Porque este blog não comenta o caso do “ex-filho” de FHC. Mas o da Veja, sim

Por princípio, não entro em questões pessoais de fundo moral.

Qualquer ser humano adulto pode vir a gerar um filho em situação involuntária, até por uma atração fugaz.

Quem transa com quem é assunto que só aos dois, se adultos e consentidos , diz respeito.

Homem ou mulher, não sou eu quem vai jogar pedras, porque hipocrisia não é a minha praia.

Muito menos sobre a decisão – feminina, sempre – de ter ou não ter a criança.

Assumi meus filhos, os que gerei e a que me veio como um presente pronto. Mas não acho que todos os homens sejam iguais, embora os que não amem uma criança, sejam de quem forem  os cromossomos que  ela carregue, não sabem o que estão perdendo.

Por isso foco meu comentário sobre a entrevista-bomba da jornalista Miriam Dutra, narrando os bastidores de sua relação com Fernando Henrique Cardoso e suas suspeitas sobre a forma – segundo ela, ardilosa – pela qual o rapaz fez um exame de DNA que comprovaria a não-paternidade e sua divulgação, mas noque ela fala sobre o papel da revista Veja.

Um texto, despropositado – na seção “Gente”, em em julho de  1991 – , atribuía a paternidade a um “biólogo”, convenientemente anônimo e no exterior.

Diz ela que foi armado pelo próprio Fernando Henrique – dá-se a entender que por iniciativa do filho mais velho, Paulo Henrique – e o então editor da revista, Mário Sérgio Conti.

Isso, sim, diz respeito à natureza pública do jornalismo e permite, sem meias palavras, o uso da palavra canalhice para descrever o que é.

Canalhice de quem transforma o exercício da profissão em prestação de favores, até para “limpar a barra conjugal”.

Canalhice de quem procura na manipulação da mídia a satisfação de seus interesses privados, neste caso abjetos.

A Veja e Fernando Henrique vêm de longe, nisso.

Hoje  se acrescenta um capítulo a mais na imundície – refinada, é verdade – de ambos.

 

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Boa noite,

    concordo qualquer um pode ter um filho por uma aventura momentânea, mas virar as costa para seu filho e ser muito vagabundo. E olha que tô respeitando a idade desse vagabundo.

    • Foi o que eu disse. Mas eu evito condenar, Helbert, prefiro corrigir.

  • A relação extra conjugal não vem ao caso, mas a farsa de Dona Ruth e de Fernando Henrique são sérios sim. Mantiveram uma mentira com objetivos políticos. Não é questão de moralismo é questão de ética.

    • FHC é um canalha Luka, isso todo mundo sabe.....mas o que escondem é que ele também é um criminoso, não por infidelidades a Dona Ruth, mas por infidelidades cometidas contra o povo brasileiro.
      Salafrário, bandido !

  • Boa noite,
    Fernando, só me permita assinar embaixo seu comentário

  • Essa múmia carcomida e corrupta merece o mesmo destino que o infame Marquês de Launay no episódio da queda da bastilha, na Revolução Francesa. Assim como o porco beiçudo do STF, o juizeco fascista de CÚritiba e seus prepostos no MPF e na PF. Quanto aos demotucanos, esses se enforcam sozinhos de tão ruins que são.

  • Nesta terra de desmemoriados, relembro:
    1.Na coluna Informe JB, jornal impresso, lá pelo início de 1990, ela trazia uma nota fugaz:( Versão livre) " Senador da República flagrado em tórrido romance nos gramados do Congresso".
    2. Duas ou três semanas depois no mesmo Informe JB: (Versão livre) "Senador chuta ventilador pelo corredor de seu gabinete no Senado e expulsa dele a sua visitante aos berros causando comoção". Após este dois tópicos, sem menção a nomes de pessoas, eu, leitor diário daquele jornal, nunca mais li uma linha sequer sobre tal assunto.
    3. Recomendo a leitura do artigo de Jornalismo verdadeiramente investigativo, sério, coisa de perdigueiro que não perde a pista e acha a caça, publicado na Edição comemorativa dos 10 anos da Revista Caros Amigos sobre o assunto do suposto(?), do filho(?) do fhc.
    Nele, vocês verão o calvário do Jornalista José Arbex Jr para pegar o fio da meada da reportagem, a começar-se pela tentativa de obter uma foto da jornalista em questão naquele artigo. Já adianto:- não conseguiu furar a blindagem do pig e comprar uma foto dos bancos de imagens. Tampouco, conseguiu que algum redator se interessasse pelo caso por tratar-se, na avaliação desses, de assunto pessoal de fhc, tendo o Jornalista em uma de suas conversas com redatores contraposto o caso de Lula e Lurían, filha dele e que a mesma imprensa arrastou pelo chão sem qualquer pudor ou respeito, sendo do mesmo modo um assunto particular. Como o pig protege o sujeito desde então, eu diria desde sempre e para sempre !

  • ATENÇÃO … ATENÇÃO … ATENÇÃO … ATENÇÃO

    AMANHÃ ... AMANHÃ ... AMANHÃ ... AMANHÃ
    Nesta quarta-feira, 17 de Fevereiro, 9 horas da manhã

    ATO DE APOIO AO EX-PRESIDENTE LULA

    No Fórum Criminal da Barra Funda
    Avenida Doutor Abrahão Ribeiro, 313 (centro de São Paulo)

    AMANHÃ ... AMANHÃ ... AMANHÃ ... AMANHÃ
    Nesta quarta-feira, 17 de Fevereiro, 9 horas da manhã

    Lula eu defendo, Lula eu respeito!!!

    Viva Lula!!! Viva Dilma!!! Viva o povo brasileiro!!!

  • Não resta dúvida que a situação compete aos dois. Mas., na realidade, quando se trata de um sociólogo que age dessa forma perante a mulher, é um assunto que deve sim ser comentado. Reforço os meus argumentos: não a geração do filho, mas a atitude do pai em relação à mulher e ao filho. Isso é um padrão do machismo latino, abandonar a mulher e os filhos às ruas da amargura. Compete sim ao blog analisar a atitude, e não o fato em si.

  • Esse asqueroso sempre foi tirado a comilão. Não esqueço de uma cena em que algumas atrizes da Globo foram apelar pra que ele interferisse na decisão de um juiz, que com muita coragem, mudou o horário de programação da novela das 8 h. O incauto boca mole, ao invés de aproveitar o momento para debater, preferiu ficar beliscando a bunda da atriz protagonista quase diante das câmeras. Ali eu percebi que o Brasil e o seu povo trabalhador estava perdido.

  • É revoltante! É nojento!
    Mas esperar o quê de um traidor e vendilhão da pátria?

  • Tem a fraude sobre quem era o pai da criança, tem a notícia da paternidade assumida ainda que tardia e ainda a suspeita de fraude no exame de DNA.
    É coisa muito séria. Os responsáveis devem ser processados.
    Esse crápula metido a moralista e ético contra o PT, tem que perder pelo menos a pose.

Related Post