Porque o “apagão” não é inevitável? Porque há obras, ora…

Enquanto você vê todo dia matérias e mais matérias sobre como o “apagão elétrico” virá por falta de “planejamento energético” –  e se não vier em 2014, dizem, virá em 2015, 16, 17 … –  não vê nenhuma  sobre o que se está fazendo para que não venha a acontecer.

Anteontem a Agência de Energia Elétrica, a Aneel, divulgou um relatório, usina por usina, do antamento e previsão de entrada em operação de novas geradoras de energia. Os dados discriminados estão disponíveis aqui.

O quadro, discriminado e também o total, você vê aí ao lado.

O que está marcado em verde são as obras que seguem dentro do cronograma e com data de operação dentro do esperado.

Em amarelo, as usinas que têm atraso em obra ou que ainda tem restrições operacionais a serem vencidas: licenças de operação e/ou pendências nas linhas de transmissão para interconectar-se ao Sistema Integrado Nacional. À medida em que estas pendências são resolvidas, elas passam para a faixa verde.

Como a capacidade instalada do país era, em janeiro, de 127 mil megawatt ( 59% maior que os 80 mil MW deixados por FHC em 2002), temos os seguintes percentuais de acréscimo, nos próximos três anos:

Mais 8,5% em 2015, mais 5% em 2016, mais 6% em 2017 e outro tanto em 2018.

Ou, de ponta a ponta, um incremento de 27% sobre a capacidade instalada de 2013.

Que pode ser, ainda, ligeiramente maior, porque usinas eólicas, pequenas centrais hidrelétricas e até mesmo pequenas usinas térmicas podem ser autorizadas e têm prazos de implantação bem mais curto do que o de grandes hidrelétricas.

Enquanto isso, em 20 anos de império tucano em São Paulo…

 

 

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • De tanto os colunistas do PIG torcer para uma estiagem que ela veio mesmo, mas como o governo federal fez o dever de casa, não faltou energia nem teve apagão.
    Por outro lado, quem não planejou, como o governo de São Paulo, está passando por maus bocados por conta da falta de água.

  • Kkkkk! Essa vai bombar na net!!! Divulguem!!! A Fantástica Fábrica da Tucanagem! Você acha que a inflação e o desemprego eram maiores no governo FHC? Acredita que a falta de água em São Paulo é culpa da má gestão do governo estadual? Pensa que o escândalo do metrô de São Paulo precisa ser investigado? Não se preocupe, você só precisa de um passeio pela Fantástica Fábrica de Tucanagem: lá, entra informação e sai ficção. Hehehe! Não tem jeito não! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! Padilha vem aí! E de jaleco branco! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! Veja em http://www.youtube.com/watch?v=yl7q0lWPz1s

  • Háháhá! Tá bombando na Net!!! Sensacional!!! É a música tema da Copa do Mundo no Brasiiiiil!!! Divulguem!!! Chuuupa Rede Globo!!! Chupa que é de uva!!! Piguenta!!! ???????????????????? O Ali Kamel tá de cabeça inchada?? E os coxinhas já viraram empada?? O desemprego despencou e a inflação caiu?? Vai ter Copa, sim, no Brasil! ????????? Chora Merval, chora Miriam Leitão?? Chupa O Globo, Folha, Veja, Estadão?? A tucanada vai ter que aguentar calada o baque?? E se consolar com o William Waack. ???????????????????? Vejam em http://www.youtube.com/watch?v=rdrwwW1gE_0

  • O que considero importante nos artigos do Tijolaco, é que sempre traz a fonte da informação. Jamais poderá ser acusado de factoide. Parabéns.

  • Há algum tempo, o "Império Tucano de SP" publicou o Atlas Eólico do Estado de SP. Impresso em formato A3 e repleto de gráficos, mapas e até um conjunto de informações teóricas o material realmente é muito bom. O então secretário estadual de energia, José Aníbal, chegou a dizer que o potencial eólico do estado de SP era equivalente a uma usina do porte de Itaipu. Um detalhe, porém, chamou minha atenção: além dos gráficos e mapas, o atlas apresenta também várias fotos de aerogeradores e parques eólicos sem, entretanto, qualquer descrição de suas características e/ou localização. A razão é simples: nenhum deles fica em SP.

    • Esta é a especialidade do PSDB: inaugurar maquetes. Quando não inauguram hospirais cenográficos; estes que só servem pra gravar matérias pro SPTV e pra gravar programa eleitoral. Depois que gravam tudode eles desmontam os equipamentos e encaixotam. Vi uma resportagem sobre isto no SBT, quando mostravam o caso dos médicos que batiam o ponto e não teabalhavam e falaram do Hospital da Mulher de São Mateus na Zona Leste, que eles removiam pra outros hospitais as mulheres com risco de morte pra não morrerem lá e não gerar estatísticas.

  • Em compensação na capital paulista, o racionamento é realidade e a falta d'água inevitável porque não há obras.
    Alckmin afirmava que a água seria suficiente até março/15 e hoje 28/05 o diretor Yoshimoto não sabe o que acontecerá até as eleições de outubro, podendo naturalmente estar esgotado o sistema Cantareira. É enrolação em cima de enrolação. Afirma que o povo está colaborando e não está havendo racionamento, mas o sistema vai reduzindo a capacidade 0,2% diariamente. Estão enrolando, na verdade mentindo à população. O Sistema Cantareira breve será o Sistema Quanta Areia! E o nordestino voltará a sua terra querendo beber a água desviadas do Rio São Francisco. Haja incompetência! PSDB-Povo Sofredor Degusta Barro.

  • Caro Fernando Brito,

    Seu texto poderia ser dedicado ao ministro do TCU, José Jorge: "O ex-ministro de Minas e Energia José Jorge afirma que alguém do governo já deveria ter ido à TV para pedir à população para poupar energia. "Eu tô doido para desligar meu freezer. Mas minha mulher não deixa. Se alguém for pra televisão e pedir para desligar, ela vai ter que deixar", afirmou o ex-ministro, atualmente ministro do TCU (Tribunal de Contas da União)."
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/03/1425097-ex-ministro-diz-que-governo-ja-deveria-ter-pedido-ao-povo-para-poupar-luz.shtml

Related Post