Por que os estrangeiros emprestam à Petrobras? Porque sabem que ela tem um mar de petróleo, ora…

O lançamento bem sucedido de títulos da Petrobras no exterior – com prazos variando entre três e 30 anos – mostra que o mercado financeiro internacional nem dá bola para as puerilidades das análises de curtíssimo prazo que se fazem sobre a saúde financeira da companhia.

Tanto é assim que, novamente,, a procura ficou em quase três vezes o valor da emissão, de US$ 8,5 bilhões.

O mercado sabe fazer contas. No vencimento dos primeiros títulos, a Petrobrás terá, para honrá-los, o caixa gerado por uma produção de mais de 4 milhões de barris diários.

Para você poder comparar, este valor de US$ 8,5 bilhões é menos de 10% do que vai render á Petrobras sua parcela no megacampo de Libra.

E para ganhar este dinheiro, é obvio que a empresa tem de investir e, para investir, tem de captar recursos. Isso, é claro, é um risco em qualquer negócio.

Mas, no caso da Petrobras, o risco é baixíssimo, porque as reservas de petróleo estão localizadas, dimensionadas e com seus planos de exploração traçados.

A únicas surpresas que ocorreram, em todas as áreas de prospecção têm sido para melhor. O último poço de avaliação, concluído semana passada na área conhecida como Entorno de Iara, indicou a maior espessura de rochas petrolíferas já encontrada no pré-sal: 526 metros, quase o dobro da de Libra.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • Fernando,

    você tem alguma reportagem sobre o preço da gasolina no mundo?

  • Fernado, oque vc tem pra nos dizer sobre o aumento de 30% pra 40% a participação de capital estrangeiro na Petrobras ? que faz "eles" terem direito a um assento no conselho. ( fiquei sabendo disso por um discurso do senador Requião)

  • Mais uma vez acho que a globo e a pig em geral devam ser processadas criminalmente e junto a comissao de valores por atentar contra regime financeiro com falsas afirmacoes por motivos politicos partidarios perdas financiras,justica neles.

    • Num país com leis isso já teria acontecido. Tente encontrar na imprensa americana ou inglesa casos semelhantes. Não existem!

  • Esta venda de títulos decepcionou os falsos críticos, que no fundo só desejam uma coisa: Que a Petrobras aumente o preço dos combustíveis. Para gerar insatisfação e diminuir a vantagem eleitoral de Dilma.

    • Os bancos que pagaram o PiG para tumultuar o mercado e assim fazer baixar as ações da Petrobras agora estão comprando ações baratas feito loucos, deviso a expectativa de valorização.

  • Quem atua no mercado de ações não leva a sério o esgoto da mídia. Não passa de uma tentativa infantil de fazer os incautos venderem as suas ações para então os "ispertos" (bandidos da pesada envolvidos com a mídia) comprarem as ações "que ninguém quer" e lucrarem com isso.

  • Os estrangeiros não contratam os mesmos "especialistas" do Jornal Nacional???

    Como são bobos. Deveriam ligar pro Bonner e pedir dicas de mercado sobre a Petrobrás antes de perderem tanto dinheiro como agora! rsrs

  • Como diz um amigo meu que trabalha no mercado financeiro:

    Se o noticiário econômico fosse realmente confiável, não existiriam consultorias de investimentos (muitas delas geridas por ex-ministros da fazenda) ganhando milhões, nem gente comprando/vendendo inside information. Era só comprar o jornal e decidir onde investir...

Related Post