Porque a “batida” na casa de Collor atinge em cheio Renan e Cunha

A esta altura, creio que ninguém com um mínimo de lucidez espera encontrar provas materiais de corrupção dos casos apurados pela Operação Lava Jato dormindo nas gavetas das casas ou escritório dos acusados.

Pode até haver alguma exceção, de algum político ou empresário que habite o mundo da Lua e tenha deixados guardados bilhetes, planilhas, e-mails ou qualquer coisa do gênero que os possa comprometer.

A pistas e provas, se existirem, só podem ser reunidas por movimentações bancárias, saques, recebimentos, remessas ao exterior e outras operações do tipo, que não vão ter comprovantes guardados tal como eu e o distinto leitor guardamos recibos de pagamento das contas de luz, telefone, água…

Mesmo os computadores, qualquer guri sabe, ficam à mercê de um mero HD externo, que guarda numa embalagem do tamanho de um maço de cigarros milhares de documentos que não se queira deixar em um disco rígido local.

O que levou, então, o MP a requerer e o Supremo  a autorizar as “batidas” de hoje?

A interpretação que se deve dar a essa movimentação espalhafatosa não está nos autos dos processos, mas na construção de um suporte político para operações mais agudas.

Collor e o exibicionismo de sua coleção de carros certamente são uma “benção” para esta “ação de marketing judicial”, melhor não haveria.

Ninguém duvide que se vai “medir” a reação do Senado e da Câmara e preparar outros movimentos.

Porque não é só na Câmara Alta que Paulo Roberto Costa despejava suas benesses. Na Câmara, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras também abastecia muita gente…

Outras escaramuças virão, de  preferência durante o recesso parlamentar que começa ao final desta semana.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Ninguém pode dizer que Dilma não tem sangue frio e paciência.
    Se ela reconduzir Janot, Cunha e Renan estão ferrados.
    Se não reconduzir, eles ficam na mão dela.
    Essa Dilma...

    • Após a leitura do texto e 'examinando' tua constatação, faço minhas tuas palavras, a quem peço vênia, "Essa Dilma...".

  • Até que se fosse para mandar Cunha e Renan pra Cadeia, poderiam levar o Collor junto

  • Desculpem a ingenuidade mas, se Cunha e Renan servem ao golpe, e a este também serve a Lava Jato, qual a vantagem que a PF e MP veriam em apertar os dois?

    • Prezado. É muito simples, as ações de ontem foram realizadas a pedido do STF e do chefe do MPF Rodrigo Janot. Não foi por obra e graça do Juiz Moro e dos procuradores paranaenses. Trata-se de um aviso aos achacadores dizendo "não temos medo de vocês. Vocês têm um enorme telhado de vidro".

      • Senadores e deputados federais só podem ser investigados pelo Supremo e assim se sucedeu.
        A Operação Lava-Jato é apartidária. Ninguém está acima da lei, não há intocáveis quando se tem República. Não há espaços sentimentalismos ou arrivismo.
        O cerne da Operação é desarticular a quadrilha.
        Afinal, golpe institucional é montar quadrilha para rapinar os cofres públicos.
        Aplicar a lei nunca é golpe.
        Ao contrário, é a prova da normalidade da vida pública.

        • Leitores da Vesga e seus delírios.
          Pense que eu acredito nesse republicanismo de umbigo tucano. Cinismo puro

  • Eu fiquei surpreso com a ação da PF e do MP sobre Collor e o aperto em Cunha e Renan. Se há algum objetivo no ato que serve para abrir caminho a outras ações... não entendi nada. Se isto segue algum "script", não entendi em que vai dar.

    • Estamos em guerra aberta entre o Governo e os opositores encastelados no PMDB, parido aliado(?).

  • SR Brito. Realmente o que você escreve sobre esta ação da PF tem fundamento, ainda mais que esta ação foi autorizada pelo STF. Talvez o Collor não seja o alvo principalmente mas, talvez, o Renan Calheiros e o Eduardo Cunha. Se de fato a investigação sobre o Renan e o Cunha tiver provas robustas e o Procurador da República tiver culhões para solicitar buscas contra esses dois, quem pode se fortalecer nisso será a Dilma no que diz no seu "doa a quem doer", mas podemos ter, também, um problema institucional. O Cunha e Renan vão dizer que foi tudo arquitetado pelo Planalto, poderá articular com os muitos deputados e senadores de pouco caráter para dizer que Planalto é quem planejou para abafar a crise. Ou também tudo poderá chegar num grande acordo para todos os "mandas chuvas" se salvarem e pegar somente os que já pegaram, os empreiteiros. Quebra as empresas empreiteiras e depois abrimos mais espaço para as empresas estrangeiras nas licitações. Aguardemos os próximos episódios. Ainda não vi o Gilmar Mendes falar em "Estado policial"? Será porque nenhuma ave protegido foi capturada? Quando uma dessas aves protegidas pelo Ibama for presa, aí, ela fala.

  • O Cunha e o Renan vão ter que inventar uma PEC qualquer para se livrar da cana.

    Antes da eleição para a PGR, o Janot, que, mesmo vencendo, não deve ter seu nome aprovado no Senado, deve estar preparando uma vingança contra os presidentes Cunha e Renan.

    Ou talvez o Janot tenha esperança, dependendo do tamanho do estrago que causar ao Renan a próxima operação, que o presidente do Senado seja obrigado a renunciar à presidência e ficar politicamente fragilizado.

  • Tudo bem, Cunha e Renan, o Collor entra apenas como catalizador. E o restante da quadrilha empoleirado no P$DB? Todos protegidos ou todos vestais virgens impenetráveis??

  • Assistimos a um Congresso em que os dois líderes (Cunha e Renan) estão indiciados no processo de corrupção da Lava-jato, portando deveriam ter renunciados, um parlamento sem legitimidade, que não representa os reais interesses do povo brasileiro, em que um manipulador corrupto (Cunha) se aliou a Mídia p/ promover o impechment de uma governante honesta mas sem base de articulação, sendo que no Brasil nenhum partido tem maioria no congresso, e p/ governar tem que compor uma aliança com vários partidos nos quais os parlamentares eleitos o são, pela poder do dinheiro, e que se recusa a fazer a reforma política e de abdicar do financiamento privado de campanha. Contamos com uma Mídia achacadora e chantagista que torce pela manutenção da Corrupção, onde sobrevive. Este processo está esgotado e o Brasil não sairá dessa crise se não se renovar.

    • Qual o problema? Eles já não foram indiciados em outros casos? Cunha, pelo menos, tem 11 processos nas costas. Pode muito bem presidir a Câmara, já que está lá. Até agora, ninguém reclamou.

  • Sei não, Brito, mais parece uma esculhambação, como escreveu o PHA. Ver em Conversa Afiada: "O Golpe é isso aí. Dilma não governa!"

Related Post