A frase do Prêmio Nobel de Economia Robert Shiller, ao sair da platéia que ouvira o presidente brasileiro não podia ser mais dolorosamente verdadeira: “o Brasil merece alguém melhor”.
O Brasil que Bolsonaro apresentou aos capitalistas de todo o mundo não foi o país enorme, capaz e rico que é.
Partilha – e sem talento – da mentalidade de que é ajoelhando o Brasil que se atrairá capitais para cá.
Fosse assim, dinheiro algum iria parar na China, na Coreia do Sul, na Índia, países que saltam progressivamente à condição de desenvolvidos.
Num país conformado – e até empolgado – em tirar dinheiro dos pobres, agravando a crise social pelo corte de gastos, redução dos tributos e perdas das garantias trabalhistas e previdenciárias, só se vem para saquear.
Somos a oitava economia do mundo, já fomos a sexta, não precisamos dizer que “nossa terra tem palmeiras onde canta o sabiá”, que vamos baixar os impostos e convidar a turma do dinheiro a que “conheçam a nossa Amazônia, nossas praias, nossas cidades e nosso pantanal”.
Precisamos dizer que somos um dos maiores mercados consumidores do mundo e que muito mais ainda o seremos quando o nível de renda dos brasileiros se elevar.
Que temos uma capacidade científica e de prover mão de obra imensas, que maiores serão se o povo brasileiro puder contar com um salto na educação. E que temos tecnologia em exploração de petróleo, em construção pesada, em agricultura de alto desempenho e adequação ambiental, atrravés da Embrapa.
Precisamos dizer que acreditamos em parcerias, não em exploração colonial. Que somos uma plataforma para produzir e desenvolver a América Latina e a África, pelas identidades (e diversidades) culturais, étnicas e pela tradição de relações fraternas: um país que não faz guerras há um século e meio, quem mais pode dizer isso no mundo?
Dizer que temos 40 milhões de pessoas ao desemprego, prontas a trabalhar dignamente, que precisamos de parceiros para desenvolver nosso petróleo, nossa geração elétrica, nossa indústria química. De parceiros, não de senhores.
Precisamos de um discurso e de um líder que acredite que o Brasil, por seu tamanho territorial, pelas suas riquezas, pela sua diversidade humana, pelo seu caráter de país acolhedor e miscigenado, por tudo isso pode ser e não tem como deixar de ser uma das nações mais importantes do mundo.
Mas o que tivemos em Davos foi um anão, um sabujo, que preferiu falar de seus compromissos de eliminar a “esquerda” aqui, os bolivarianos na América e sugerir que queremos fazer negócios entrando com riquezas naturais, trabalho e que os donos da tecnologia venham para tirar um lucro fácil.
Incapaz de dizer que o Brasil é um paraíso para quem quer que venha para cá e deseje que este pais seja rico como pode ser, justo como precisa ser e livre como merece ser.
Aí está a diferença entre o sucesso de Lula em Davos, em 2003 e o fiasco de Bolsonaro em 2019.
Um, pequeno “pau de arara” de Garanhuns, era um gigante e olhava para o céu. O outro, um anão, que olha para o chão.
View Comments (22)
ALÉM DE UMA CAIXA PRETA A SER ABERTA NAS FORÇAS ARMADAS E NO STF,ESSA CAMBADA PRECISA IR PARA O BANCO DOS RÉUS POR ATENTAREM CONTRA A SOBERANIA NACIONAL E TRAIÇÃO A PÁTRIA.
Traição à pátria é passível de fuzilamento. Um dia essa conspiração terá que ser elucidada e os (ir) responsáveis punidos sob o rigor da lei.
chorei mesmo lendo esse texto. que coisa lamentável termos essa coisica como presidente. Temos que agradecer ao juizeco, que também fez papel lamentável, por ter nos tornado um paiseco, à altura de sua pequenez moral e profissional. Idem às togas do "supremo" tribunal federal, que não mediram esforços para nos brindar com os contorcionismos mais absurdos na tarefa de condenar o PT, de rasgar as leis, a CF, os direitos, até mesmo a lógica, no julgamento da AP 470. Não podemos esquecer nossas "valorosas" FFAA, que não se envergonham de participar da entrega das riquezas do país, confraternizando alegremente com nossos predadores. menção honrosa ao TRF 4, que compactuou com todas as ilegalidades e arbitrariedades do juizeco já mencionado. Me considero uma pessoa pacífica, mas pra esses personagens só desejo morte sofrida, vergonha até a 3ª geração de seus descendentes, entre outras maldades que meu lado B imagina dia e noite. Um dia a gente vai saber por quanto se venderam. Garanto que por muito pouco e, mesmo assim, mais do que valem
Quanto ao EB, não nos esqueçamos, por mais que tentem enterrar o assunto, dos crimes praticados contra as mulheres e meninas do Haiti, das violências praticadas contra o povo que deveria ser protegido por essa verdadeira milícia. É uma vergonha inominável, uma desonra tão grande, que de nada adianta esses senhores de pantufas e peito estufado roncarem como bugios nas árvores. A verdade que, inevitavelmente, virá à luz, não teme ronco de bugios, que cagam na mão e atiram contra o outro bando. O tempo disso passou. Só se restaura a dignidade com a verdade e assumindo uma postura de verdadeiro patriotismo e de defesa deste país, cuja bandeira deveriam honrar, em lugar da outra, a das listras e das estrelinhas.
muitíssimo bem lembrado. pena que quem pede "SOS FA" não se interesse em saber como elas agem. Inclusive participando alegremente da entrega do país
Simples assim ...
O que podemos esperar quando a "elite" do país e uma parte importante de seus cidadãos, por um ódio político irracional ou por ignorância ou indiferença, delegam a missão de conduzir a nação e seu governo a um bando de milicianos, deliquentes, piratas, carreiristas e psicopatas?
Uma tragédia anunciada.
Graças à Globo. É a única coisa que faz sucesso no Brasil.
Nosso líder está preso.
Não é que o país não merecia este presidente, a pergunta é como as "honrosas instituições" colocaram alí gente tão baixa, e põe baixa nisso. Sócios da milícia, elogiadores da milícia criminosa.
O que aqueles senhores fizeram com este país? INDESCULPÁVEL E CRIMINOSO.
Sou grande fa seu, FB! Geralmente nao comento aqui porque acho que concordo em 99.9999% do que voce fala aqui e afirmo com 100% de certeza que voce e o melhor comentarista na Internet por sua producao constante e pelos seus textos incisivos. Entretanto, nao acho que o Brasil seja tudo isso. Potencial tem, mas, infelizmente, o povo e mutio manipulado. Sinceramente, cair duas vezes (1964 e 2016) no conto da corrupcao generalizada, nao e atitude de um povo que pode ir pra frente. Infelizmente, vamos passar por tudo isso, Bolsonaro vai cair mais rapido do que a gente pensa, vai entrar um "moderado" que vai jogar metade das migalhas pra 1/3 do povo e, depois de alguns anos, vamos ter de volta o crescimento e a dignidade que tivemos a alguns anos... so pra esse mesmo povo subir de vida e apoiar outro golpe. Infelizmente, eu desisti.
Esses dias de quase afastamento te fizeram muito bem.
Excelente texto.
Muita saúde pra você.
O que é lawfare? O que é direito penal do inimigo? A resposta é simples. Processo no Brasil que condena as forças progressistas por fatos indeterminados e inocenta os amigos com fatos determinados.
P.S. O que fazer com os rolos do mecanismo segunda temporada?
Olavo de Carvalho chamando Robert Shiller de "comunista" em 3, 2, 1...
Kkkkkjkk