Por que não estou cobrindo o julgamento no Senado?

A televisão, ao fundo, vai tocando os vossa-excelência-pra-cá-vossa-excelência-pra-lá em que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski faz o papel de Nossa Senhora em certos estabelecimentos de luz fracas e avermelhadas.

Assiste-se a um julgamento sobre o nada, porque nada há para julgar. Não há crime e isso ficou claro quando o órgão competente, o Ministério Público, afirmou que não há operação de crédito no Plano Safra  e que não há sequer parecer do Tribunal de Contas sobre as questões orçamentárias de 2015.

O que se passa ali é tão somente um circo político, onde uma ambiciosa maioria alinhada – e aliciada – pelo presidente interino apenas afia a lâmina para a execução não de Dilma Rousseff, mas da legitimidade de quem recebeu o voto popular.

Que a política parlamentar no Brasil é um lixo desprezível, salvo cada vez mais raras exceções, todos sabemos.

Mas constrange ver o presidente da corte suprema presidindo um julgamento onde os próprios acusadores não têm com que sustentar aquilo com que acusam.

Está ali apenas para zelar que tudo seja formalmente “limpinho”.

Não é um juiz, apenas um rábula regimentalista.

Mas correm, apressam-se, agora por umas uma extraordinária razão: entregar a presidência a Michel Temer é livra-lo, até, de investigação criminal pelas denúncias de propinagem que estão, de forma fugaz, na imprensa que o apóia.

Francamente, o balé do golpe é repugnante demais e está além de qualquer discussão séria das razões apresentadas.

Fernando Brito:

View Comments (75)

  • Se disser o que tenho certeza que é essa instituição chamada STF, vão mandar mim prender!!!
    Vamos às ruas!!!

      • CONCORDO!!! E SE A CLT FOR EXTINTA TINHA QUE SOBRAR PARA OS COXAS DO JUDICIÁRIO.

        • Ninguém vai nem tocar na fidalguia que deu verniz jurídico ao golpe ao mesmo tempo que falou que pedalada não é crime

  • Depois de lutar mais de 30 anos pela democracia, hoje sinto um nó no corpo todo.
    Acho que não viverei para ver o país sair dessa.
    Eu estou triste em ver como uns traidores podem tudo e nós não podemos nada.
    Também não quero acompanhar isto. Fui

    • Falou tudo muito triste, o pior que a população está paralisada, recorrer a quem...O voto foi jogado na lixeira, dai para frente votar pra que? Que democracia é essa?

      • Força ai galera, nenhum pais digno da democracia largou a toalha no meio do tiroteio. Tem que ir às ruas e resistir e lutar. Como diz o FB a farsa é tão clara que é dificil manter esse vazio que não faz sentido nenhum. Temos que ir às ruas e dizer #ForaTemer sem arrego e #VoltaDilmaJa. Bom seria chamar a Russia e a China para cortar as cabeças dessa corja em praça publica... Mas não estamos mais nesse tipo de guerra; nossas guerras passam pela redes sociais na internet e na luta para que a narrativa factual vença e que o STF seja denunciado e condenado. Todos à luta sem arrego em todos os espaços publicos e privados tb !!! Olha ai as manifestações hoje no Brasil todo!!

          • É verdade José...mas Facão afiado corta. E não existe um lar no país que não tenha um bom facão...basta querer e se mobilizar, que se acaba logo com esta putaria de golpe e se coloca as coisas nos eixos. Mas temos que querer né!

  • Verdade!

    O que repugna mais, relativamente, é a complacência dos "sérios". Já conhecemos o baixíssimo clero e senado covil. Os " bons" é que tem surpreendido.

  • Infelizmente o povo, incluindo-se uma parcela da classe média, é burro. Até Bernie Sanders já denunciou o golpe nos EUA, mas aqui o povo e esta classe média só vão entender o que está acontecendo na hora em que estiverem na merda. Foi assim em relação à ditadura instaurada a partir de 1964, será assim novamente. Lideranças populares e patrióticas que fiquem atentas e não percam a oportunidade de lançar a massa de descontentes contra os condutores da nova ditadura que se inaugura no momento oportuno. Foi assim que fizeram na Revolução Francesa ou em qualquer outra revolução. A massa só parte pra cima quando a água tá batendo na bunda. Mas que não fiquem impunes os golpistas para que se elimine da sociedade este câncer e para que as duras punições sirvam de exemplo a novos golpistas no futuro.

  • (
    os pais trabalhavam em uma tecelagem e o adolescente Cristovam ajudava a vender panos )

    JB é o menino pobre que não deu nada certo.

    Cristovam é o menino nao muito pobre que deu só meio certo.

    Lula é o menino pobre que deu muito certo.

  • Especula se a venda Liquigas por. X% de seu valor real resultando em um único distribuidor.
    Os pobres não terão emprego, nem 13.SL.nem férias, nem Gás para cozinhar, já quextudo estar nas maos da mesma organização e apoio do conciliador Cade. Mais uma vitória de Sérgio Moro.

  • Boa tarde,

    como venho falando em trocadilhos a tempos, e repetirei pela ultima vez: se não ocorrer conflito, guerra e uma revolução francesas todos nós, falo todos sem classe social seremos meros bonecos amarrados em barbantes. Nós brasileiros de esquerda estamos sentados esperando o golpe acontecer para depois ver ele pela janela passando! Nós todos somos fracos, covardes e merecemos é isso mesmo ai. Mas essa é a verdade!!!

  • MEUN VOTO RASGADO SOB A TUTELA DO STF, é LAMENTAVEL, TRISTE, VERGONHOSO, UM ACINTE A QUALQUER DEMOCRACIA DO MUNDO.
    ME SINTO LESADA.

    • O intestino das instituições está podre. Estas são mais criminosas, pois deveriam ser as salvadoras da Democracia. Apoiando o golpe , o Congresso e Judiciário são piores que a Gang golpista.

  • O trecho resumiu bem:
    "Assiste-se a um julgamento sobre o nada, porque nada há para julgar. Não há crime e isso ficou claro(...)"

    Vossas Excelências não ficam com vergonha desse teatrinho do absurdo?

Related Post