Por que as ruas permanecem silenciosas?

Algumas razões são conjunturais.

O anúncio das medidas de destruição dos direitos sociais e aniquilamento dos setores públicos de educação e saúde, entre outros; liquidação de empregos industriais qualificados e duvidosa recuperação dos investimentos em infraestrutura, agora a cargo de firmas estrangeiras – elas todas vem sendo feia com habilidade, incerteza, de forma confusa e sem o suporte do único meio de comunicação eficiente do país, a Rede Globo de Televisão.

Fatores diversionistas estão sendo acionados – de anúncios otimistas ao clima de inquérito policial que domina os noticiários – sempre em busca de culpados pelo que vão fazer e sabem criminoso.

A medida mais séria – o congelamento da economia – será sentida gradualmente. A liquidação dos direitos trabalhistas atingirá primeiro as categorias menos organizadas.
[Os americanos são fantásticos em estratégias de controle da opinião pública. Estudo o assunto há 50 anos]

Mas há outro fator: a recessão que se manifesta em estados-chaves (Rio, RS etc.) e o temor difuso de um futuro de incerteza.

A situação repete o quadro psicológico da recessão. Nele, preocupados com a sobrevivência, os trabalhadores se recolhem.

O maior exemplo foi o da era vitoriana da Europa do Século XIX, após a guerra franco-prussiana, a comuna de Paris e a queda de Napoleão III. Os bancos da City impuseram forte recessão, forçaram diáspora de europeus (para a América, Oceania, África, Oriente distante), dirigiram investimentos para objetivos distantes (suntuários, artísticos, científicos, arquitetônicos, típicos da belle époque).

A era de agitação que marcara a revolução industrial regrediu em um silêncio social espantoso. Não que houvesse adesão ou aceitação. O que se formou foi uma multidão rancorosa, racista, movida por medo e ódio. Sua face ganhou traços de loucura e crime na frenologia, falsa ciência da época, e seu caráter malévolo e incontrolável, sua grosseria e irascibilidade geraram dois livros muito importantes, “A multidão criminosa”.de Scicpio Sighele, e “Psicologia das Massas”.de Gustave Le Bon – em 1894-1895.

É para conter a massa rancorosa descrita nessas obras de cabeceira dos criadores – nazistas e liberais – das modernas técnicas de controle de opinião, que se estabeleceram os estreitos limites em que cabe hoje a palavra democracia.

*Nilson Lage é professor de Jornalismo, aposentado, da UFRJ e da Federal de Santa Catarina. É autor, entre outros muitos livros, de  “Controle da Opinião Pública – Um ensaio sobre a verdade conveniente”, Editora Vozes, 1998.

Bernardo:

View Comments (36)

  • Quando as ruas quebram o silêncio vêm as PMs e sentam o cacete. E parece que disputam um troféu de truculência.Acima delas os golpistas conhecidos, do mi$hell pra baixo.

  • Sei por mim. Minha voz perdeu força, meus argumentos tornaram-se palavra morta, meu coração encheu-se de desesperança...

  • Sem lideranças com coragem e capacidade para comandar os descontentes e revoltados, nada acontece. Será as geração futura, lideradas por estes estudantes que tem ocupado escolas e realizado mobilizações que virará o jogo. Os golpes contra o povo desfechados pelas medidas anti-patrióticas e anti-populares deste "governo" nascido do golpe articulado pelos ricos (mídia inclusa) e apoiado pela camada mais ignorante e corrupta da população e política são o fermento que fará crescer a massa. Mas isto leva um tempo até que a tal massa atinja o ponto certo...

  • Está faltando um verdadeiro líder. Infelizmente, estamos acéfalos... Esperar que os estudantes iniciem um movimento com estruturas fortificadas para derrubar um grupo direitista, bem organizado e muito bem abastecido monetariamente pelos empresários golpistas... É QUERER DEMAIS, é utopia.
    A população é passiva, justamente fruto da herança, do legado da escravidão. Os escravos sempre foram subservientes, medrosos e covardes, enquanto um estava amarrado ao tronco, apanhando, levando chicotadas, os outros assistiam, assistiam, assistiam... Sem mexer uma palha. Este é o retrato do povo brasileiro, que continua da mesma forma. O nosso povo não tem alma de luta, nem sangue nas veias, e vai continuar sofrendo. Sinceramente, no fundo da minha alma, perdi a esperança.

