Porque a história do doleiro é uma ofensa a qualquer inteligência

Se no Brasil se fizesse jornalismo e não campanha eleitoral nos jornais, a história do doleiro Alberto Youssef esbarraria num “pequeno” problema, sem o qual mesmo como “denúncia”, o que ele teria dito – se é que disse –  não deveria ser publicado, porque falta um elemento essencial.

É simples, mas indispensável a que qualquer pessoa medianamente inteligente dê um grama de crédito e continue a ouvir o que se diz.

Mas tão obvio que, sem qualquer parcialidade política e de forma apenas cartesiana a história fica frágil como uma fofoca.

Como é que um bandido de terceira categoria, recém-saído (2004) da cadeia, operando numa cidade do interior do Paraná, que não tem contatos pessoais nem com Lula nem com Dilma Rousseff afirma, como diz a Veja, que “eles sabiam”?

É a pergunta óbvia que os promotores e policiais que se apressaram a dar a “bomba” à Veja fariam, é obvio.

E o que qualquer jornalista digno de um mínimo de profissionalismo lhes perguntaria.

Imaginemos, então, que, perguntado, Youssef tivesse dito que o ex-diretor da Petrobras Paulo Costa, lhe contara.

Então, já temos “Youssef diz que Paulo Roberto disse que Lula e Dilma sabiam”

Como Paulo Roberto Costa não era, nem mesmo ele alega isso, pessoa dos círculos de intimidade de Lula e Dilma, mesmo que não tenha dado uma simples “garganteada” sobre seu poder, para isso seria preciso que alguém lhe tivesse dito.

Digamos, um ministro, um senador ou um deputado.

E a notícia já seria “Youssef diz que Paulo Roberto Costa disse que um deputado ou o Ministro X disseram que Lula e Dilma sabiam”

Isso, claro, sem contar que o deputado, o senador ou o Ministro não estivessem invocando os nomes dos presidentes para dar cobertura à falcatrua que negociavam.

Elementos para comprovar ou dar um mínimo de credibilidade a isso? Nenhum.

Ora, será que um policial, um promotor, um juiz poderia tomar esta informação como verdade sem mais nada a comprová-la?

Por que um jornalista o faria, então?

Mais, por que, isso sendo dito a três dias de uma eleição presidencial, um policial, um promotor, um juiz ou um jornalista não vai se questionar se a declaração – se é que existe – tenha sido dada com objetivos políticos, para colher gratidões de um resultado político-eleitoral que possa advir da acusação?

E aí, de novo apelando para o raciocínio mais simples e direto: apenas porque, por interesse e parcialidade política, torna-se cúmplice daquele que o próprio juiz do caso, Sérgio Moro, chamou de “bandido profissional”.

E cúmplice de bandido, bandido é.

Fernando Brito:

View Comments (47)

    • DILMA matou Odete Rothmann.

      "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO - O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

      • Ou foi o LULA ... Há controvérsias. Mas que foi um dos dois, foi.

        "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO - O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

  • Eu já teria desmontado o teatro bem antes. Ora, se o PT se locupletava de dinheiro público e que colocou o bandido (foi indicado pelo PP de Dornelles - Presidente do PP - primo de Aécio) na diretoria para roubar dinheiro da empresa e passar aos partidos aliados, porque então que a Dilma mandou o cara embora? Qual seria a lógica de se mandar embora alguém que está roubando pra mim e está dando certo? Vamos dizer que houve um desentendimento, sei lá, qualquer um. Quem eu colocaria no lugar? Outro? Pra fazer a mesma coisa? ... A coisa toda não fecha. Não tem lógica. Você que é um cara inteligente Fernando, já tentou fazer essa conexão? ... Porque mandaria alguém embora e ainda, por cima, entregaria a PF do Zé e do psdb? ...

  • Todo esse drama acontece por culpa dos incomPTentes.

    Se tivessem tirado toda a publicidade sob sua supervisão da Abril não teriam que ir à justiça tucana pedir para condenar a Veja.

    Sem o dinheiro do governo os Civitas seriam uns carneirinhos. O PT ainda não aprendeu que não basta ser assistencialista com o povo. É preciso mudar a sociedade a partir de cima, com o exemplo de atitudes pragmáticas e inteligentes.

