Porque não estranho a ditadura em que estamos entrando

Correm notícias de uma suposta prisão de Lula na próxima semana.

Há tempos deixou de ser impossível e, nos últimos dias, saiu também do campo do improvável.

O motivo? Ora, o motivo…

Qualquer um que sirva ao que se deseja, a prisão do Lula e a sua inelegibilidade.

Aceitam-se ações contra o ex-presidente em outras varas, para maquiar o fato de que o açougue é em Curitiba.

Aceleram-se as decisões, nunca antes na história deste país tomadas neste país de prisão antes de esgotados os recursos judiciais.

Os juízes “liberais”, como o Dr. Luís Roberto Barroso, com justificativas repletas de vírgulas e borzeguins, vão ao leito da ferocidade da “justiça penal do inimigo”, talvez sem se dar conta  da ode à hipocrisia que isso representa na semana em que se arquiva, por dormir nas gavetas do STJ,  o caso do Marka/Fonte-Cindam que valeu bilhões a altas autoridades do Banco Central da era fernandista.

Além do vazamento, da delação, temos também a  “celeridade judicial seletiva”.

Os fatos, em escalada, contribuem para dar verossimilhança àquilo que, em tempos normais, seria uma sandice.

A conjuntura política,  com o Congresso transformado em máquina de obediência fanática e a esquerda ainda grogue do embate eleitoral canhestro, ajudam também a fazer pensar no impensável.

Até mesmo o momento internacional ajuda, com as atenções voltadas para a eleição americana que, com a possibilidade de vitória uma figura como Donald Trump, passa à conta da curiosidade e comoção que despertam catástrofes como terremotos e outros desastres.

A conspiração – não se movem tantos atores assim sem direção e roteiro, podem crer – tem agora seu timming ideal.

Não importa que sejam acusações vagas, de casos supostamente ocorridos há anos, nos quais os possíveis envolvidos encontram-se hoje sem condições de opor qualquer estratagema à investigações normais e sérias e, antes ao contrário, estão coagidos a entregarem até suas mães em troca de uma tornozeleira e dos muitos milhões que lhes restaram.

Nada mais importa à Justiça brasileira porque o que importa em qualquer Judiciário já lhe falta – muito e há tempos: independência e equilíbrio.

Não pode haver independência ou equilíbrio para juízes que têm seus atos ditados previamente: prender e condenar é o único prato de suas balanças.

Reagir a esta escalada? Exceto figuras honradas e pontuais, sem poder nas redações, não há ninguém na imprensa para fazê-lo.

Os blogs? A estes se cala com meia dúzia de sentenças de indenização, porque ter opinião contrária vai se tornando caríssimo no Brasil de hoje, diante de suas Excelências. O mais provável é que logo venham a ter de descobrir a diferença entre calle e rambla, escrevendo do Chile ou do Uruguai.

A única coisa hoje que protege Lula da prisão é, creiam, a própria prisão de Lula.

Como adverte o sábio Mauro Santayanna, hoje,  os “convictos” acusadores correm o risco de  verem “o tiro sair pela culatra, transformando Lula em uma espécie de símbolo, ou de herói, se for impedido de concorrer à presidência da República. Ou em um mártir – caso alguma coisa ocorra a ele, eventualmente, na prisão – para boa parte do planeta”.

Ainda assim, tal raciocínio parte de um pressuposto de capacidade de análise e ponderação que, mesmo golpista,  ainda lhes restasse.

Pode restar aos grandes.

À matilha, agora, é o instinto de sangue, o frenesi alimentar das feras o que lhes dita os atos. E  os faz tão fortes que as suas coleiras se tornam insignificantes.

Fernando Brito:

View Comments (39)

  • Só acontecerá eleições diretas antes de 2018, se Michel Temer renunciar ou, lamentavelmente, falecer.

    • Francisco, Temer é golpista e imundo, mas é mais uma marionete do golpe. Não apita nada!

    • espero que o filho dele menor com a marcela morra tragicamente como forma de pagamento

      • Flavio, nao e' por esse caminho... Nao se deixe levar pelo odio irracional. O Temer vai pagar pelo que esta' fazendo, assim como todos aqueles que participam da farsa criminosa. Mas a justica de Deus tem o seu proprio tempo. Nao nos cabe aderir ao baixo astral, pois ai' nos tornamos como eles.

        • Nestes tempos de injustiça provocada por juizes, procuradores, imprensa e politicos, todos agindo a margem da lei, acusando sem provas, só nos resta a justiça divina. Pode ate demorar, mas alcança a todos sem distinção.

    • blablablablablabla... A futorologia em ação .... tam tam tam tam !!!

  • ô sr dr luiz roberto barroso. data vênia, messalinos não pedem desculpas, muito menos em juridiquês.

  • Pois eu acho que o Sr.Lula,tem de,imediatamente,pedir ASILO POLÍTICO EM QUALQUER EMBAIXADA DE PAÍS,que ainda lhe devote algum carinho,pois a voragem dos fatos faz,com que muitos aliados do passado,possam voltar-lhe as costas.Quanto a preocupação da CANALHA,com relação as eleições futuras,sabem eles que voto no Brasil,se for contra os GOLPISTAS,anulam-se.Como ocorreu no processo GOLPISTA,contra a Sra.Dilma.Ao meu juízo, a CANALHA,todos juntos tem medo, é do POVÃO.Que esta totalmente desorientado,pois absurdamente a despeito de larga luta,é estranhamente PACIFISTA.

  • A direita é má, essencialmente má, sequer existe nela, enquanto grupo, um sentimento que é inerente ao indivíduo: piedade. Seguirá no país a sua marcha, ainda mais num ambiente propício para tal, com muita confusão, informação truncada e manipulação. É o cenário ideal para implementar medidas amargas contra a maioria.

