Por que o conservadorismo quer tanto a Rede de Marina?

O conservadorismo brasileiro está em franca campanha para que os ministros do TSE aprovem a criação da “Rede” de Marina Silva.

Com assinaturas ou sem assinaturas exigidas pela lei, importa pouco.

Mas está difícil.

Merval Pereira, o Ruy Barbosa do casuísmo, depois de revogar os embargos infringentes por conta própria, agora quer revogar as exigências legais  e lamenta que o tribunal esteja inclinado a “optar pela letra fria da lei, em vez de interpretar o espírito do legislador”.

Ou seja, o respeito à lei depende do freguês.

Esse “jeitinho” já foi dado há 30 anos, quando Ivete Vargas “registrou” o PTB sem os documentos exigidos por lei, alguns dias antes que Leonel Brizola o tentasse fazer, este com a documentação completa.

O TSE, por artes e manhas de Golbery do Couto e Silva, a quem era essencial que Brizola não pudesse reatar o fio da história petebista que o Golpe de 64 quisera cortar, inspirou um “direito de protocolo” que entregou a sigla a Ivete quando ela, afinal, conseguiu os apoios e documentos que não tinha ao fazer o pedido de registro.

Agora, a direita faz tudo para conseguir que o Tribunal  “flexibilize” a lei e dê a Marina o partido que ela não organizou como se exige.

Não por ela, mas porque deseja que a eleição não tome, já de início, uma natureza plebiscitária, com Marina servindo de estuário a um voto de classe média arisco ao tucanato.

E que, assim, não se possa decidir no primeiro turno.

Não que Marina careça de legitimidade pessoal para ser candidata. Tem.

Mas o processo democrático é fundado em partidos e  ela saiu do PV – como antes do PT – porque quis, não entrou em outro partido porque não quis e lançou esta tal Rede apenas em fevereiro deste ano porque assim o quis.

Como quis, arrogantemente, que as instituições e regras legais se abrissem e deixassem passar a “princesa da floresta” ou outro título nobiliárquico que se adeque à sua atual e pomposa condição de queridinha das elites.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Mas que história é esta de "pressão de artistas", etc., etc., para que o tribunal legitime a "rede"? Existe uma lei no país e ela tem que ser respeitada, "duela a quien duela" como diria Collor. Alguém já imaginou - só de brincadeirinha - se o PT pedisse ao tribunal algo semelhante, ou seja, que reconhecesse seu direito a registro eleitoral, mesmo sem as assinaturas requeridas para tanto? Alguém pode votar não estando inscrito no tribunal eleitoral? Ou toda esta conversa é provocação ou é assunto de maluco. Dura lex...

  • Fi-lo porque qui-lo. Sera que teremos um Janio Quadros de saias nas eleicoes? Teremos uma nova versao verde da vassourinha? Nao! O povo nao permitira.

  • Mas há tempo para se fazer uma PEC, uma emenda que permita tudo isto, poderia se chamar Emenda MOGLI, o menino da floresta . . . . .

  • Constituição só tem 25 anos.
    Adolescente.

    Muita coisa ainda tem que evoluir e mudar, mas vale a lição:

    - Quando alguma mudança causa tamanho alvoroço (especialmente dos "grandes meios de comunicação"), é porque tem potencial para mudar a situação atual. (que beneficia os "grandes meios de comunicação", ou melhor, os que têm dinheiro/capital, e prejudica os que não têm).

    E as falas que defendem uma ou outra mudança, jamais estão demonstrando o verdadeiro interesse, este, de uma forma ou de outra, será o econômico.

  • Desculpe Brito, a lei depende do fregues. Sempre foi assim.
    Em todos os sentidos possíveis.
    Ela tende sempre entre os pobres e ricos.
    Por isto os pobres só encontrarão Justiça no céu.
    Porque aqui, a terra é do COISO.

  • Coisa feia Marina, se o tribunal burlar a lei para que você seja candidata, nas eleições vai ter que burlar a lei novamente para que você seja vitoriosa, quando você não der conta de governar vai ter que continuar burlando as leis para que tudo saia como você quer, e o Brasil que hoje é um país respeitado vai se tornar a piada da vez.

    • Prefiro tambem achar, que aquelas senhoras nao tem plena consciencia desse ato. Peco a Deus.

  • Ficou vagabundeando e agora quer resolver no tapetão...
    A direita só pensa no tapetão?

  • Mudando de assunto:
    - Vocês já perceberam como é feia esta senhora?

  • quer saber mesmo, o psdb uma briga de foice, o partido do Eduardo Campos em debandada, sobra quem ? como diz o PHA bláblárina, que também não soma nada.

  • A zélite quer ser legitimado por uma população que sempre massacrou maldosamente.

    • Olha ai! Ate o Japones que e um povo zem, ja ficando irado! Abraco Kazuhiro!