A jornalista Patrícia Campos Melo, especialista em assuntos internacionais, escreve na Folha um artigo sobre o “golaço” marcado pelo Brasil ao financiar a construção do Porto de Mariel em Cuba, sobretudo agora que os Estados Unidos reataram relações diplomáticas com a ilha e, ao que tudo indica, o embargo comercial de 52 anos está por cair.
Foi o que bastou para uma legião de comentaristas “coxinhas” começarem a xingar e ofender a colunista.
De fato, parecem ser tão pouco inteligentes que não conseguem enxergar o óbvio.
Então, com a paciência que devemos ter com este pessoal, vamos explicar.
A primeira vantagem – além de termos gerado encomendas ao Brasil maiores que o valor financiado – é que, com o provável fim do embargo, fica mais sólida a estrutura de financiamento, organizada na base do “project finance”, onde a receita do empreendimento é que paga o dinheiro nele invertido. Isso dá mais liquidez aos recebimentos e torna, na prática, o financiador um “sócio” das receitas operacionais.
Mas este é o “de menos”.
Mariel é uma zona econômica especial em Cuba, onde se permite até 100% de capital estrangeiro nas empresas. Com a normalização das relações comerciais, será uma “plataforma de exportação” de manufaturados e de semi-manufaturados para os EUA.
Mariel fica a menos de 200 km da costa da Flórida.
É preciso falar das ventagens que terá sobre outras zonas de processamento de exportação hoje usadas pelos EUA, como a de Colón, no Panamá, que fica a 1.800 quilômetros de Miami? Outra plataforma logística, a Península de Yucatán, no México, fica a 900 quilômetros…E Barranquilla, zona especial da Colômbia, com as curvas necessárias para contornar a própria Cuba, a uns 2.500 km.
Dá para entender também que o Brasil tem seu porto mais próximo da costa oeste em Itaqui? Bagatela de 5 mil quilômetros…
É possível entender que Mariel tem tudo para funcionar tanto como um hub para conexões com portos do Golfo do México e da costa oeste americana, tanto para grãos e minérios quanto para peças e partes para montagem local?
Não é, claro, a vantagem de carregar/descarregar/carregar ou montar por lá. É reduzir custo e aumentar vendas, por ganhos de competitividade.
Será que agora eles vão entender que o diretor internacional da Fiesp, Thomaz Zanotto, no video que posto abaixo, não defende o financiamento brasileiro ao porto por ser comunista ou “bolivariano”.
Mas talvez seja demais para os “lobetes”.
;
View Comments (49)
Golaço ???? Bote golaço com direito à comemoração de um título mundial dos governos Lula e Dilma. Agora é deixar que a boa administração do Porto mostre aos "reaças" mundiais que o importante é a Paz e aproximação dos povos.
A administração do Porto de Mariel será feita pela mesma empresa que administra o Porto de Singapura, o maior do mundo.
Some-se a isso o canal da Nicarágua.
FFBB, leitores, atropelando e sem a menor cerimônia, 'concorrente' Nassif publicou mais e reproduzimos agorinha em http://refazenda2010.blogspot.com.br/ . O horário do 'post' não está no horário de verão e o título é: O jeito Neves de controlar a mídia em Minas Gerais
...publicou Mais cedo! Horário & horário, 'tá' danado!
Verdade James! Poucos compreendem nessa perspectiva. Por isso Einstein afirmou que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Agora vai ficar sem graça zuar os coxinha!
sem falar na proximidade com o futuro canal da Nicarágua, que está previsto iniciar as obras dia 22/12...
Quem sabe, agora, a nossa estúpida direita perceba o quanto anacrônica eram e são as suas críticas. Com discursos como os dos Aécios, Aloísios, Serras, FHCs, Álvaros não há como um partido político ir à frente.
Não vai perceber pois não é esse o seu papel.
O papel de quinta coluna é executar o planejamento de seus donos.
Cara, o problema é o ódio. O ódio cega e não deixa pensar.
Os pobres dos coxinhas, como ficarão.
Agora a Miriam Leitão e a blogueira cubana cortam o pulso gente é suicídio coletivo dos coxinhas. kakakakakakakak
A primeira vai tomar formicida e a outra vai tomar banho na soda.
É o Aécio, crítico coxinha desse empreendimento, queria ser presidente!...É mole?...
"Magine", Sérgio. Ele é que tá certo. É preciso construir aqui, de preferência na fazenda do titio e com a grana do contribuinte.
Correção: com a graMa dos contribuintes.
Sobre os coxinhas não aceitarem Cuba até se entende. Trata-se de pobres infelizes que tem a cabeça feita e nem sabem ao certo por que são contra.
Agora, o Aécio, FHC, Aloísio, Álvaro Dias e outros menos votados falarem um monte de bobagens e até pedirem o Impeachment de Dilma... Só demonstrou o despreparo desses políticos beócios que não merecem representar o nosso povo, quer na Presidência da República como no Congresso.
Devem, agora, não falarem mais besteira e deixarem a política para pessoas inteligentes e compromissadas com o bem estar do nosso país.
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
Lei de Mídias Já!!!! **** ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. **** ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...
FFBB, países têm negócios, só isso. Quem vê diferente é mal intencionado, mal informado, tonto ou qualquer coisa assim! http://rf10consumidorsabido.blogspot.com.br/ com uma Tabela de 'Links' novinha ao final da página! E tem uma oitava linha, também novinha. Muito obrigado!