    A história é pródiga em exemplos da maldade da burguesia, foi assim na Itália, Espanha, Chile, etc. Sempre quando viu seus privilégios colocados em risco, a direita, que é apenas o braço político da oligarquia, agiu com violência, perseguições e guerras.

    Contando com a proteção do Estado burguês (o principal erro do PT foi ter esquecido esse detalhe, a origem do Estado), um Judiciário militante, a direita organizada, com o apoio de grandes grupos econômicos, vai seguir a perseguição ao que resta da esquerda, não terá escrúpulo algum em usar do método que julgar necessário.

    Num cenário econômico sem grandes perspectivas de mudanças, com a recessão agravando-se, desemprego de 14 milhões, a prisão do Lula seria o circo para distrair a classe média, que passou por uma espécie de "fascização" nos últimos anos, e o fascismo só aceita a força - qualquer sinal de recuo da Lava Jato seria visto como fraqueza, o seguidor da operação anseia por violência.

    No meio da tantas dúvidas sobre o futuro do país, a única certeza que se deve ter é que a burguesia não vai recuar, não vai perder a oportunidade de garantir o capital para as próximas décadas, mesmo que isso custe desastre, fome, miséria. Movida pelo pecado da avareza, pouco importa para a plutocracia não herdar o céu.

    .

    • O problema é que a direita é uma minoria que consegue fazer a cabeça do centro, da esquerda, dos ditos progressistas, etc. etc. Maldade é marca historica da formação da naçao brasileira. Mal são todos os brasileiros e brasileiras que viraram as costas para o unico partido que poderia lhes ajudar (mesmo com seus erros); maldade é vir aqui escrever sobre Dilma como se ela nunca tivesse existido, ou ainda, colocar o grande Brizolão (fantasma) pra vir cuspir na cara do "sapo barbudo". Até acho o tal do Pondé um idiota, mas quando ele diz que a esquerda tem la seus defeitos de fabricação, tem mesmo. Tudo feito da mesma sopa, infelizmente !!!

  • O que está faltando é decência e não equilíbrio. Estamos entregues nas mãos de gente que não está nem aí para as leis. Para o Cunha existem provas, mas não existe convicção. Uma vergonha.

    • Aqui nesse blog não existe a representação do povo; as pessoas que aqui escrevem so' estão se divertindo, prevendo o futuro, discutindo as artimanhas dos golpistas, etc. etc. Eles não possuem a menor idéia do que seja luta, povo, coletividade, responsabilidade, etica, vergonha na cara, etc. Esse blog é como um disco voador que acolhe machistas arrogantes, psicopatas lunaticos e até eu (falando sozinha) que nem sequer entendo nada e ja desisti de entrar em contato com os extraterrestres. Enfim, aqui nesse blog os caras so' querem que os 'outros' ocupem, que os 'outros' levem no lombo, que os 'outros' sejam culpados, etc. etc. (afinal são extraterrestres). Aqui nesse blog temos um paraiso dos conservadores que atrai muita imbecilidade humana. Claro, tirando um ou outro, a maioria pensa na linha facebook, de forma atomizada, anomia total; zumbis quoi ?!...

  • Ainda não chegamos no fundo do poço. O Brasil golpista cresce como rabo de égua. Para baixo!!!!!

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    * * * * Parabéns para tod@s @s professores e professoras, pelo seu Dia, na data de hoje ! ! ! ! . . .
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTARIA DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    ...
    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. "Distopia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
    ...
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    .....................................................................para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ......................................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã0
    ..................................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000
    ..............................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã00000
    ..........................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã0000000
    ......................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000000000
    ..................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã00000000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000000000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000000000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000000000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000000000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000000000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã00000000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã0000000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã00000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã000
    ................................ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçã0
    ........................................................................................................................(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria...) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$$ à direita
    ....................................................(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Poema Z
    ....................................................Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    ....................................................(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Sempre
    .
    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob...
    ....................................................(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Tão duro mas tão terno
    .
    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma
    ....................................................(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    ....................................................(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    ....................................................(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    (Em la lucha de clases)
    .
    Em la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    ....................................................(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    ....................................................(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    ....................................................(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  • Diz o titulo, no Brasil 247:
    ''Se voce odeia o PT, parabéns, voce foi manipulado''

    Para colunista da Revista Fórum, as pessoas estão cansadas do roubo, por isso votam naqueles "em que os roubos jamais sairão em primeira página dos jornais tradicionais"; "Entendam que a máfia da roubalheira está no Brasil há séculos, passando de geração a geração. O PT está no poder a pouco mais de 10 anos. Os velhos partidos dominam as mídias e a política, e consequentemente a roubalheira, há muito tempo"
    -------

    Encontrei na Internet, em 2014, esse desabafo de um comentarista:

    A pessoa está ciente de que AÉCIO NEVES é corrupto? - Está.
    A pessoa quer que o PT saia do poder? - Quer.
    Por quê? - Por causa da corrupção.
    Mas em quem ela vai votar? - No AÉCIO NEVES.
    No AÉCIO que foi delatado quantas vezes na Lava Jato? - Cinco vezes.
    Então AÉCIO NEVES é corrupto? - Sim.
    Mas por que a pessoa vai votar nele? - Para tirar o PT do poder.
    Por que a pessoa quer tirar o PT do poder? - Por causa da corrupção.
    Mas em quem ela vai votar? - No AÉCIO NEVES.
    No AÉCIO que foi delatado quantas vezes na Lava Jato? - Cinco vezes.
    Então AÉCIO NEVES é corrupto? - Sim.

Related Post