    • ... A propósito:

      FAÇAMOS ALGO, PELO AMOR DE DEUS!
      A Justiça dos homens de togas &$ fura-teto no Brasil é uma reles quimera!
      E um ponto fora da curva!

      ... Um dia e uma noite de vigília na porta do STFede exigindo a libertação dos nossos presos políticos!
      Pelo menos, geraríamos um fato político importante e necessário!
      Convocaríamos todos os jornalistas correspondentes internacionais, os blogueiros sujos, a UNE, a CUT, o MST, o MTST...; transmissão do evento ao vivo 24 horas através do canal Mídia Ninja e outros; seriam convidados para a vigília cívica contra o fascismo representantes da ONU, da OEA, do Vaticano...

      • ... Vamos perguntar a estes filhos da puta da 'PORCA-tarefa' qual é o apelido do José Dirceu nas planilhas do lamaçal do Listão da Odebrecht onde estão afogados os caranguejos 'Mineirinho', 'boca mole', 'gripado', 'Careca', 'Santo', 'Índio', 'Caju', 'Almofadinha', 'Todo Feio', 'A Véia [da RBS]', 'Botafogo'...

        "Canalhas, canalhas, canalhas!"
        Perdão!
        Às dignas e honradas meretrizes, incapazes que são de gerar seres tão asquerosos, desumanos e covardes!

        • ... Vamos perguntar a estes filhos da puta da 'PORCA-tarefa' os números das contas e das agências bancárias na Suíça e em paraísos fiscais em nome do grande líder e preso político José Dirceu...
          Os valores encontrados - em dólar, por favor, no sentido de facilitar a compreensão das vultosas cifras...
          Os nomes dos 'laranjas' e dos doleiros que atuavam - e talvez ainda atuem (sic) - em nome do José Dirceu...
          Apresentem este relatório à nação ávida por estas e outras informações, seus depravados assassinos [seletivos] de reputações...

          "Canalhas, canalhas, canalhas!"
          Perdão!
          Aos canalhas!

    • alguns líderes que comandarão surgirão entre aqueles que hoje participam e lideram o movimento estudantil. Não será o movimento estudantil que derrubará a nova ditadura sozinho agora.

    • Luis, você é o povo, você é aquele que critica e se desespera; é preciso assumir o "nos" somos todos responsaveis ... Va a luta e pare com esse papo cansativo; nao vejo nem Lula e nem Dilma dizer absurdos assim, deram suas vidas e estao la firmes na luta. Os estudantes tb e muitas outras pessoas. A resistência cresce a olhos vistos e ainda tem gente cansada pronta pra chicotear o povo e naturalizar algo que nao é natural; o que temos sao relacoes de força e poder desiguais e somente a luta e a pedagogia podera mudar algo. Eh preciso desemferrujar o cérebro ... rsrsrsrs

  • Eminente e intimorato jurista Eugênio Aragão: "esses coxinhas são ‘minions’!"
    “São ‘minions’ de dois neurônios, não tem como você lidar com eles. Como que você vai querer explicar pra esse povo o que que é o processo político? Eles sempre vão dar um jeito de dizer que você está errado!”

    https://www.youtube.com/watch?v=3UzAv9Gg0xg

    • “Nós não podemos ter a ilusão de que vamos desfazer esse cocô que está na cabeça desses dois neurônios de coxinha. Não tem como. Esses caras são ‘minions’!”, disse, em referência aos vilões “fofinhos” da animação “Meu Malvado Favorito”.
      Por Eminente e intimorato jurista Eugênio Aragão

  • Nessa horas e circunstâncias difíceis é necessário um LÍDER. De verdade. Que seja intransigente na hora certa. Combativo. Lula foi bom Presidente, na medida do possível fez o que deveria ter sido feito. Poderia fazer mais, dada as condições. Mas a ele falta algo que lhe impede por exemplo de comandar essa rebelião necessária (na minha opinião ele deveria neste momento estar na praça conclamando o povão, esquecendo essa conversa de Lulinha paz e amor). Em outras palavras parece que estamos em um beco sem saída. Em todo caso (sempre otimista) espero por uma luz no fim do túnel.

