadas e bem remuneradas, inclusive nas administrações públicas, ACHAM LINDO se deixar viver a repetir as lenga-lengas das Emissoras de TV e de Rádio afiliadas ao tal "instituto millenium" dos states, para fingir-se bem informado, e não procurarem informação ao menos crível em outras fontes, muito mais confiáveis como os Blog, sujos ou limpos, que vivem a mostrar a imbecilidade das invencionices informadas pela mídia. Eu não uso controle remoto, mas não sou por isso alienado. Como sugeriu o apóstolo Paulo, leio e assisto tudo, mas creio apenas no que é minimamente lógico e conforme com a realidade que vejo meu país viver atualmente!