    Mas o exemplo é ruim a começar pelas nulidades de ministros que o PT arruma. Alguém viu ou ouviu alguma coisa em relação ao Zé em toda essa zorra contra a Veja?

    Amaciem a Abril e verão que os outros, os tais parceiros ocultos, vão pensar duas vezes antes de fazerem besteira.

    Ninguém chuta cachorro bravo. Nenhuma lei obriga publicidade na Abril. Mostrem ao povo que são inteligentes e decididos. Acorda prá vida PT!

    • Ronaldo, gostei dessa linha de raciocínio.
      Eu prefiro fazer uma conexão mais genéria ao caos Petrobras: se a empresa teve uma "explosão de corrupção" como conseguiu DOBRAR a produção, aumentar em mais de 50% o numero de funcionários e quadruplicar o lucro líquido?
      Não tem a menor lógica isso.

      • Infelizmente toda empresa tem problema com desonestidade de funcionário, seja a empresa pública ou privada, do pequeno comerciante ao mega empresário, o que resta saber quem roubou, quem deu cobertura e entregar para justiça julgar. Todos, digo todos devem ter o direito a se defender. Não vamos esquecer da famosa escola Base de são paulo, foi feito uma reportagem, se não me engano foi acusada por toda imprensa de esta ligada a pedofilia, botaram fogo na escola quebram tudo, depois ficou provado que nada disso ocorreu.

    • Totalmente de acordo com a sua opinião.

      Acho que o partido imaginou que afagando a elite conseguiria uma trégua, quem sabe até considerá-la parceira.

      Faltou firmeza e consciência de classe ao partido e ao governo.

      De qualquer modo, a atropelada da Veja foi a melhor noticia que poderíamos ter. Se não vier a regulação da mídia agora, nunca mais.

  • Fico pasmo com as ligações perigosas de Veja: Carlinhos Cachoeira, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, a publicação está sem comando, a editora virou refém de bandidos profissionais.
    Não basta a Veja dizer que é honesta, Veja tem que ser honesta.

    • Eduardo Guimarães avisou ontem à noite através do twitter que o blog sairia do ar por questões de manutenção.

      • Essa informação não é verdadeira! O blog do Eduguim foi sabotado e tirado do ar pelo próprio provedor. Ele tem dois servidores dedicados e os caras disseram que tirou do ar para fazer manutenção mas quando tentaram ligar os servidores eles não ligaram. Coisa para idiota acreditar. O Eduguim já colocou o advogado dele no caso. Só foi o advogado ligar para o provedor, que eles em menos de 20 minutos puseram o blog no ar novamente. O Blog da Cidadania, segundo o Eduardo Guimarães, trocará de provedor na segunda-feira. O que aconteceu é que tentaram tirar o site dele do ar nesta véspera eleitoral.

  • Perfeito, Brito. "Motivações acima de qualquer suspeita" poderia ser o título de um novo filme. Filme que nós já assistimos muitas e muitas vezes. Só que antes o título era "Um cidadão acima de qualquer suspeita",enredo que desvendava a vida corrupta de um alto funcionário do judiciário italiano, com o excelente ator Gian Maria Volonte (não tenho certeza da grafia).

  • Pessoal, atenção:

    É pra todo mundo fazer BOCA DIURNA E NOTURNA....

    Caso Dilma vencer, é pra todo mundo pular, pular, pular, pular, quem não pula é tucano.

    • As recomendações acima devem ser endereçadas principalmente aos parceiros dos "CASAIS APAIXONADOS"
      Reforçando que: Quem não PULA é Tucano, ou TUCANA depende...

  • o cara tinha quase 12 anos dentro do governo petista roubando de milhões de cada vez e ninguém nunca viu nada, dos milhões que roubam, mesmo que pouco, é que não saouberam de nada

    • Pouco mais de 8 anos de governo do PT (pois foi demitido no governo do PT) e mais 8 anos de governo do PSDB (FHC), e outros tantos nos governos anteriores, pois estava na Petrobrás desde a década de 70. E foi no governo FHC que ele começou a ocupar cargos de confiança.

  • Na minha terra (Rio Grande Sul) se diria que tanto os "interrogadores" de Yousseff e Costa, quanto os jornalistas que escrevem e publicam os vazamentos ESTAO MAIS SUJOS DO QUE PAU DE GALINHEIRO!
    Um bando de jaguaras!!! (bateu a gauchisse)

Related Post