    • Lula esta realmente na luta e o unico que nao foi informado foi você. Ele esta se reunindo com uma porçao de pessoas, movimentos sociais e até empresarios para organizar uma frente para as direjasJa. Logico que nesse blog aqui essa informaçao nao é importante ja que as pautas sao em sua maioria o que o PIG diz. Lula é a soluçao, na verdade ele é a unica soluçao no momento e so' nao vê mesmo quem é zumbi ou esta cansado demais pra pensar e ir à luta ...

  • A época descrita no artigo,retrata bem o NASCIMENTO DA CLASSE DE SUSTENTAÇÃO da ditadura da BURGUESIA,desde aquela época,até nossos dias A PEQUENA BURGUESIA.Classe essa que por DESORIENTAÇÃO IDEOLÓGICA PROGRAMÁTICA,sempre acaba em ser a MOLA MESTRA da implementação da IDEOLOGIA BURGUESA.O FASCISMO E O NAZISMO,são resultado disso.O que vemos agora no Brasil e eternamente nos E.Unidos,é que a máquina de propaganda da DITADURA BURGUESA,O JORNALISMO,mostra somente para o povo,o que lhes mandam mostrar, e escondem os fatos,já que fatos para o JORNALISMO,é a interpretação que de novo,lhes ensinam seus guias,OS BURGUESES.Está na PROPAGANDA JORNALÍSTICA,que se auto denomina LIVRE,claro que para poucos causa RISOS,já que sua invenção como de resto o estudo de vários fenômenos na sociedade,tem como hegemônico,FAZER PROPAGANDA DA SOCIEDADE DE CLASSES,e atribuir que esse fenômeno,é um CRIAÇÃO DIVINA.Quanto a ausência do povo,nas ruas,tem relação estreita com isso,já que são majoritariamente os PEQUENOS BURGUESES,os que fazem mais barulho.Barulho esse,que é a única DÁDIVA concedida ao povo,pela tão decantada DEMOCRACIA,essa sim,uma crença DIVERSIONISTA,cujo propósito principal,é fazer crer,que são ,foram ou serão LIVRES,algum dia.E a SABEDORIA POPULAR,forjada pelas vicissitudes da sobrevivência,vai paulatinamente ensinando o POVO,a se afastar de protagonista dessa FARSA.Daí,suas AUSÊNCIAS DAS RUAS ! Quisera eu que quando voltassem,trouxessem além de presenças e gritos, AS ARMAS!

  • GOLPE TIROU R$ 1 TRILHÃO DE CIRCULAÇÃO DO PAÍS

    Crise econômica decorrente da crise política, colocada em marcha pela aliança PMDB-PSDB para derrubar a presidente Dilma Rousseff, custou caro ao País; no último ano, cerca de R$ 1 trilhão deixou de circular na economia brasileira, um montante equivalente aos créditos bancários que foram sendo pagos pelos devedores e não retornaram ao mercado na forma de novos empréstimos, bem como à expansão natural do mercado, que não ocorreu; uma queda de 25% em relação ao que deveria estar circulando se a economia estivesse operando em níveis “normais”; volume de crédito bancário que gira na economia hoje é equivalente ao disponível em 2012

    18 DE DEZEMBRO DE 2016 ÀS 10:12

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/271135/Golpe-tirou-R$-1-trilh%C3%A3o-de-circula%C3%A7%C3%A3o-do-Pa%C3%ADs.htm

  • os governos de tres estados norte americanos (kentucky, west virginia e georgia)declararam que o hacking havido em seus sistemas de votaçao foi detectado como tendo origem em IPs da NSA...
    E nos tres o Trump venceu facil, sendo que em kentucky por goleada de mais de 69%.

Related Post