A escolha da Presidenta Dilma Rousseff como uma dos seis chefes de Estado – os outros são Barack Obama, Raúl Castro, de Cuba, Pranab Mukherjee, da Índia, o vice Li Yuanchao, da China e Hifikepunye Pohamba, da vizinha Namíbia – que discursarão na cerimônia oficial em memória de Nelson Mandela, amanhã, na África do Sul não é apenas uma honra concedida ao nosso país, uma das maiores populações negras fora do continente africano.
É um ato que tem outros significados.
O primeiro deles, a evidência do papel que o nosso país desempenha hoje, tanto entre os Brics que integramos ao lado da África do Sul quanto em toda a comunidade das nações.
É, também, um reconhecimento à postura histórica da diplomacia brasileira em favor da descolonização e do fim da discriminação no continente africano, iniciada com gigantes como o embaixador Ítalo Zappa, nos anos 70, e que ganhou novo e magnífico impulso a partir do Governo Lula, que elevou ao primeiro plano o nosso relacionamento com a África, sob o descaso de inúmeros bocós, que achavam isso uma tolice.
A África, que ninguém se iluda, será a terceira onda de desenvolvimento do mundo moderno, iniciada no final do século 20 com a Ásia, depois deslocada para a América Latina.
A tribuna do tributo a Mandela reunirá América Latina e Ásia à Africa. Barack Obama está lá pela especialíssima circunstância de ser um negro o presidente da mais poderosa Nação do Mundo.
Bush, certamente, não estaria na lista.
Os gestos, na diplomacia, muito além dos obséquios e gentilezas, têm significado político.
E neste ato de memória, é evidente, há uma visão de futuro.
View Comments (25)
Vocês (em apoio à Presidenta) deveriam propagar em bloco notícias boas como estas, fazer um release e colocar em todos os blogues. Por exxemplo também os bem feitos da Presidenta, construções, etc... pedir vídeos do planalto e colocar na rede de blogues. Acho que a Presidenta sofre um bombardeio desproporcional pelo PIG, vocês precisam reagir.
Tenho feito a minha parte
NÓS PRECISAMOS REAGIR, NÉ, JOSÉ ?
Bom, acho esplêndido o fato de a presidente brasileira ter sido convidada para discursar. Mas entre fazer esse discurso e dizer que a terceira onda é a África do Sul, depois da Ásia e da América Latina fica difícil...
Não estou me posicionando contra a Dilma, nem contra o Mandela, problema é que esse tipo de evento só serve para esconder os problemas e fazer ressurgir a esperança nos olhos do povo, duas coisas que os políticos em GERAL adoram usar para sua própria promoção.
Abram os olhos, o Bush provavelmente não teria sido convidado mesmo, pois era um canalha, porém a chance de o presidente dos EUA ter sido convidado seria grande, pois o mesmo incentivou a independência da África do Sul desde o início, de maneira indireta, mas incentivou. Quem vocês acham que explora o ouro e os diamantes sul africanos?
também estou tentando fazer a minha parte.
Já disse, ela é linda.
Por que Dilma foi escolhida para falar na homenagem a Mandela?
Talvez com a fala de DILMA,revista Veja,mudará seu nome para revista "INveja",chupa seus tucanalhas de uma figa...
Já é pelo que fala!!!!!!!
Bom, espero que aqui o espaço seja mais democrático, pois acabo de ser censurado em outro blog sujo, e disse, em outras palavras, isto:
Obana não deveria estar lá. Castro sim. Cuba participou decisivamente apoiando Mandela em sua luta.
Se Mandela tivesse em vida elaborado esta lista...Tuto isto é um grande oportunismo, talvez só comparado (kkk, só rindo!) à presença do primeiro time tucano no velório do Itamar.
Vamos ver o que ele vai falar.
É sempre assim. Brasileiro, primeiro tem reconhecimento no exterior, pra depois ser respeitado em seu próprio país. Foi assim com Chico Mendes e outros. Porque será?
Porque Adalgisa, temos uma imprensa canalha e mercenária que se aproveita de um bando de "renegados", da sua ignorância, do seu preconceito, para torcer contra o seu País.
Ze seles né, vivem "pagando mico" mas não aprendem.
As solenidades oficiais, incluindo o velório, enterro e homenagens
póstumas para o grande líder Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, representa um acontecimento de alto significado mundial no campo do humanismo, da diplomacia e da política. A presidenta Dilma Rousseff, não poderia deixar de participar desse importante evento, exceto se estivesse doente, ou impedida por motivo de força maior. Ela representa o Brasil, a nação brasileira, e nesta condição a presença dela tem grande significado. Dilma Rousseff, ao resolver convidar e levar em sua comitiva todos os ex-presidentes vivos do Brasil, com esse gesto, ela mostrou grandeza e elevou a política nacional ao nível máximo do auto-respeito nacional, para esse momento solene, no qual, devem prevalecer somente sentimentos elevados. Este não é um evento que merece ser criticado, pois, gostemos ou não deles, nenhum ex-presidente da comitiva foi eleito pelos "marcianos",
mas, sim por brasileiros, e por isto estão na comitiva. A pessoa que não consegue entender o gesto simbólico e de respeito da presidenta Dilma Rousseff, então não tem condição de entender qualquer outra coisa que exija algum significado mínimo de respeito político e de humanidade. [Chico Barauna, 09-12-2013].
Francisco; amei sua resposta ex: de civismo e democracia, parabéns.
Ricardo Nester ,poupe a Palestina de sua ignorância!
PUfffff
Como posso respeitar alguem que foi contra o plano real, mas faz usos e frutos dele.
Como posso apoiar alguem que usa deseu próprio perfil par denfender pares como delubio, genuino, dirceu nas redes sociais.
Como posso defender alguem que estagna o crescimento do país em aproximadamente 1 % quando vemos outras economias galopar a 4 e 5% e ate mais.
como posso apoiar um governo que a 12 anos nao consegue levar água a quem precisa?
Alguem pode me explicar?
Até o padre foi contra a transposição do rio são francisco e morreu fazendo graça com seus balões...
Bem lembrado, Brito. Grande Zappa.
A cada dia que passa tenho mais certeza que o brasil hoje é uma maquina que tem, Recursos, ferramentas, conhecimento e ate mesmo vontade suficiente para andar no rumo certo porém,Existe uma praga que é tão letal quanto qualquer arma química já inventada e o nome desta praga é "CORRUPÇÃO".
Quando R$ 0,01 deixa de chegar a um Hospital por exemplo o " Povo " que trabalha, paga imposto, e movimenta o pais, "MORRE".
Some todo o dinheiro já jogado fora em obras que só existem no papel e veja o tamanho do descaso com a sociedade.
"Parabéns para os poucos Brasileiros e brasileiras que estão trabalhando pelo Brasil que o povo sonha.
E aos que estão "MATANDO" idosos, jovens, e crianças em troca de uma casa na praia e algumas mordomias, Desejo que a Piedade Divina possa olhar por cada um.
"A sociedade precisa de pessoas com CARÁTER, RESPEITO E COMPROMISSO pra se transformar numa NAÇÃO."
Promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) afirmam, em um trecho da denúncia da Operação Athenas - que investigou desvios de recursos da saúde em oito cidades de três Estados - que os deputados estaduais Carlos Berreza Jr. e João Caramez, ambos do PSDB, recebiam mesada do esquema. Leia a reportagem completa oesta.do/1hJXiZQ Foto: Estadão